28/05/2018 09:00
Marketing e Vendas!

Saiba como criar cartazes de promoção em 5 passos e maximizar as vendas e o seu faturamento!

 

 

Como diz um velho e conhecido ditado, “quem não é visto não é lembrado”. Assim, ao desenvolver uma estratégia de marketing para varejo, saber criar cartazes de promoção bem elaborados e que chamem a atenção do público é fundamental.

Há séculos, a utilização de cartazes tem sido uma maneira ideal para transmitir mensagens com rapidez e eficácia. Nesse tipo de marketing, o público não precisa de mais de trinta segundos para entender a mensagem e ser influenciado por ela.

Mas como elaborar cartaz de promoção que seja realmente eficiente para estimular os consumidores à decisão de compra? Siga os próximos passos e veja como maximizar a conversão de vendas por meio dessa estratégia!

Boa leitura!

Como utilizar a psicologia das cores na elaboração dos cartazes?

De acordo com estudos da psicologia, em nosso cérebro, as cores funcionam como elementos sensoriais que nos deixam mais dispostos a executar ou não uma tarefa. Elas também podem estimular decisões, processos ou algo determinado a algum sentimento.

Mediante isso, os estudiosos de marketing desenvolveram técnicas para que as cores possa influenciar a decisão das pessoas e incentivá-las a comprar um determinado produto ao visualizar um anúncio.

Conhecer a influência que as cores exercem sobre a nossa mente, portanto, é fundamental para quem precisa desenvolver um cartaz de promoção. Confira!

Vermelho

A psicologia das cores associa o vermelho à fome e é por isso que essa cor é muito utilizada por marcas de alimentos e em restaurantes. De caráter chamativo, também consegue despertar muito a atenção e destacar informações em letreiros de promoções.

Preto

Ao longo da História, a cor preta representa o luxo e a sofisticação. Em campanhas de marketing — o que inclui a confecção de cartaz de promoção — o preto pode despertar a curiosidade e ser usado para aumentar o interesse das pessoas em descobrir mais sobre a mensagem. 

Desse modo, a sua equipe de marketing precisa saber explorar os aspectos emocionais despertados por essa cor e utilizá-los como estratégias para aumentar a conversão de vendas, captar e fidelizar mais clientes.

Azul

Quando aplicado na forma clara, dá uma ideia de higiene e limpeza, sendo assim muito utilizado em cartazes e embalagens de artigos de higiene pessoal ou para limpeza de casas. Já quando é aplicado na forma escura, representa confiança e criatividade.

Verde

Passa a sensação de equilíbrio e harmonia, assim como representa os produtos que defendem questões ambientais. Nos últimos tempos, a cor verde tem sido associada às questões de ecologia e de sustentabilidade.

Laranja

É muito utilizado em cartazes por gerar nas pessoas ações imediatas e impulsivas. Desse modo, o alaranjado é uma das cores mais indicadas — e que garante um bom retorno — para ser trabalhada em peças de promoção.

Quais as melhores técnicas para elaborar um cartaz de promoção?

Selecionamos algumas sugestões que contribuem positivamente para que a mensagem dos cartazes alcance os clientes de forma prática e objetiva. Veja quais são:

1. Escolha criteriosamente o local

Um dos pontos mais estratégicos para atingir os propósitos dos cartazes promocionais é a escolha adequada dos locais em que serão expostos. Mantê-los à altura dos olhos e em lugares de fácil visualização é um cuidado muito importante. 

A escolha das imagens, o tipo de letra e a clareza do conteúdo também são fatores relevantes. O estilo de vida moderno está transformando os hábitos dos consumidores: eles estão cada vez mais exigentes e apressados. Ou seja, os clientes jamais farão esforço para decifrar textos difíceis ou mal elaborados.

2. Defina os preços corretamente.

A primeira coisa a ser observada ao criar uma promoção é definir corretamente os preços que serão divulgados. É preciso definir, com base em cálculos, um valor que seja vantajoso para evitar que a promoção resulte em prejuízos para o seu estabelecimento.

Ao elaborar o cartaz de divulgação, é importante também destacar em algum local —   pode até ser com letras pequenas no rodapé —, que a promoção é válida apenas até determinado período ou enquanto durar o estoque.

Isso evitará situações desagradáveis, já que a não existência dessa ressalva pode resultar em problemas. Mediante o acesso ao cartaz e mesmo após o término da promoção, algum cliente poderá ir até o seu estabelecimento e exigir a compra do produto pelo valor promocional anteriormente anunciado.

3. Utilize softwares de edição

Para garantir a qualidade do cartaz de promoção, recomenda-se que ele seja confeccionado de forma mais profissional possível. Em geral, pode ser elaborado por meio de softwares de edição como o CorelDraw e o Adobe Illustrator.

Priorizar a qualidade dos materiais a serem expostos em sua loja influencia positivamente a imagem da instituição. São ações que revelam a preocupação em proporcionar um ambiente favorável à melhoria da experiência do usuário.

4. Tenha cuidado com a linguagem

Como estratégias de promoção, os cartazes devem comunicar informações como preço, marca, categoria e características do produto. A mensagem do cartaz deve ser simples, clara e especificar corretamente o objetivo da ofertas sendo anunciada.

Fazer um prévio planejamento da promoção, além de estimular o consumo, demonstra o  quanto o estabelecimento está preocupado em garantir mais qualidade ao atendimento ao cliente. A publicidade bem-feita facilitará o alcance das metas, até mesmo daquelas mais desafiadoras no comércio varejista.

Os cartazes também poderão ser utilizados para divulgar ações sociais e sustentáveis. Atualmente, há maior valorização de práticas como a de reciclagem seletiva, envolvimento em campanhas solidárias. Procure se envolver com ações dessa natureza e agregue valor à sua marca.

5. Crie o sentimento de necessidade

O objetivo das promoções e o público-alvo a ser alcançado são fatores essenciais para direcionar a propaganda. Tendo isso em vista, nas lojas para as classes D e E, há a necessidade de utilizar uma linguagem específica e mais simples.

Além disso, a oferta precisa criar o sentimento de necessidade e a percepção de oportunidade. A sua equipe pode, por exemplo, explorar as palavras que remetem a ideia de oportunidade: “preço”, “chance” “imperdível”, “oportunidade” e “valor promocional” são as mais adequadas. 

Quando o foco for em um público com um poder aquisitivo mais elevado use e abuse de termos que apelam para a exclusividade. Palavras como “lançamento”, “inovação”, “marcas Premium”, “gourmet”, “top” e “delicatessen” são as mais indicadas.

Nesse sentido, ao elaborar cartaz de promoção, alguns cuidados e fatores merecem consideração. Para garantir a eficiência desse tipo de marketing, adote os critérios que podem influenciar a decisão de compra do consumidor final e potencializar os processos de conversão de vendas.

Gostou de saber mais sobre como criar um cartaz de promoção? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações?

 

 




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Como elaborar política de troca de produto na loja

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