Provavelmente o marketing boca a boca sempre existiu, mas com a evolução dos negócios, foi deixado de lado por conta de outros formatos mais tradicionais e de larga escala —como cartazes de promoção e propagandas. Mas recentemente ganhou novo destaque, e por qual motivo?
Porque para quem está comprando, a opinião de outros clientes voltou a ter muito mais relevância do que uma descrição dos produtos em suas embalagens. Afinal de contas, eles são imparciais e explicam fielmente como foi a experiência de utilizá-los.
Mas isso não significa que o empresário não pode controlar seus efeitos. Neste post explicamos as vantagens reais de investir nesse tipo de marketing e as estratégias para conquistar ótimos resultados a partir dele. Confira.
O primeiro ponto é como este tipo de marketing pode favorecer uma loja nos dias atuais, onde as relações estão cada vez mais automatizadas e virtuais. Confira os benefícios do seu uso para os negócios.
Um potencial comprador confiará muito mais na opinião de quem utilizou uma abraçadeira rosca em sua obra do que no vendedor que esteja tentando oferecer o produto.
Isso porque ele entende que a opinião de quem a adquiriu não tem intenção de obter vantagem ou lucro e está exclusivamente baseada em sua experiência real.
Esse tipo de marketing acontece entre dois indivíduos que não são controlados pela loja, ou seja, ela não consegue determinar o que será dito. Porém, se garantir a satisfação, qualidade e o bom atendimento dos seus clientes, as chances de ter boas avaliações e indicações são muito maiores.
Além disso, é preciso considerar que alguns clientes têm um ciclo de relacionamento com o mesmo perfil deles. Arquitetos e mestres de obras, por exemplo, fazem compras em lojas de construção regularmente quando estão executando projetos e reformas e têm parceiros e amigos que atuam na mesma área.
O marketing boca a boca acompanhou a evolução das tecnologias e hoje é feito nas redes sociais. Por isso, criar canais de contato e meios para divulgar produtos e se relacionar com os clientes no ambiente virtual é primordial.
Ao fortalecer e incentivar esse tipo de marketing, a loja garante que sua imagem — seja on-line ou offline — esteja associada prioritariamente com opiniões positivas. Isso contribui para sua imagem de autoridade no assunto.
Uma loja de construção não é especialista apenas em pregos e parafusos, mas fazer com que seus clientes reconheçam que ela tem a melhor qualidade e variedade desses itens permite atrair novos clientes em busca de qualidade.
Incentivar os clientes satisfeitos a opinar e fazer indicações para outros compradores é muito mais barato que investir em campanhas de marketing e publicidades mais tradicionais.
Nas redes sociais, essas opiniões, inclusive, duram mais tempo e podem influenciar mais de um potencial comprador. Em outras palavras, essa divulgação tem efeitos escaláveis e atrai mais clientes sem que grandes investimentos sejam feitos em propagandas e outros recursos para conquistar novas vendas.
Com tantos benefícios para o negócio, como incentivar de forma eficiente que clientes falem bem e façam indicações?
Oferecer benefícios para quem indica os produtos e serviços de um negócio é a maneira mais clara de demonstrar parceria e interesse em que todos ganhem no relacionamento.
Uma loja de produtos para construção, por exemplo, pode ter uma grande procura de arquitetos e engenheiros de obra. Criar ações de marketing direcionadas para públicos específicos pode gerar boas indicações e negócios.
Independentemente de quem seja o cliente, o bom atendimento sempre será um motivo para elogiar e falar bem de um estabelecimento. Portanto, zelar pelo atendimento é essencial.
Apesar de ser uma atitude que o cliente precisa tomar, estratégias de marketing boca a boca podem dar os incentivos certos para que eles deem opiniões e façam indicações que aumentem a autoridade do estabelecimento e suas vendas.
Você utiliza alguma dessas estratégias no seu negócio? Quais resultados já pôde identificar? Comente sobre sua experiência.
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