21/05/2018 09:00
Marketing e Vendas!

7 dicas para aumentar as vendas do comércio de bairro

 

 

Quem é dono de um comércio de bairro certamente tem interesse em aumentar as vendas do negócio e diminuir custos que não sejam necessários. É nesse momento que uma grande dúvida surge: como chegar lá?

O primeiro pensamento que nos vêm à cabeça é fazer reformas na loja para deixá-la convidativa e atrair mais clientes. Mas isso implica investimentos que, algumas vezes, fogem do orçamento dos pequenos negócios.

Por essa razão, fizemos este artigo com 7 dicas para que o seu negócio consiga vender mais no bairro em que ele está localizado. Vamos a elas?

 

1. Divulgue o quão importante seu negócio é para o bairro

Cada vez mais pessoas têm dado atenção não apenas a produtos que solucionem os seus problemas, mas também ao impacto que as empresas têm no meio ambiente e na sociedade.

Por essa razão, é importante fazer com que o cliente se sinta parte de algo maior do que apenas a compra feita no seu estabelecimento. Se ele mora no bairro, com certeza se importa com o lugar e ficará contente ao saber que o seu negócio também tem esse zelo.

Assim, deixe seu público a par de todas as ações que sua empresa tem feito em prol do bairro. Isso causa um impacto positivo, o que gera mais interesse pela sua loja e, consequentemente, mais vendas.

 

2. Tenha o ambiente ideal para vender

Uma vez que o cliente entra na sua loja, ele se sente confortável e tentado a comprar? Se a resposta for negativa, então é preciso fazer algumas adequações.

Para começar, o ponto de venda deve ter um bom acesso. Por exemplo: uma loja de material de construção terá mais movimento se estiver localizada próxima a locais onde ocorrem muitas obras e reformas.

Além disso, a organização da loja também deve sugerir o consumo. Para isso, trate de deixar as prateleiras arrumadas e os produtos expostos de maneira a fazer o cliente lembrar de outras necessidades e acabar comprando mais.

Em lojas de material de construção, convém colocar os produtos de maior procura ao fundo. Dessa forma, os consumidores têm a chance de ver outros itens pelo caminho.

 

3. Diversifique as formas de pagamento

Para aumentar as vendas do seu comércio de bairro, é imprescindível que os clientes se sintam confortáveis na hora da compra. Para isso, coloque à disposição deles variadas formas de pagamento.

Afinal, esse é um meio de convencer as pessoas a comprar, mesmo que a condição atual não seja muito favorável. Os que ainda não receberam o salário podem pagar com cartão de crédito, enquanto aqueles que já usaram muito o limite do cartão podem fazer uso do parcelamento.

Quanto mais opções de pagamento o seu estabelecimento tiver, maiores são as chances de o público consumir.

 

4. Ofereça novos produtos

Sua loja oferece exatamente os mesmos produtos que os demais concorrentes? Então, o que faria uma pessoa comprar com você em vez de qualquer outro estabelecimento?

A resposta é diversificação! Ofereça ao seu público algo que seja encontrado somente na sua loja. Não precisa ser um produto, mas um serviço que agregue valor ao item comprado. Por exemplo: para complementar a compra de um kit para banheiro, ofereça também rodos e escovas sanitárias.

 

5. Faça parcerias

Um caminho para aumentar as vender é expandir os canais de aquisição de clientes. Quando se trata de um comércio local, unir forças com as demais lojas do bairro é uma estratégia muito válida. Assim, estruture parcerias com outros comércios e aumente as chances de vender mais.

Não se restrinja ao seu segmento de atuação, pois indicações podem vir de todos os locais. Por essa razão, deixe cartões de visita e panfletos na maior quantidade possível de lugares próximos, para que as pessoas conheçam os seus serviços.

Dessa forma, desde o vendedor do shopping até o garçom de um restaurante que ouve alguém comentar que está buscando por materiais de construção podem lhe indicar um possível novo cliente.

 

6. Preste um bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é um diferencial competitivo capaz de trazer mais vendas. Quem não gosta de receber o melhor tratamento quando entra em alguma loja? Todos nós! Por isso, a forma como você e sua equipe atendem o público deve ser impecável.

Para isso, construa um envolvimento com o cliente e compreenda as necessidades dele, para explicar de maneira assertiva como o seu produto ou serviço pode atendê-lo.

Tenha em conta, também, a comodidade para o consumidor, seja ofertando entrega em domicílio ou oferecendo facilidades para o pagamento.

Lembre-se que um cliente fidelizado pode se transformar no seu melhor promotor de vendas, uma vez que possivelmente ele recomendará sua loja para seus amigos, conhecidos e contatos. Porém, caso ele não seja bem atendido, o contrário pode acontecer — o que é um grande risco para a reputação do seu negócio.

Por essa razão, deixe sempre os seus colaboradores motivados e produtivos. Todos devem conhecer muito bem os produtos vendidos, para indicar os mais apropriados aos clientes por meio de um bom atendimento.

 

7. Ofereça vantagens para clientes do bairro

Pessoas que residem próximas à sua loja têm mais chances de voltar a comprar com você, certo? Porém, apenas aguardar que elas regressem algum dia é a melhor estratégia? Claro que não. Por isso, oferte vantagens que as estimule a voltar.

Um cartão de fidelidade é uma boa forma de fazer isso. Assim, os clientes que realizarem um determinado número de compras podem ser beneficiados com um bônus ou desconto na próxima compra. Outra vantagem que você pode oferecer é a entrega para os clientes que residem próximo sem cobrar uma taxa adicional.

Seguindo essas dicas, você vai deixar o seu comércio de bairro em evidência e aumentar as chances de vender mais. Claro que conhecer perfil e comportamento do consumidor, melhores práticas do ponto de venda e investir em marketing também são fundamentais.

Para que você possa aprender tudo isso, confira também o nosso e-book Guia Definitivo Para Aumentar Suas Vendas. Boa leitura e até a próxima!

 

 




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16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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17
Out
2018

Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

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09
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Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

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