28/05/2018 09:00
Marketing e Vendas!

Saiba como criar cartazes de promoção em 5 passos e maximizar as vendas e o seu faturamento!

 

 

Como diz um velho e conhecido ditado, “quem não é visto não é lembrado”. Assim, ao desenvolver uma estratégia de marketing para varejo, saber criar cartazes de promoção bem elaborados e que chamem a atenção do público é fundamental.

Há séculos, a utilização de cartazes tem sido uma maneira ideal para transmitir mensagens com rapidez e eficácia. Nesse tipo de marketing, o público não precisa de mais de trinta segundos para entender a mensagem e ser influenciado por ela.

Mas como elaborar cartaz de promoção que seja realmente eficiente para estimular os consumidores à decisão de compra? Siga os próximos passos e veja como maximizar a conversão de vendas por meio dessa estratégia!

Boa leitura!

Como utilizar a psicologia das cores na elaboração dos cartazes?

De acordo com estudos da psicologia, em nosso cérebro, as cores funcionam como elementos sensoriais que nos deixam mais dispostos a executar ou não uma tarefa. Elas também podem estimular decisões, processos ou algo determinado a algum sentimento.

Mediante isso, os estudiosos de marketing desenvolveram técnicas para que as cores possa influenciar a decisão das pessoas e incentivá-las a comprar um determinado produto ao visualizar um anúncio.

Conhecer a influência que as cores exercem sobre a nossa mente, portanto, é fundamental para quem precisa desenvolver um cartaz de promoção. Confira!

Vermelho

A psicologia das cores associa o vermelho à fome e é por isso que essa cor é muito utilizada por marcas de alimentos e em restaurantes. De caráter chamativo, também consegue despertar muito a atenção e destacar informações em letreiros de promoções.

Preto

Ao longo da História, a cor preta representa o luxo e a sofisticação. Em campanhas de marketing — o que inclui a confecção de cartaz de promoção — o preto pode despertar a curiosidade e ser usado para aumentar o interesse das pessoas em descobrir mais sobre a mensagem. 

Desse modo, a sua equipe de marketing precisa saber explorar os aspectos emocionais despertados por essa cor e utilizá-los como estratégias para aumentar a conversão de vendas, captar e fidelizar mais clientes.

Azul

Quando aplicado na forma clara, dá uma ideia de higiene e limpeza, sendo assim muito utilizado em cartazes e embalagens de artigos de higiene pessoal ou para limpeza de casas. Já quando é aplicado na forma escura, representa confiança e criatividade.

Verde

Passa a sensação de equilíbrio e harmonia, assim como representa os produtos que defendem questões ambientais. Nos últimos tempos, a cor verde tem sido associada às questões de ecologia e de sustentabilidade.

Laranja

É muito utilizado em cartazes por gerar nas pessoas ações imediatas e impulsivas. Desse modo, o alaranjado é uma das cores mais indicadas — e que garante um bom retorno — para ser trabalhada em peças de promoção.

Quais as melhores técnicas para elaborar um cartaz de promoção?

Selecionamos algumas sugestões que contribuem positivamente para que a mensagem dos cartazes alcance os clientes de forma prática e objetiva. Veja quais são:

1. Escolha criteriosamente o local

Um dos pontos mais estratégicos para atingir os propósitos dos cartazes promocionais é a escolha adequada dos locais em que serão expostos. Mantê-los à altura dos olhos e em lugares de fácil visualização é um cuidado muito importante. 

A escolha das imagens, o tipo de letra e a clareza do conteúdo também são fatores relevantes. O estilo de vida moderno está transformando os hábitos dos consumidores: eles estão cada vez mais exigentes e apressados. Ou seja, os clientes jamais farão esforço para decifrar textos difíceis ou mal elaborados.

2. Defina os preços corretamente.

A primeira coisa a ser observada ao criar uma promoção é definir corretamente os preços que serão divulgados. É preciso definir, com base em cálculos, um valor que seja vantajoso para evitar que a promoção resulte em prejuízos para o seu estabelecimento.

Ao elaborar o cartaz de divulgação, é importante também destacar em algum local —   pode até ser com letras pequenas no rodapé —, que a promoção é válida apenas até determinado período ou enquanto durar o estoque.

Isso evitará situações desagradáveis, já que a não existência dessa ressalva pode resultar em problemas. Mediante o acesso ao cartaz e mesmo após o término da promoção, algum cliente poderá ir até o seu estabelecimento e exigir a compra do produto pelo valor promocional anteriormente anunciado.

3. Utilize softwares de edição

Para garantir a qualidade do cartaz de promoção, recomenda-se que ele seja confeccionado de forma mais profissional possível. Em geral, pode ser elaborado por meio de softwares de edição como o CorelDraw e o Adobe Illustrator.

Priorizar a qualidade dos materiais a serem expostos em sua loja influencia positivamente a imagem da instituição. São ações que revelam a preocupação em proporcionar um ambiente favorável à melhoria da experiência do usuário.

4. Tenha cuidado com a linguagem

Como estratégias de promoção, os cartazes devem comunicar informações como preço, marca, categoria e características do produto. A mensagem do cartaz deve ser simples, clara e especificar corretamente o objetivo da ofertas sendo anunciada.

Fazer um prévio planejamento da promoção, além de estimular o consumo, demonstra o  quanto o estabelecimento está preocupado em garantir mais qualidade ao atendimento ao cliente. A publicidade bem-feita facilitará o alcance das metas, até mesmo daquelas mais desafiadoras no comércio varejista.

Os cartazes também poderão ser utilizados para divulgar ações sociais e sustentáveis. Atualmente, há maior valorização de práticas como a de reciclagem seletiva, envolvimento em campanhas solidárias. Procure se envolver com ações dessa natureza e agregue valor à sua marca.

5. Crie o sentimento de necessidade

O objetivo das promoções e o público-alvo a ser alcançado são fatores essenciais para direcionar a propaganda. Tendo isso em vista, nas lojas para as classes D e E, há a necessidade de utilizar uma linguagem específica e mais simples.

Além disso, a oferta precisa criar o sentimento de necessidade e a percepção de oportunidade. A sua equipe pode, por exemplo, explorar as palavras que remetem a ideia de oportunidade: “preço”, “chance” “imperdível”, “oportunidade” e “valor promocional” são as mais adequadas. 

Quando o foco for em um público com um poder aquisitivo mais elevado use e abuse de termos que apelam para a exclusividade. Palavras como “lançamento”, “inovação”, “marcas Premium”, “gourmet”, “top” e “delicatessen” são as mais indicadas.

Nesse sentido, ao elaborar cartaz de promoção, alguns cuidados e fatores merecem consideração. Para garantir a eficiência desse tipo de marketing, adote os critérios que podem influenciar a decisão de compra do consumidor final e potencializar os processos de conversão de vendas.

Gostou de saber mais sobre como criar um cartaz de promoção? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essas informações?

 

 




Veja Também

08
Abr
2021

Goma PRO: uma de nossas linhas de fixadores empacotados

Produtos empacotados, popularmente chamados de encartelados, como o nome já diz, são produtos vendidos em conjunto dentro de um pacote. A linha Goma Pro, surgiu como uma opção mais profissional para a nossa outra linha de empacotados, a Goma Bric.⠀ Na linha Goma Pro é possível encontrar pacotes de parafusos, buchas, rebites, arruelas, e mais, em maiores quantidades. Sendo que todos os itens presentes em cada pacote já são previamente contados, catalogados e possuem código de barras, evitando assim, aquele processo demorado de contar cada item individualmente. Essa linha de produtos fixadores empacotados tem como público principal profissionais autônomos, marceneiros, instaladores de ar condicionado e alarme, e demais profissionais que necessitam de produtos específicos e em maiores quantidades. Quais os benefícios que ela traz para a loja de materiais para construção? Tanto a Goma Pro quanto a Goma Bric, foram pensadas e desenvolvidas para que o lojista possa ter, uma melhor organização dentro da loja e consiga atender os seus clientes de maneira mais rápida e eficiente, já que os produtos estão contados, bastando o cliente ir até o expositor, pegar o que ele necessita e realizar a compra. O que você acha de ter esta maneira organizada e prática de vender produtos a granel em sua loja de materiais para construção? Fale conosco e saiba mais!

Ler mais
10
Fev
2021

Ter um bom atendimento é a chave para conquistar clientes fiéis!

  Além de manter a loja de materiais para construção sempre arrumada e dispor de um bom mix de produtos, para fazer que um cliente retorne a sua loja e a indique para outras pessoas, o atendimento deve ser eficiente e cordial. Para aprimorar o atendimento de sua loja e conquistar de vez seus clientes, é necessário entender realmente o que é este processo, quais etapas estão presentes nele e como podem ser executadas para que o atendimento chega ao ponto desejado, que é onde o cliente efetua a compra do produto. Conheça quais etapas estão presentes no processo de atendimento ao cliente 1- Primeiro contato: é quando o cliente entra em sua loja de materiais para construção. Desde o princípio, ele deve ser recebido de maneira educada e eficiente. Caso não for possível que ele seja atendido prontamente, peça para que ele aguarde. Nunca deixe um cliente “largado” em um canto, ele pode ir embora e você perderá uma venda. 2- Entender qual a necessidade do cliente: aqui é necessário ouvir atentamente o cliente, sem interrupções de qualquer tipo, para entender qual a sua necessidade e oferecer o produto que trará a melhor solução. Deste modo, você irá diretamente no produto certo, o que irá agilizar o atendimento e demonstrará ao cliente que você realmente estava focado nele. 3- Apresentar uma solução: aqui será mostrado o produto e como ele irá suprir as necessidades daquele cliente. Esta etapa requer muita paciência, já que muitos clientes não possuem o mesmo conhecimento de quem está atendendo. 4- Conclusão: com o produto escolhido, o consumidor irá efetuar a compra. Não se esqueça de manter o bom nível de atendimento até o último momento, pois, está é uma etapa importante para que este processo da primeira compra seja o começo de um relacionamento duradouro. Vale ressaltar que, na prática, estas etapas não irão acontecer de maneira tão ordenada, mas elas podem ser adaptadas para o dia-a-dia de cada negócio. Outro ponto importante, lidar com público é imprevisível, por isso, o colaborador que possui a função de atendimento direto aos clientes, precisa ter muito “jogo de cintura” para lidar com situações adversas. Gostou do conteúdo? Você também pode conferir mais em nossas redes sociais (Instagram e Facebook)

Ler mais
16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

Ler mais
Voltar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

INSTITUCIONAL

REDES SOCIAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PLATAFORMA MEGYS DESENVOLVIDA POR YDEAL TECNOLOGIA