28/03/2018 09:00
GOMA Produtos

Saiba quais são os principais tipos de pregos e parafusos

 

 

O mercado da construção civil está repleto de novas tecnologias e metodologias de trabalho. Entretanto, alguns materiais não saem das rotinas dos profissionais dessa área de atuação, e os pregos e parafusos são bons exemplos disso, sendo considerados campeões de venda.

Graças a eles, é possível fixar elementos e garantir a estabilidade de estruturas. Por isso, com o passar do tempo, eles foram aprimorados e ganharam novas formas, versões e utilidades.

No post de hoje, mostraremos os tipos de pregos e parafusos que são indispensáveis para uma loja de materiais de construção, bem como suas funcionalidades. Aproveite as nossas dicas e as aplique em seu negócio!

 

Conheça os principais tipos de pregos

 

O prego é um elemento de corpo cilíndrico com cabeça em dois formatos e é utilizado para travar madeiras. A carpintaria é a área em que eles mais aparecem.

As lojas de materiais de construção apresentam várias opções de pregos em seu estoque. Desse modo, a fim de atender às demandas do mercado e ofertar produtos de qualidade, é necessário conhecer as necessidades de seus clientes e os objetivos de seu empreendimento.

Abaixo, listamos alguns tipos de pregos:

 

Prego com cabeça

O prego com cabeça é o exemplo mais utilizado pelo mercado. A construção de casas, a confecção de estruturas de madeira, as atividades domésticas e a marcenaria fazem uso de seus benefícios e facilidades. Ele tem o corpo cilíndrico e sua cabeça tem o diâmetro um pouco maior.

Assim, eles são utilizados para trabalhos mais grosseiros, pois deixam “marcas de cabeça” na madeira e são constituídos de metais menos nobres ou com tratamentos térmicos pouco rigorosos, evidenciados pela rápida oxidação desses fixadores quando expostos ao meio externo. Devido a isso, seu custo também é reduzido sendo comumente comprado por quilo e não por unidade ou centenas de pregos.

 

Prego sem cabeça

O prego sem cabeça tem comprimento preciso e acabamento polido. Desse modo, ele não mancha a madeira e não suja a mão de quem o manuseia. São indicados para trabalhos mais delicados ou que envolvem acabamentos, como móveis, janelas, guarnições e rodapés.

Como ele possui uma considerável precisão dimensional, fornece a quem o manuseia uma boa estabilidade, entrando facilmente nas peças que se deseja unir. Outra vantagem é que eles não deixam marcas na madeira e não ficam sobressalente na superfície como os pregos com cabeça, sendo fácil escondê-los.

 

Prego de cabeça dupla

O prego de cabeça dupla tem fácil arranque e não danifica a madeira em que é fixado. Assim, com o seu uso, é possível eliminar as etapas de fechamento de fôrmas. Sua principal característica é que ele não é completamente “enterrado” na madeira. O operador bate com o martelo até que a primeira cabeça encoste na superfície da peça.

Na construção civil há várias ocasiões que eles são bem-vindos, especialmente nas estruturas temporárias, que precisam ser montadas e desmontadas rapidamente, como escoras de lajes, aprumadores, caixarias e outros.

 

Prego galvanizado

prego galvanizado é resistente à corrosão, o que garante maior durabilidade e uso em ambientes externos da construção civil. Além disso, a bricolagem e os móveis especiais também levam esse modelo, para ter mais segurança e estabilidade em suas ligações.

 

Prego telheiro

Indicado para fixação de telhas de aço, alumínio e fibrocimentos. Pode ser usado também na instalação de folhas de zinco. Fixam peças onduladas com até 39 mm linear entre o vale e o pico das folhas e faz um furo de no máximo 5 mm, o que não prejudica estruturalmente o material.

Sua cabeça é relativamente maior que os pregos convencionais, sendo constituída por uma espécie de “arruela côncava” soldada na extremidade do prego. Um aro de vedação emborrachado com o mesmo diâmetro da cabeça sela o furo de abertura, evitando vazamentos.

Na outra extremidade, a ponta do prego é espiralada para ajudar na fixação. Todo corpo cilíndrico do prego é galvanizado, prolongando sua vida mesmo sobre a ação do clima.

 

Pregos para taco

Utilizado para ancoragem de tacos e batentes. Possui o corpo liso e o acabamento polido. Sua principal característica está no formato de sua cabeça que combinado com o corpo se assemelha a um “L”, permitindo melhor fixação por ter uma área de contato da cabeça com a superfície maior que os pregos convencionais.

 

Pregos quadrados

Possuem a cabeça redonda e o corpo quadrado. São normalmente utilizados para construção de decks de piscinas, piers e cascos de embarcações. Seu formato não permite que a madeira “trabalhe” e se solte.

Por ser geralmente utilizado em locais úmidos, ele passa pelo tratamento de galvanização a fogo, o que o torna resistente à corrosão.

 

Pregos ardox

Sua extremidade tem o formato de uma broca. Isso ajuda na penetração e dificulta o arranchamento do prego. Sendo assim, ele é utilizado em madeiras duras, pallets e suportes de madeira.

 

Pregos anelados

Usa-se pregos anelados em madeiras macias, pois, ele possui melhor adaptação às fibras da madeira, o que dificulta a sua remoção. Dessa forma, recomenda-se usá-lo em pallets, embalagens, móveis ou madeiras de menor densidade.

 

 

 

Descubra os principais tipos de parafusos

 

Os parafusos são amplamente utilizados por diversos equipamentos existentes hoje em dia. Eles são formados por um corpo cilíndrico roscado e uma cabeça que pode ter vários formatos.

Esses objetos tão simples são extremamente versáteis, sendo utilizados para a fixação de peças de motores de aviões ou até tampas de brinquedos eletrônicos. Abaixo vamos explicar um pouco sobre os mais usados na construção civil:

 

Parafuso chipboard

Tem a cabeça cônica, rosca autoatarraxante e tratamento de bicromatização dando uma ótima resistência à corrosão. É muito utilizado em madeira. O perfil de rosca especial permite uma aplicação com menor deslocamento de material, minimizando o risco de trincar ou expandir a madeira. Além de evitar o escape lateral da chave, torna a montagem mais rápida e elimina o risco de arranhar o móvel.

No ramo da construção civil, são muito utilizados para a fixação de caixilhos de portas e esquadrias de janelas fabricadas em madeira, fixação de dobradiças e rodapés. Podem também ser utilizados com buchas de nylon ou plástica para fixação de objetos em paredes de concreto e alvenaria.

Hoje é o parafuso mais vendido nas lojas de material de construção, devido a sua versatilidade de utilização, ou seja, pode ser aplicado com bucha ou diretamente na madeira.

 

Parafuso sextavado rosca soberba

Tem a cabeça sextava, rosca soberba e tratamento zincado. Sua principal utilização é para a aplicação na madeira, porém, atualmente é também muito utilizado em concreto com buchas de nylon ou plástica, para a fixação de suporte para televisão, por exemplo. Também são muito utilizados na fixação de portais, cercas e portões.

Devido a sua cabeça sextavada, são parafusos ideais para garantir segurança e confiabilidade nas instalações mais pesadas, pois confere grande torque na aplicação.

 

Parafuso dry-wall ponta agulha

O parafuso ponta agulha tem a rosca cortante, além de ser cementado, temperado e revenido com excelente acabamento zincado branco. A fixação de revestimento externo é em PVC — Siding. O parafuso dry-wall com a ponta agulha fura e fixa a placa de gesso em perfil metálico leve em uma só operação.

Tem grande venda nas lojas de material de construção devido à utilização na instalação de forros de PVC, tornando popularmente conhecido como "parafuso de forro".

 

Parafuso de vaso

Esses parafusos possuem dois tipos de rosca, na sua cabeça há a rosca máquina para aparafusar a porca calota (é a parte que fica aparente quando olhamos a base do vaso sanitário). Na outra extremidade possui rosca soberba para ser utilizada com bucha plástica (essa é a parte que vai ser fixada no chão).

São parafusos confeccionados para fixação principalmente de vasos sanitários. Podem ser fabricados em três materiais: aço latonado (opção mais barata), latão e aço inox(opção mais cara).

Os parafusos são encontrados em três bitolas:

  • bucha 8 mm: muito utilizado para instalar pias de cerâmica;

  • bucha 10 mm: é a bitola mais utilizada para instalar vaso sanitário;

  • bucha 12 mm: utilizado para instalar tanques cerâmicos.

 

Parafuso Autobrocante

Esses parafusos podem ser encontrados com cabeça sextavada ou cabeça chata philips. São parafusos diferenciados, pois possuem uma broca na ponta eliminando a etapa de furar antes de colocar o parafuso.

São muito utilizados na instalação de perfis de alumínio, fachadas de ACM, obras de steel frame etc. Os parafusos autobrocantes conferem muita produtividade, uma vez que eliminam a etapa de pré-furo.

 

Como você percebeu, existem vários tipos de pregos e parafusos no mercado. Desse modo, a fim de atender as demandas de seus clientes, você conheceu suas diferenças e utilidades e agora está pronto para prestar um serviço de qualidade.

Gostou de saber quais fixadores são indicados para sua obra ou empreendimento? Então entre na nossa loja virtual e conheça agora nossa linha completa de pregos e parafusos!




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16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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17
Out
2018

Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

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09
Out
2018

Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

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