17
Out
2018

Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (
Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  
09
Out
2018

Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: 
o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são:
  • a desorganização;
  • a falta de planejamento estratégico na montagem;
  • o não acompanhamento das tendências;
  • a "propaganda enganosa".
  • Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!
    02
    Out
    2018

    Criando uma página no Facebook para uma loja de material de construção

        A sua loja de material de construção está no Facebook? Pois é lá que estão os seus clientes! Se o seu objetivo é 
    aumentar as vendas, você precisa criar uma página nessa rede social. Isso tornará o seu negócio mais fácil de ser encontrado na internet e também oferecerá diversas possibilidades de publicação. O Facebook é a maior rede social da atualidade. Contabiliza cerca de 1,7 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, sendo que 100 milhões deles são brasileiros. Todo esse potencial de visibilidade está ao alcance da sua loja de materiais de construção. Entretanto, para ter bons resultados nessa rede social, você precisa acertar em alguns pontos bem importantes. Para ajudar você nisso, eles estão destacados a seguir:   Como criar uma página no Facebook para loja de material de construção? O próprio Facebook conta com um tutorial que acompanha você durante todo o processo da criação da sua página. Basta acessar a seção de páginas e clicar no botão para criar a sua. A partir desse ponto, você deve determinar o nome dela e classificá-la no tipo correto. Por que esse passo é importante? Porque ao classificar a página da sua loja de material de construção no Facebook como um estabelecimento, você passa a contar com diversos recursos que as demais não possuem. Um deles é poder inserir o endereço, que aparece ilustrado em um mapa. Há também espaço para telefone de contato, e-mail e site. Lembre-se de implementar a sua identidade visual adequadamente. Isso significa usar seu logo como avatar e aproveitar a capa para uma comunicação mais aprofundada. Os seus posts precisam seguir um padrão próprio, levando em conta o seu público e posicionamento.   Como interligar a sua loja de material de construção com o Facebook? Hoje em dia, as pessoas passam cada vez mais tempo no Facebook. Conversam por meio dele, assistem vídeos, marcam compromissos e até fazem compras. Isso é uma oportunidade ótima para a sua loja de materiais de construção conquistar mais clientes. O Facebook possui o recurso Loja. Ele permite incluir uma aba especial à sua página na qual você insere seus produtos e possibilita ao seu público comprá-los diretamente por lá. Para instalar essa aba, basta acessar as configurações da sua página e adicionar essa guia. Depois, é necessário cadastrar os seus materiais com todas as informações importantes. Para seus clientes, a principal vantagem é que não precisam passar muito tempo preenchendo cadastros. É só clicar e comprar, com velocidade e comodidade. Afinal, o Facebook já possui boa parte dos dados que necessita para enviar o produto.        Ferramentas E para a organização disso tudo, selecionamos algumas ferramentas da internet que irão te ajudar caso não tenha uma agência para te auxiliar na organização e criação desses conteúdos.   Automação de Alertas e Mensagens Mention e Google Alert (alertas no seu e-mail sobre um tema ou palavra-chave) Buffer (agendamento de posts) Edgar (automatização de Social Media)   Monitoramento e Inteligência de Dados SimilarWeb (Páginas semelhantes e analise) DataNyze (Dados de empresas) ClearBit (Dados de empresas) ElTracker (Analise de rastreamento no Analytics)   Conteúdo Canva (criação de imagens para posts e anúncios) Trakto (Criação de materiais de marketing digital, feita no Brasil) Spark (criação de imagens para post e anúncios da Adobe) Easel.ly e Piktochart (criação de infográficos) Bitly (encurtador de links) GoAnimate (criar animações)   ADS - Anúncios AdExpresso (ferramenta de gerenciamento de anúncios e testes A/B no Facebook) RevMob (anúncios em App e Web Mobile, cadastre-se para fazer uma campanha) Automate Ads e AdStage (ferramenta de gerenciamento de anúncios) Moat e WhatRunsWhere (veja o banner do seu concorrente)   Quais são os próximos passos? Agora você já conta com a sua estrutura montada e pode começar a aproveitar os benefícios da visibilidade das redes sociais para a sua loja de material de construção. Publique conteúdo interessante, como dicas de reformas, produtos em destaque e informações valiosas para quem os utiliza. Ao mesmo tempo, implemente campanhas que busquem atrair cada vez mais gente para a sua loja de material de construção. Ofereça cupons de desconto e divulgue promoções. Nenhuma página no Facebook pode ficar parada, então mantenha-a sempre atualizada.   Como aumentar as suas vendas com o Facebook? Já é de conhecimento de todos que usar o Facebook como ferramenta de negócios é uma excelente estratégia para converter as vendas do seu empreendimento. Com essa ferramenta, o consumidor pode se manter atualizado sobre seus produtos e conhecer ainda mais a marca. Agora, vamos dar algumas dicas sobre como aumentar as suas vendas com o Facebook!   Aprenda mais sobre seu público-alvo É muito importante que você conheça o perfil das pessoas que podem ser consideradas consumidoras da sua marca. Isso não diz respeito apenas às informações básicas! Você precisa conhecê-las por completo, pois apenas assim vai conseguir ajudá-las a resolver seus problemas. Além disso, não esqueça de definir também quem é o público que deseja atingir. Fazendo pesquisas, ter acesso a essas informações é muito mais fácil hoje, com a Internet e com as redes sociais. Depois que alguém curte sua página, você consegue obter dados comportamentais e demográficos de cada seguidor.   Invista em comunicação humanizada A aproximação com o cliente é crucial para gerar confiança e, consequentemente, converter e vender pelo Facebook. Promova conversas para que seus fãs discutam abertamente os produtos que você comercializa e ofereça descontos para quem publicar comentários sobre o que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra. Não perca essa oportunidade!   Promova os seus produtos Além de oferecer diversos relatórios estatísticos para que você saiba quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de engajamento dos seus clientes etc., o Facebook ainda oferece a possibilidade de fazer propaganda paga. Trata-se do Facebook Ads, ferramenta com a qual você pode criar campanhas altamente segmentadas para os usuários da rede. Ainda é possível escolher o quanto deseja investir com a publicidade conforme o budget disponível e os objetivos da campanha, já que a ferramenta possui diversos formatos de anúncios.   Invista tempo no acompanhamento de métricas Para gerir uma rede social de forma profissional e ainda vender por meio dela, você vai precisar investir boa parte do seu tempo todos os dias. Se essa for uma tarefa impossível, a dica é contratar uma agência que trabalhe com marketing digital para ficar responsável pela demanda. Postar novidades e informações relevantes ao consumidor, manter o estoque atualizado — fisicamente e nas plataformas —, escrever descrições criativas e manter o preço competitivo e atualizado sempre que algo for mudado são pontos básicos a serem feitos. Além disso, com o acompanhamento das métricas, vai ser possível otimizar as campanhas sem despender mais verba do que o previsto. Por isso, contar com profissionais especializados pode parecer um gasto a mais à princípio, mas é definitivamente a melhor forma de poupar dinheiro.   Analise o que seus concorrentes estão fazendo Nunca deixe de acompanhar e investigar todos os passos que seus concorrentes estão dando dentro dos canais online. Assim, você vai ter conhecimento sobre o que funciona ou não funcionou para eles, para que possa aplicar da melhor forma possível à sua marca. Analise quantos e sobre o que são os posts que eles publicam diariamente e quais atingem mais pessoas. Não deixe de ficar de olho também em um ponto bastante importante: o horário de maior interação entre eles e os consumidores.   Quais os indicadores mais adequados para acompanhar? A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet — o número de fãs da sua página, por exemplo, é uma métrica. As principais métricas que devem ser acompanhadas para medir o nível de sucesso do seu negócio no Facebook são: 
  • evolução no número de fãs;
  • alcance;
  • envolvimento com a publicação;
  • taxa de envolvimento;
  • engajamento de ação.
  • De nada adianta querer promover sua marca se você não avalia seus resultados. Isso não faz sentido, pois deixa você sem saber para qual caminho está seguindo. Viu só? Criar uma página no Facebook vai ajudá-lo a atrair mais clientes para loja de material de construção, além de reforçar a imagem e a reputação da empresa. Seguindo nossas dicas, essa rede social pode tornar-se um espaço incrível para a conexão entre negócio e consumidor. Quer aprender ainda mais sobre como aumentar as suas vendas? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Lojas Materiais de Construção: O guia definitivo para aumentar suas vendas e garanta o sucesso do seu negócio!     Como o assunto são redes sociais, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e se inscrever no canal no YouTube!
    25
    Set
    2018

    Saiba como fechar uma venda no PDV

      Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação. Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do 
    sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples! O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!   Conheça bem o seu cliente Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo. É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes. Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.   Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes. O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca. Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.   Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos. Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!   Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo. Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.   Invista em divulgação, promoção e desconto Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas. E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores! Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV. Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação. Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples! O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!   Conheça bem o seu cliente Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo. É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes. Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.   Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes. O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca. Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.   Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos. Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!   Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo. Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.   Invista em divulgação, promoção e desconto Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas. E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores! Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV.  
    20
    Set
    2018

    Como o controle de estoque e vendas afeta a sua loja

      Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o estoque não deve ser um setor isolado dos demais. Na realidade é fundamental que ele esteja integrado com todos os outros departamentos da empresa. Quem entender que um controle de estoque e vendas é essencial não apenas pela organização física do ambiente, mas acima de tudo, pela forma estratégica com que isso gera resultados, certamente colherá muitos benefícios no futuro. Pensando em lhe auxiliar, trouxemos dicas importantes sobre controle de estoque e vendas para fomentar seu 
    negócio! Continue a leitura!   Como a falta de controle do estoque pode ser prejudicial? Você já pensou como seria constrangedor anunciar um produto e não ter para entregar ao cliente? Certamente, isso poderia causa uma situação muito embaraçosa além de uma perda de oportunidade. Essa é uma consequência direta da falta de controle do estoque. Consequentemente, essa situação pode manchar a reputação da marca. Isso porque um cliente insatisfeito não indicará seus produtos para outros consumidores e você perderá uma ótima forma de fazer propaganda da sua loja. Dessa forma, isso reduzirá suas vendas e prejudicará consideravelmente sua lucratividade. Contudo, essa não é a única consequência causada pela falta de controle. Muitas vezes, o empreendedor realiza novos pedidos de compras sem saber ao certo a quantidade que possui de mercadoria na empresa e se existe a real necessidade de novos pedidos. Comprar sem saber qual realmente é a necessidade da empresa pode ser um grave erro pois a empresa pode estar comprando produtos que já estão estocados. Dessa forma, seu capital de giro pode estar sendo comprometido de forma equivocada. Isso porque além de aumentar o tempo que os produtos permanecem estocados e com isso gerar custo de manutenção de estoque, produto parado significa dinheiro estagnado. Um terceiro ponto de prejuízo sobre a questão é a validade dos produtos ou a oportunidade de vendas de acordo com a sazonalidade. Produtos que apenas vendem em determinadas temporadas, por exemplo, podem perder a validade, pois dificilmente serão comercializados em outros momentos. Em suma, então, esse excesso de mercadoria pode obrigar o empresário a fazer promoções repentinas sem um estudo prévio dos custos, diminuindo consideravelmente sua margem de lucro e prejudicando a saúde financeira da marca.   Como organizar o controle de estoque? O primeiro passo para um controle de estoque e vendas é trabalhar com o mínimo e saber exatamente o momento no qual você precisa realizar novos pedidos, considerando obviamente sua demanda e os prazos de entregas. Desse modo você não ficará sem determinando item e não acumulará prejuízos. Em contraponto, entender qual é o seu ponto de corte para cada produto é determinante. Com a prática, você evita o acúmulo de produtos parados. Porém, isso só se torna viável a partir da organização física do ambiente. Para isso:
  • comece pelos itens de menor tamanho;
  • ordene por categorias e tamanhos em prateleiras de fácil acesso;
  • arrume os produtos que ocupam mais espaço.
  • No entanto, todas essas tarefas serão em vão se você não realizar o inventário dos itens. Apenas depois desse processo será possível saber exatamente quantas peças têm e como pode planejar-se estrategicamente para obter uma boa rotatividade do estoque. Com essas informações em mãos você terá embasamento para realizar negociações com fornecedores, não sendo refém de prazos. Com isso, fica mais fácil conseguir prazos mais extensos de pagamentos ou descontos em compras à vista. Além de obviamente garantir que seu cliente encontre em sua empresa o produto que procura.   Como a tecnologia pode auxiliar nesse controle? Praticamente todas as empresas necessitam dos recursos que a informática disponibiliza. Saber utilizar essas tecnologias aumenta os resultados tanto em relação à produtividade como com o gerenciamento das operações. Hoje, os softwares conseguem reduzir o número de erros, uma vez há integração das informações. Por exemplo: quando uma mercadoria é vendida, automaticamente é baixada do estoque, sem que haja a necessidade de recontar os itens novamente. Além disso, a informatização aumenta a seguridade das informações, visto que esses dados são armazenados em cópias de segurança ou na nuvem. Agora que você sabe o impacto que o controle de estoque e vendas pode causar na sua empresa, baixe o guia completo para administrar uma loja de construção!  
    18
    Set
    2018

    5 dicas para acertar na organização da loja de material de construção

      Quem atua no segmento de materiais de construção sabe que manter a organização da loja é um fator primordial para atrair clientes e aumentar as vendas. Essa medida também é importante para oferecer um atendimento de alto nível. É muito bom quando um vendedor encontra rapidamente uma mercadoria desejada por um consumidor. Isso porque a agilidade na resolução das demandas ajuda a construir uma imagem positiva para a sua empresa. Afinal, um freguês satisfeito pode indicá-la para amigos e parentes. Neste post, destacaremos 5 fatores que vão tornar o seu 
    negócio mais organizado e competitivo. Confira!   1. Tenha cuidado com a disposição dos produtos Procure separar os itens por setores (ferramentas, tintas etc.) para os consumidores localizarem os produtos com mais facilidade. Lembrando que os materiais expostos devem estar em uma quantidade ideal para permanecerem bem acomodados no estabelecimento. Outra iniciativa é utilizar etiquetas para facilitar a identificação. Quanto mais bem-arrumada for a loja, mais comodidade você oferecerá para os seus clientes e empregados.   2. Fique atento ao estoque para melhorar a organização da loja É bem desagradável chegar a um estabelecimento comercial e ver uma prateleira vazia, não é mesmo? Para evitar essa situação, faça um bom gerenciamento do estoque. Com um acompanhamento adequado da entrada e saída de mercadorias, é possível disponibilizar vários itens em um número que contemple a demanda com eficiência. Essa postura não só propicia a fidelização como também evita gastos desnecessários com fornecedores.   3. Invista na iluminação Por mais que o seu negócio tenha um preço competitivo e uma grande oferta de mercadorias, a iluminação é um aspecto imprescindível para cativar os clientes. Um dos motivos é que uma loja bem iluminada permite uma visualização correta de todos os utensílios expostos e dos valores cobrados. Assim, o empresário mostra respeito e transparência com o consumidor. No caso de uma vitrine, priorize a iluminação branca no lugar da amarela, porque a primeira dá um maior destaque aos produtos e facilita a identificação pelos consumidores. Qualquer alternativa para interagir com o público-alvo sempre é bem-vinda.  Se for viável, procure usar a luz natural ao máximo, porque ajuda a reduzir a conta de energia elétrica. Ao diminuir custos, uma empresa tem mais possibilidades de oferecer preços interessantes e dar descontos, o que estimula as vendas   4. Valorize a entrada da loja O famoso ditado “a primeira impressão é a que fica” continua tendo um forte apelo junto aos consumidores. Por isso, tenha muita atenção com as placas ou letreiros utilizados para destacar o seu negócio. Procure diversificar as mercadorias expostas na entrada, sem esquecer da necessidade de facilitar o deslocamento dos clientes dentro da sua loja. Não adianta nada fazer uma promoção atraente, caso seja complicado se movimentar no estabelecimento.  Independentemente do segmento de atuação, um empresário deve ter como foco ter uma fachada que estimule o público-alvo a conhecer a loja. Com a ajuda de um arquiteto, encontrar a melhor alternativa para atingir esse objetivo fica bem mais fácil.    5. Treine os seus colaboradores Uma boa iluminação, materiais devidamente distribuídos e um estoque bem gerenciado, com certeza, são fatores que tornam uma loja de materiais de construção mais competitiva. Por outro lado, tudo isso será inútil, caso a equipe de vendedores não seja bem qualificada. Contar com funcionários que sabem cativar os clientes, localizar as mercadorias e explicar como usá-las é um diferencial importante para qualquer negócio. Para vencer a concorrência e alcançar uma posição de prestígio no mercado, um empreendedor precisa investir na organização da loja. Essa iniciativa tem uma grande influência na qualidade do atendimento, além de propiciar a expansão do faturamento.  Se você quer superar as expectativas com a sua loja de material de construção, entre em contato com a Goma agora mesmo. Estamos à disposição para ajudá-lo a crescer de forma sustentável!  
    05
    Set
    2018

    4 passos indispensáveis para organizar o seu estoque

      É muito recorrente encontrar empresas que fecham o mês no vermelho, mas não conseguem identificar o problema nas contas. Saiba que o erro pode estar na forma de organizar o estoque. Alguns dos benefícios de uma organização eficiente são: 
    redução de custos e de perdas, conservação adequada dos produtos e níveis de estocagem compatíveis com o movimento. Quer descobrir como organizar o estoque de forma direcionada para o sucesso e evitar os principais erros que prejudicam esse processo? Então, confira as práticas fundamentais para aplicar na sua empresa! Por que se preocupar com a organização do estoque? Os principais objetivos da gestão de estoque são os de equilibrar compras, armazenagem e entregas, o que está envolvido o ciclo da mercadoria. Ela não se limita simplesmente ao controle de entradas e saídas das mercadorias, ela faz parte da capital de giro da empresa, que é o tanto de dinheiro disponível que ela tem para se manter no mercado por um período. Por isso, se preocupar com a gestão e organização do estoque é uma ação estratégica para os gestores, pois gera impacto em diversas atividades da empresa. Uma gestão de estoque adequada traz benefícios como:
  • otimização de recursos: o controle do estoque permite identificar a quantidade ideal de materiais e mercadorias que devem ser armazenados, sem excedentes ou faltas, o que ajuda na saúde financeira do estabelecimento;
  • impacto em outras atividades: não ter a matéria-prima para confecção de um produto ou não ter a mercadoria para o cliente impactam negativamente nas vendas da empresa. Um estoque organizado impede que esse tipo de situação aconteça, evitando também comprometimento dos lucros e da reputação da empresa;
  • redução de prejuízos e desperdícios: o processo de organização e controle do estoque também ajuda a identificar possíveis desperdícios de materiais, seja por excesso de compra ou por armazenamento incorreto.
  • Como organizar o estoque? Agora que você entendeu a importância de organizar seu estoque, trazemos alguns passos indispensáveis nesse processo. 1. Acompanhe os indicadores Os indicadores de desempenho são ferramentas que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Se você ainda não sabe como utilizá-los corretamente, corra atrás de um treinamento, pois esses números são essenciais para o sucesso da organização. Existem várias ferramentas atualmente que facilitam o trabalho do gerente e aumentam a confiabilidade dos dados. Esses programas não podem ser dispensados em empresas que buscam o crescimento e a redução de custos. Giro de materiais, cronograma para inventários, vencimento de produtos, desperdícios, extravios e avarias e relatórios de vendas do período são exemplos dos dados mais utilizados nesse setor da organização e que norteiam o trabalho da equipe. 2. Organize seu estoque Imagine, por exemplo, que o seu ramo é material de construção. Se as mercadorias não estiverem em seus devidos locais, é possível que você não consiga entregar a quantidade solicitada pelo cliente por conta da desordem, mesmo que os itens constem no sistema. Além de não conseguir encontrar o que precisa nos momentos mais importantes, a desorganização contribui para que o pedido de compra saia abaixo ou acima do ideal, acarretando, assim, um prejuízo financeiro para o negócio. O correto é desenvolver um padrão de organização dos produtos e treinar a equipe para manter o que foi definido. Quanto ao layout, a sugestão é dispor os itens de acordo com o tamanho e saída, sempre estabelecendo um código único para cada mercadoria. Aqui na Goma frisamos muito a questão de controle de estoque para os nossos clientes e trazemos soluções tendo como base a realidade deles. Um exemplo pode ser visto pela forma de venda de pregos e de parafusos a granel, confira abaixo um exemplo e suas destavantagens: Pensando nessa realidade e também em trazer aos nossos clientes uma nova solução, desenvolvemos a linha Goma Bric, uma linha completa que dispõem produtos fracionados em pacotes, com código de barras e organizados em um expositor, facilitando assim o controle de estoque e a venda. Vou mostrar um exemplo: Saiba mais no texto Veja o porque nossos clientes optam por vender Goma Bric 3. Realize inventários periódicos Se você nunca ouviu falar em inventário, certamente a gestão do seu estoque não está correta. Caso já tenha ouvido a respeito e não aplica em sua empresa, é hora de pôr a mão na massa e começar a executar periodicamente. O inventário é a contagem de todos os itens do estoque. Existem empreendimentos que o realizam em intervalos menores, sempre focando nas mercadorias que possuem maior rotatividade e nas de maior valor. Esse intervalo vai de acordo com a decisão do organizador. É a partir das informações obtidas nessa ação, que será possível identificar as falhas de pedido e tomar ações antes do fechamento do mês, evitando, assim, que as contas fechem no negativo. 4. Integre o estoque com outras áreas Uma vez que o estoque influencia a operação, os resultados da empresa como um todo e as demais atividades também impactam no desempenho do estoque, a integração com as outras áreas se torna uma excelente forma de conseguir a eficiência. Um exemplo disso é a identificação das demandas de vendas e as informações que são repassadas sobre as saídas de itens. Esses dados auxiliam o setor de compras a serem mais assertivos e contribui para manter a estocagem dentro do previsto para o período. Esqueça essa ideia de que cada um deve focar apenas em seu setor. É necessário que todos os funcionários estejam em sincronia para gerar bons desempenhos, fazendo com que a integração comece imediatamente. Quais os principais erros que prejudicam a organização do estoque? Para finalizar, listamos os principais erros cometidos pelas empresas que prejudicam a organização do estoque. Comprar a quantidade errada Um dos pontos principais para ter um estoque adequado é identificar a quantidade exata de material que precisa ser comprada, nem a mais nem a menos. Comprar mercadorias excedentes traz um custo maior para empresa, possibilidade de futuro desperdício por falta de uso e validade, risco de serem danificadas no armazenamento, abarrotamento do estoque, entre outros problemas. Por outro lado, ter estoque abaixo do necessário afeta diretamente o quadro de vendas. Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer um acompanhamento rigoroso para identificar os itens mais procurados pelos clientes e estar atento a sazonalidades (itens que vendem mais em uma determinada época do ano). Não usar um software de gestão de estoque Muitas empresas ainda cometem o erro de realizar a gestão de estoque por métodos antigos, com caneta e papel. Esse tipo de abordagem pode trazer muita desorganização e complicação para o processo, pois ele fica mais sujeito a erros e perda de controle. O ideal, hoje em dia, é adquirir um software de gestão de estoque. Essa ferramenta tecnológica auxilia nos fluxos de caixa, permite o levantamento de dados em tempo real e otimiza todo o processo de gerenciamento. Não descrever os itens do estoque Pode parecer simples, mas descrever e identificar minuciosamente os itens do estoque é um dos pontos principais para a sua organização. Muitos gestores ainda não dão a devida atenção a esse ponto, o que pode comprometer o processo e trazer dificuldades. A identificação correta dos itens ajuda na aquisição correta dos materiais e mercadorias, no cadastramento exato e evita duplicidade de compra. É importante lembrar que um estoque cheio não é o mesmo que estoque de qualidade. Produto parado é sinônimo de dinheiro investido que não representou retorno à empresa. Por isso, invista em ferramentas e busque conhecimentos que vão ajudar você a organizar o estoque! Gostou do texto? Quer ler mais sobre o assunto? Então, continue no site e leia nosso texto sobre organização de venda de parafusos!    
    21
    Ago
    2018

    Utensílios de casa na loja de construção: o que não pode faltar

      Nem só de material pesado vive uma loja de construção: é igualmente importante oferecer uma boa seleção de utensílios de casa, já que eles são extremamente úteis tanto no período de obras quanto a longo prazo. Essa 
    oferta mais ampla torna a sua loja útil, especialmente para quem precisa fazer aquelas compras mais leves ao final de uma reforma. Se o cliente puder achar tudo que precisa para a nova casa em um só lugar, todos saem ganhando! Veja, no post de hoje, quais produtos costumam ser mais procurados e que você não deve deixar faltar na sua loja:   Ferramentas em geral Um bom kit de ferramentas é muito importante para qualquer casa — afinal, nunca se sabe quando você vai precisar fazer aqueles pequenos ajustes. Martelos, chaves de todos os tipos e uma série de outros itens podem ser necessários a qualquer momento, mesmo que a casa não esteja em obras. Uma loja de construção pode oferecer essas ferramentas de duas maneiras: avulsas, com uma variedade bem grande, ou em kits já prontos, em que o cliente adquire tudo que é essencial para ter em casa. O ideal é disponibilizar as duas opções, sem limitar as possibilidades de vendas e, assim, conseguir atingir a diferentes públicos e necessidades.   Acessórios para banheiro O banheiro é um local que sempre precisa de utensílios de casa funcionais e úteis. Seja na fase final de uma reforma ou até mesmo em momentos mais urgentes, a procura desses acessórios é significativa e vale muito a pena oferecê-los na sua loja. Entre os principais estão as papeleiras (suportes para papel higiênico), cabides, porta-toalhas e suportes para saboneteiras, entre muitos outros. O interessante é oferecer de diferentes materiais e qualidades. Essa preocupação faz toda diferença quando o cliente chega na loja e percebe que ele pode escolher o que ele prefere em vez de levar o que tem.   Itens para faxina Seja no fim da obra ou no dia a dia, a faxina é uma necessidade que toda casa tem e, para que ela seja completa, alguns itens são imprescindíveis. Vassourasbaldesrodoslixeiras e muitos outros itens garantem uma casa limpa, arrumada e em ordem. Geralmente, as lojas de construção vendem os itens mais voltados para as limpezas mais pesadas (aquelas de fim de reforma, no caso), mas é importante oferecer uma variedade mais ampla. Se, por exemplo, sua loja vende itens mais versáteis, que servem para a rotina pós-reforma e construção, sua possibilidade de atender um público mais vasto é maior. Uma loja de construção não precisa se limitar apenas a materiais mais pesados, como cimento, tijolos e ferramentas de grande porte. Os pequenos itens e os acessórios fundamentais ao dia a dia são igualmente importantes, aparecendo na fase final de um projeto. O cotidiano também traz necessidades específicas, o que permite que a loja que oferece esses produtos abra seu leque de atuação, atingindo não só quem está em obras. Desse modo, as possibilidades de venda tendem a aumentar, mantendo uma boa margem de lucro. Neste post, você viu as principais categorias e os utensílios de casa que são fundamentais para oferecer em uma loja de construção. Entretanto, você pode fazer com que seu negócio seja ainda mais interessante. Entre em contato conosco e conheça mais dos produtos que a Goma oferece em diferentes categorias!  
    09
    Ago
    2018

    10 dicas essenciais para o sucesso do seu negócio

      Olá, tudo bem?   Sempre pensando em nossos clientes e no sucesso dos seus negócios, elaboramos um material rico com base em textos do blog da Goma e do blog do Sebrae compartilhando 10 dicas essenciais para o sucesso do seu negócio. Confira abaixo o material que preparamos e coloque ele em prática na sua loja de material de construção:   1. Posicionamento de Mercado Defina bem qual é o público-alvo do seu negócio, desenvolva pesquisas de mercado e implemente estratégias de preço e
    promoções exclusivas para os seus clientes, de acordo com o perfil deles, sempre tentando cativá-los para a sua loja.   2. Gestão de Produtos Elabore um mix de produtos ideal para suprir as necessidades de seus clientes, mantenha os produtos sempre dispostos por categorias e de maior saída, utilize a linguagem típica dos produtos vendidos para atrair os consumidores, analise as necessidades dos mesmos e faça um controle rígido do estoque de mercadorias.   3. Controles Financeiros Mantenha um registro no computador ou em uma caderneta do fluxo financeiro da loja, organize/planeje os investimentos futuros necessários para aprimorar os resultados do negócio e crie estratégias para melhorar a segurança da loja.   4. Comodidade Ofereça sempre aos clientes diferenciais exclusivos; como o acesso à loja sem complicações, acessibilidade aos cadeirantes, estacionamento privativo e boa localização, além de facilidades de pagamento - cheque, cartão de crédito, carnê -, compras online e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes por conta da loja.   5. Parcerias Saiba sempre como escolher os fornecedores certos para o seu negócio e mantenha um bom relacionamento com eles, as empresas de produtos e serviços complementares que envolvem o círculo de relações do seu negócio, desenvolva parcerias com demonstrações de produtos de determinada marca e elabore campanhas de divulgação em conjunto.   6. Marketing de Relacionamento Conheça o perfil dos seus clientes, quais são as necessidades e as expectativas de compra deles, identifique uma persona com um perfil característico para o seu negócio, aproximando-se dela, e foque em uma estratégia de relacionamento que leve em conta os objetivos do negócio. Além disso busque descobrir o poder do marketing para o seu negócio.   7. Gestão de Processos Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja com cursos, programas específicos e mantenha sempre ativo um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.   8. Gestão de Estoque Mantenha um registro dos fornecedores e dos produtos disponíveis em estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.   9. Layout da loja Disponha os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas sempre que possível devem ficar em pontos de maior circulação, para que o clientes possam visualizá-los com maior facilidade, levando-os assim a compra. A ideia é deixar a circulação pela loja o mais fluida possível e também ter uma estratégia de organização do PDV (ponto de venda) que fidelize os clientes.   10. Atendimento É de extrema importância promover continuamente os funcionários  com capacitações sobre os produtos e serviços oferecidos na loja e ensine a eles também novas estratégias de venda e de fidelização dos clientes. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra e também criar uma boa relação com os clientes, fazendo com que os mesmos retornem à loja quando precisarem de um material.   Gostou das dicas? Espero que elas tenham inspirado você! Coloco a disposição dois eBooks desenvolvido por nossa equipe; neles você encontrará ainda mais dicas para alavancar o seu negócio.  
  • Guia Completo para administrar uma loja de construção
  •  
  • O Guia definitivo para aumentar suas vendas
  •   Obrigada pela atenção  Até a próxima!     Referência: Blog Sebrae: Dez fatores de sucesso no varejo de materiais de construção  
    01
    Ago
    2018

    Confira 8 estratégias de promoção para o mercado varejista!

    Vender é a palavra de ordem em qualquer estabelecimento varejista, não é verdade? Não tem nada melhor para 
    impulsionar as vendas do que utilizar uma boa estratégia de promoção. Elas têm o objetivo de incentivar a compra ao oferecer preços atrativos, criando, assim, um senso de oportunidade e urgência para aquela aquisição. Mas atenção! Enganar os consumidores com falsas promoções não deve fazer parte das estratégias comerciais de um estabelecimento. Aliás, um cliente jamais deve ser ludibriado — o foco precisa ser sua satisfação e entrega de produtos de qualidade. Como fazer isso? Existem técnicas de persuasão que ajudam a convencer o consumidor de que ele está de frente para uma oportunidade de compra imperdível. Entenda como aplicá-las.   1. Preços psicológicos Preços psicológicos são aqueles em que se reduz 1 centavo ou real do valor redondo. Em vez de vender, por exemplo, um produto a R$ 10,00, os preços psicológicos anunciam por R$ 9,99. Essa técnica funciona, pois o cérebro dos consumidores tende a analisar o número da esquerda para descobrir quanto a mercadoria custa. Quando alguém vê algo por R$ 9,99, por alguns segundos, acredita que o valor é 9 reais e não 10. Essa é uma técnica explorada amplamente por equipes de marketing que estudam os comportamentos do consumidor.   2. Ancoragem de preços Sempre que alguém percorre uma prateleira, é natural que compare os preços entre mercadorias de mesma categoria. Se o cliente não é fiel à determinada marca, é bem provável que opte pelo melhor custo-benefício, mas isso é bastante relativo. Um saco de cimento a R$ 20,00 pode parecer caro no primeiro momento, mas se for colocado ao lado de outro de marca superior e que custe R$ 35,00, certamente será escolhido como boa opção de custo-benefício. Essa técnica é muito utilizada em comércios quando se deseja impulsionar a venda de produtos que estejam fora dos períodos de sazonalidade.   3. Valor das parcelas Uma ótima estratégia para atrair o consumidor é anunciando, com mais destaque, o valor das parcelas em vez do preço cheio. Apesar de as pessoas saberem fazer contas, é o subconsciente o primeiro a ser fisgado — ele é atraído sempre por números pequenos. É mais fácil convencer o cliente a levar um produto que custe 10x de 99,90 do que outro que custe R$ 1.000,00, não é mesmo? Embora os preços sejam praticamente iguais, o subconsciente será atraído pelo preço parcelado. Mesmo com juros embutidos nas parcelas, as pessoas ainda se sentem mais confortáveis com esse tipo de anúncio por entenderem que aquele valor cabe dentro de seu orçamento mensal.   4. Contraste visual na estratégia de promoção Um dos segredos da atração é saber trabalhar também o visual merchandising. Vitrines, tamanhos e cores das fontes e disposição de produtos ajudam a transmitir mensagens com mais facilidade. É interessante também utilizar cores como o vermelho para os valores que você deseja passar como “caros” e verde para os “baratos”. Isso ajuda o subconsciente a entender a mensagem.   5. Promoções relâmpago As promoções relâmpagos acontecem, naturalmente, sem aviso prévio, e isso tende a gerar duas sensações importantes no cliente: a primeira é que ele nunca mais poderá ter a oportunidade de comprar o item em promoção pelo preço do dia; e a segunda é que acompanhar regularmente aquele estabelecimento pode lhe proporcionar outras chances de bons negócios. Clientes de uma loja de construção, principalmente aqueles que atuam no setor de maneira profissional, tendem a escolher alguns estabelecimentos para indicar para seus contratantes. Saber que uma loja está constantemente anunciando promoções é uma grande vantagem.   6. Ofertas exclusivas A exclusividade também é outra emoção interessante de ser explorada, pois é capaz de convencer alguns consumidores de que são especiais. Assim, é possível criar ofertas para clientes recorrentes ou de determinada classe profissional. Pequenos empreiteiros, engenheiros de obra e arquitetos podem ser o foco de uma promoção exclusiva, por exemplo. Além de se sentirem especiais, a tendência é que eles retornem ao estabelecimento regularmente para usufruir de tal privilégio.   7. Brindes de compra A intenção dos brindes não é só demonstrar gratidão pela escolha de consumir em sua loja, mas também estimular que o cliente realize sua compra da forma mais lucrativa para o negócio. Assim, se o cliente pretendia gastar R$100,00, mas descobre que, por mais R$50,00, ele ganha um brinde especial, seu senso de ter um ganho maior o leva a comprar mais.   8. Promoções em datas especiais Criar promoções em datas especiais também pode estimular vendas pelo envolvimento sentimental que elas causam. Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e outras datas comerciais, quando bem exploradas na promoção, podem ser impulsionadoras comerciais até mesmo de mercados não diretamente ligados, como o da construção civil. Qual mãe não gostaria de sua casa reformada, por exemplo? Todas essas estratégias de promoção têm em comum o ingrediente emocional. Para eles, os gatilhos mentais são ótimas ferramentas.   O que são gatilhos mentais? O cérebro humano é programado para tomar decisões de duas maneiras: uma calculista e atenta; e a outra, automática e subconsciente. É nesse segundo grupo que a maioria das compras em um estabelecimento acontece e os gatilhos mentais podem interferir. Esse recurso estimula uma série de emoções e sensações, como urgência e exclusividade, já mencionadas nas estratégias acima. Veja alguns exemplos: "Últimas unidades, garanta já a sua" Esse é o gatilho da escassez ou urgência — caso não compre naquele momento, o item anunciado pode ficar indisponível. "Esse produto é testado e utilizado pelo arquiteto X" Associar um produto à autoridade e conhecimento de algum profissional ou celebridade também é um gatilho que transmite confiabilidade. "Garanta seu kit de parafusos mais utilizados no mercado" Esse gatilho é chamado de prova social. Ele foca em fazer com que o cliente queira pertencer a um grupo diferenciado. Nesse caso, a ideia também reforça que seus membros são os melhores ou mais eficientes. O interessante é que esse gatilho também é transmitido para terceiros. No caso de um pequeno empreiteiro, usar um produto que as melhores construtoras utilizam é uma forma de promover a qualidade de seus serviços. Quando o consumidor compra algo por um preço que ele considera vantajoso, se envolve emocionalmente, sente menos culpa por gastar seu dinheiro com aquilo — esse é o principal objetivo das técnicas apresentadas neste post. Percebeu como é psicológico? Porém, mais do que atrair com uma estratégia de promoção, é preciso fidelizar. Então que tal conhecer algumas dicas sobre como fazer com que o cliente volte ao seu estabelecimento?  
    27
    Jul
    2018

    Saiba como fazer promoção e gerar lucratividade nas vendas

      Boa parte dos lojistas e empresários acredita saber como fazer promoção de seus produtos, ficando muito orgulhosos e até aliviados quando todos os artigos anunciados com desconto são vendidos rapidamente. Mas será que os valores praticados eram adequados para a saúde financeira da loja? Os produtos recém-lançados ganharam o destaque planejado? Para que uma promoção tenha sucesso, é preciso criá-la com estratégia do início ao fim, afinal de contas, são ações comerciais que visam 
    gerar mais vendas. Pensando nisso, criamos este post com algumas dicas para transformar as promoções de produtos em uma das ferramentas comerciais mais fortes para seu negócio. Acompanhe!   Determine o objetivo da promoção Existem várias razões para que um empresário realize uma promoção de seus itens. Estoque alto de produtos sazonais ou perecíveis, lançamento de novos artigos, atração de clientes ou fomento da fidelização dos mais antigos. Para cada uma delas, a estratégia será definida de maneira distinta. Novos produtos, por exemplo, não podem ser oferecidos com preços reduzidos, mas sim em ofertas associadas com outro item, por exemplo. Itens sazonais para climatização, por exemplo, podem ser ofertados com descontos no final do verão ou no início dos meses com climas mais amenos para girar o estoque.   Produtos mais rentáveis x vendáveis Outra forma de determinar o objetivo e alinhá-lo com a estratégia é classificar os itens como rentáveis — têm uma margem de lucro maior e usualmente são produtos de primeira linha — e vendáveis — percentual de ganho menor, mas que saem em maior volume e frequência. Se a ideia é atrair clientes, promover os itens vendáveis é mais eficiente. Mas colocar os produtos rentáveis em destaque pode ser mais interessante se o objetivo for fidelizar.   Defina regras e saiba como fazer promoção A definição de regras para os clientes usufruírem dos descontos é fundamental. O período de duração da promoção, quantidade máxima de itens por comprador, necessidade de cadastro e até forma de pagamento devem ser divulgadas claramente. Dessa forma, além de oferecer transparência na negociação com seus clientes, o lojista também pode calibrar a estratégia de promoção para aumentar seu caixa, capital de giro, ou aumentar sua base de informações sobre compradores recorrentes.   Garanta ganhos para a loja e seus consumidores Esse é o ponto de equilíbrio em que o desconto oferecido não afeta as contas da empresa, mas torna o preço final do produto atraente para os clientes. Ou seja, todos saem ganhando. Criar promoções que estimulem a aquisição dos produtos vendáveis em maior volume, por exemplo, é uma estratégia que ajuda a loja a renovar seu estoque e, ao mesmo tempo, traz ótima relação de custo-benefício para o comprador. Mas atenção: é preciso conhecer o perfil dos clientes. Em uma loja para reformas, tanto engenheiros responsáveis quanto os proprietários dos imóveis podem ser os compradores. Enquanto uma parte mantém seu foco nas informações técnicas, outra tende a escolher o que é mais vantajoso financeiramente.   Incentive o cross selling As promoções também podem ser utilizadas para incentivar a compra de itens que complementam o uso de determinados produtos. Essa é a estratégia chamada cross selling. Em uma loja de construção, por exemplo, é possível criar combos de kit de parafusos e porcas sextavadas ou, ainda, de vassouras e lixeiras residenciais.   Crie uma estratégia de divulgação eficiente Com todas as regras e objetivos definidos, a próxima etapa é a divulgação das ofertas. E mais uma vez conhecer o público-alvo é determinante para escolher qual abordagem e canais utilizar. A loja deve estar preparada e organizada com as informações necessárias. As redes sociais e publicidade local — como o jornal do bairro — podem ser utilizadas para a divulgação. Resumindo, para saber como fazer promoção é preciso definir seus objetivos, entender as necessidades dos clientes, criar suas regras e divulgar. Tudo isso, é claro, monitorando os resultados e fazendo ajustes para conseguir o máximo de lucratividade possível. Gostou das dicas? Quer ficar por dentro de todas as outras que compartilhamos? Siga nossa página do Facebook e assine nosso canal do Youtube para receber as atualizações.  
    23
    Jul
    2018

    Entenda por que usar rede social no atendimento ao cliente no varejo

      Você saberia dizer qual é a importância das redes sociais para o 
    atendimento ao cliente no varejo? Sabia que elas podem se tornar suas grandes aliadas no que se refere à comunicação com o público? Independentemente das suas respostas, preparamos este artigo para falar justamente sobre isso. Diante da marcante presença dessas mídias no dia a dia das pessoas, nada mais justo do que aproveitá-las como ferramentas de negócio. Tenha em mente que, se há pouco tempo o atendimento presencial, pelo telefone e por e-mail era suficiente, hoje a realidade é outra.  Nesse novo contexto, a utilização das redes sociais é uma obrigação. Por que? Bem, é exatamente isso que abordaremos a seguir, apresentando os motivos pelos quais elas devem ser usadas para o atendimento ao cliente no varejo. Aproveite! Velocidade na comunicação Começaremos, então, pela velocidade na comunicação. Por serem espaços "abertos" e de fácil acesso, as redes sociais permitem a interação com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, de forma ágil, interativa e personalizada.  Isso pode acontecer de duas maneiras: pública e privada. Para ilustrar, imagine que você fez uma publicação no Facebook ou no Instagram referente à chegada de um novo produto à loja e que essa novidade despertou o interesse de muitas pessoas, seguidoras ou não. Naturalmente, parte dessas pessoas que se mostraram interessadas pedirá mais informações, fazendo isso nos comentários da própria postagem. Para atendê-las, você pode, portanto: 
  • deixar as respostas logo abaixo das perguntas, ou seja, no campo público, no qual todos poderão visualizá-las;
  • entrar em contato pelo messenger (Facebook) ou direct (Instagram) e responder as solicitações de modo particular.
  • Exercício de criatividade e atração Outra razão pela qual as redes sociais devem ser usadas no atendimento ao cliente no varejo está relacionada com a criatividade e a atração do público. Nesse sentido, entenda que não há nenhum outro tipo de canal que permita uma comunicação tão abrangente quanto. Mais do que apenas atender, é possível acrescentar a esse serviço uma extensa variedade de "narrativas". Enquetes, comparação de produtos, dicas e avaliações de uso, enfim, tudo isso (e muito mais) pode ser utilizado para atrair os compradores. Maior interação com os consumidores  Não menos importante é a interação com os consumidores, que, certamente, será maior. Isso ocorre pelo simples fato de que as redes sociais possibilitam a disseminação de conteúdos, contribuindo, assim, para o engajamento do público com o seu negócio. No entanto, é preciso deixar claro que esse engajamento só será conquistado se você atender as dúvidas e/ou solicitações dos clientes, seja por mensagens diretas, seja respondendo nos comentários: isso deve ser feito o mais rapidamente possível.  Boas dicas para interagir nessas redes incluem:
  • mostrar a rotina da loja;
  • expor o feedback dos clientes;
  • falar sobre a qualidade dos produtos, apresentando suas características;
  • criar enquetes, premiações etc.
  •   Essas ações, como resultado, geram uma maior confiança nos clientes e estimulam a fidelização. Facebook e Instagram são excelentes para esses tipos de conteúdo, principalmente quando são utilizados os recursos dos Stories. Por fim, cabe salientar que, sobre uma visão ampla e geral, a utilização dessas mídias terá um impacto positivo para as suas vendas e, consequentemente, para o crescimento da sua empresa. Portanto, se você ainda não as utiliza, comece agora mesmo! Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a importância de usar as redes sociais no atendimento ao cliente no varejo. Se sim, deixe seu comentário no campo abaixo!  
    10
    Jul
    2018

    5 dicas para melhorar a exposição de produtos no ponto de venda

        Empresas do setor varejista, em geral, esforçam-se todos os dias para aumentar as vendas e obter resultados que não somente garantam a sua sobrevivência no mercado, como também gerem crescimento para o negócio. Pensar como será feita a exposição de produtos no PDV (Ponto De Venda), criar anúncios e promoções visuais, por exemplo, são algumas de suas estratégias. Dentre elas, não poderíamos deixar de dar destaque à importância da organização do 
    ponto de venda, afinal de contas, ele é o local de acesso do cliente ao produto e pode estimular ainda mais as compras. Por isso, neste post mostraremos algumas dicas úteis para melhorar a exposição de produtos no ponto de venda e otimizar os seus resultados! Confira. 1. Invista em uma ótima identidade visual Na hora de melhorar a exposição de produtos em sua loja, não poupe recursos. Placas, artigos de decoração, banners, cartazes e móbiles — use todo tipo de ferramenta necessária para criar uma boa identidade visual. Mas cuidado com o exagero, mantenha o bom senso estético. A ideia é criar um ambiente convidativo aos olhos do seu cliente, levando-o a não resistir e entrar no estabelecimento. Lembre que os elementos da identidade visual também podem ser úteis para guiar o consumidor dentro da loja, servindo como sinalizadores de áreas e produtos específicos.     2. Exponha os produtos de forma organizada Além de utilizar a criatividade em uma identidade visual atraente ao público, é importante saber expor as mercadorias de forma eficiente, categorizando os itens de maneira organizada:
  • posicione os produtos priorizando a sua credibilidade no mercado e o fluxo de vendas;
  • ocupe as prateleiras de cima a baixo com variações de modelos da mesma marca, criando uma visualização vertical;
  • no caso de loja de material de construção, posicione os produtos estrategicamente para que fiquem próximos de outras peças e ferramentas relacionadas, estimulando o consumo de mais itens.
  • Também é possível investir em linhas de produtos encartelados, pois sua embalagem favorece a organização em prateleiras. O visual fica harmônico e de fácil manipulação até mesmo para os clientes.     3. Priorize a iluminação Um ponto de venda mal iluminado ou com partes muito escuras tende a esconder os produtos e causar má impressão nos clientes. Consequentemente, reduz o fluxo de vendas e prejudica os resultados do negócio. Como mencionamos, o trunfo de uma empresa do setor varejista está em sua capacidade de mostrar as suas mercadorias ao público, tornando-as mais atrativas e conquistando novos consumidores. Uma ótima estratégia para melhorar a exposição de produtos em seu estabelecimento comercial é priorizando a iluminação:
  • todo o ambiente físico da loja deve ser claro;
  • foque as luzes nos produtos que deseja destacar ou nos itens que não atraem muitos clientes com facilidade, a fim de melhorar as vendas;
  • cuidado para não distorcer as cores do produto e gerar decepções nos clientes após a aquisição.
  •     4. Crie um ambiente convidativo A identidade visual de um ponto de venda é um recurso muito importante para atrair novos compradores para dentro da loja, entretanto, a atmosfera do ambiente em geral deve ser convidativa. Estamos nos referindo a todos os aspectos que são capazes não somente de atrair o cliente para entrar na loja, como também mantê-lo no interior pela maior quantidade de tempo possível:
  • utilize tons de cores suaves;
  • evite contrastes e sobrecarga de informações visuais, como excesso de placas e fachadas no interior do estabelecimento;
  • faça com que a sua loja mantenha um aroma agradável para causar uma sensação de bem-estar imediata;
  • controle a temperatura com ar-condicionado no verão e aquecedor no inverno;
  • mantenha o ambiente sempre limpo, iluminado e organizado;
  • cuidado com a escolha e o volume das músicas para não causar incômodo nos consumidores.
  •     5. Destaque os itens em promoção Quem é que não adora uma promoção? Não é coincidência que o setor varejista utiliza a estratégia das promoções sempre que precisa alavancar os resultados de vendas ou evitar prejuízos, liquidando produtos parados no estoque. Portanto, não é preciso fazer muito, além de trabalhar na exposição de produtos quando existem promoções em seu ponto de venda. Se possível, posicione os itens em promoção nas gôndolas da frente e nas vitrines, utilizando todos os artifícios que foram citados nos tópicos anteriores. Trabalhe na iluminação do local e invista em uma identidade visual criativa. Dessa forma, você conseguirá expor ao público o melhor do seu produto! Profissionais de marketing dizem que tais estratégias têm o foco na experiência do cliente, ou seja, quanto mais satisfatória for sua visita na loja, maior será sua fidelidade e até mesmo volume de vendas. Com base nesse princípio, algumas lojas investem em pontos de conveniência, oferecem café aos seus consumidores e até usam música ambiente que estimule o consumo. E como tais estratégias beneficiam o negócio? Benefícios de melhorar a exposição de produtos no PDV Usando essas estratégias simples de exposição de produtos no ponto de venda, a loja consegue colher alguns benefícios para suas vendas. Os principais listamos a seguir. Aumento das vendas Colocar produtos que se complementam próximos uns dos outros ou posicionar itens de compra rápida e contínua, como kit de parafusos próximos aos caixas de pagamento de lojas de construção, estimula a compra por impulso e também ajuda o cliente ao lembrá-lo de itens de utilização recorrente. Fidelização de clientes Com uma organização funcional que favoreça o autosserviço, a loja conquista os clientes, que podem tomar suas decisões de compra sem o acompanhamento obrigatório de um vendedor. A compra se torna mais ágil, eles podem fazer suas próprias análises sobre o item e solicitar o apoio do vendedor apenas quando for necessário. Nesse ponto é preciso ressaltar a importância de ter uma variedade de itens para que o cliente possa encontrar tudo que precisa em um só local. Melhor gestão e controle de estoque Uma loja bem organizada não favorece apenas o processo de venda, mas também a gestão de estoque e reposição. Isso porque é mais fácil identificar o volume de itens nas gôndolas e prateleiras, e associar rapidamente seu reabastecimento com o estoque. Imagem do negócio Um ambiente bem iluminado, limpo e organizado também ajuda na construção da imagem de uma loja. Comparando um estabelecimento com o outro, clientes darão mais créditos àqueles que zelam pelo conforto e facilidade de sua compra. Nesse momento, também vale mencionar os vendedores devidamente identificados com uniformes, promoções bem claras e próximas dos produtos, além da colocação dos preços certos para cada item ofertado. Os clientes têm gostado cada vez mais de conduzirem individualmente suas compras para só depois buscarem apoio de vendedores, a imagem e organização favorecem essa experiência. Acondicionamento correto Uma correta exposição de produtos no PDV também garante que a validade dos produtos e suas condições sejam asseguradas. Itens como parafusos e pregos não podem ser dispostos em espaços úmidos e itens de plásticos, se expostos ao calor, podem rachar e ter sua durabilidade reduzida. Para criar uma adequada exposição de produtos no PDV é preciso considerar as necessidades dos clientes e o que estimula as vendas no estabelecimento. Além disso, trocar regularmente os itens nas gôndolas e prateleiras pode ajudar a empresa a encontrar seu layout perfeito. Gostou das dicas sobre como melhorar a exposição de produtos no ponto de venda? Então siga-nos no Facebook e no Youtube para acompanhar todos os nossos conteúdos!  
    02
    Jul
    2018

    Alerta: 6 dicas para melhorar a segurança de loja

        Alguns estabelecimentos podem atrair mais interesse de ladrões por fazerem 
    vendas de maior valor ou que recebam um volume grande de pagamentos em dinheiro. É o caso de algumas lojas de construção, por exemplo. Por isso, investir na segurança de loja é fundamental. Nesse quesito, entram diversos mecanismos de defesas, desde os sistemas eletrônicos para monitorar o estabelecimento com imagens de vídeo até a simples alteração do layout para que itens de maior valor estejam em locais de difícil acesso. Ou seja, é possível aumentar a segurança da sua loja com soluções simples e investimentos certos. Neste post, listamos 6 dicas com ótimos resultados. Veja!   1. Melhore o layout e a infraestrutura da loja A primeira dica não envolve grandes investimentos, mas é determinante para impedir pequenos furtos, pois, ao organizar prateleiras ou gôndolas de produtos de maneira espaçada e simples, é possível ter uma visão mais clara dos acontecimentos durante a rotina diária. Além de manter a área visível, usar embalagens que dificultam o manuseio e colocar itens de maior valor em compartimentos fechados ou no final da loja — onde sempre há um vendedor — também são ações importantes.   2. Invista em sistemas eletrônicos de segurança de loja Sistemas eletrônicos podem ser importantes para a segurança da loja aberta ou fechada. Depósitos de construção, por exemplo, muitas vezes, têm áreas externas para armazenamento de brita, areia e outros. Uma cerca elétrica é fundamental para impedir a entrada de ladrões fora do horário de funcionamento, assim como manter as luzes acesas para impedir que eles ajam sem que sejam percebidos. Quando a loja está aberta, sistemas antifurto e alarmes na porta podem garantir a segurança do estabelecimento e de seus itens.   3. Não guarde grandes volumes de dinheiro nas lojas Faça a contabilidade regularmente e deposite os valores recebidos em dinheiro o quanto antes. Estoques grandes de produtos de maior valor também podem ser distribuídos entre as filiais. Além disso, evite manusear grandes volumes de dinheiro ou pagar os funcionários no estabelecimento. Tais ações minimizam o impacto de um eventual roubo e também deixam a loja menos visada para os ladrões. 4. Identifique comportamentos incomuns É preciso manter-se alerta para comportamentos incomuns no perímetro da loja e dentro do local. Visitantes que estejam mais interessados na estrutura do que nos produtos devem ligar o alerta do proprietário, assim como carros estacionados na redondeza com pessoas monitorando a rotina do estabelecimento.   5. Crie uma rede de apoio com lojistas da região Além de investir na segurança interna, criar uma rede de apoio com outros lojistas da região com iniciativas e orientações da polícia local também pode ser uma solução eficiente. Em algumas cidades, a polícia orienta a criação de uma rede entre os estabelecimentos com a utilização de aplicativos de mensagens, frases de alerta para pedir ajuda e até a combinação de visitas regulares de um proprietário à loja do outro. Ao menor sinal de perigo, um lojista vizinho pode acionar a polícia para a proteção e restabelecimento da ordem no perímetro. Essa rede também pode ser fundamental para compartilhar despesas com outros elementos de segurança, como rondas particulares, por exemplo. 6. Proteja e prepare sua equipe A equipe da loja também deve se sentir segura. Vivenciar um roubo ou estar constantemente com medo pode prejudicar, até mesmo, o desempenho dos vendedores, que terão suas atenções desviadas da função. Portanto, além de investir na segurança da infraestrutura, também é preciso demonstrar para a equipe que ela está protegida, assim como orientar como devem ser suas reações ao identificar atos suspeitos e em situações de perigo. A segurança de loja é fundamental não somente para o patrimônio e estoque de produtos, mas também para garantir a integridade de funcionários e clientes. Ter um estabelecimento que gere confiança e tranquilidade é fundamental, mas não é o único aspecto que merece atenção do proprietário. Quer montar um plano de administração que manterá sua loja sempre competitiva e gerando cada vez mais vendas? Baixe gratuitamente nosso guia completo para administrar uma loja de construção.  
    27
    Jun
    2018

    Descubra o poder do marketing boca a boca para o seu negócio

      Provavelmente o marketing boca a boca sempre existiu, mas com a evolução dos negócios, foi deixado de lado por conta de outros formatos mais tradicionais e de larga escala —como 
    cartazes de promoção e propagandas. Mas recentemente ganhou novo destaque, e por qual motivo? Porque para quem está comprando, a opinião de outros clientes voltou a ter muito mais relevância do que uma descrição dos produtos em suas embalagens. Afinal de contas, eles são imparciais e explicam fielmente como foi a experiência de utilizá-los. Mas isso não significa que o empresário não pode controlar seus efeitos. Neste post explicamos as vantagens reais de investir nesse tipo de marketing e as estratégias para conquistar ótimos resultados a partir dele. Confira.   Vantagens do marketing boca a boca O primeiro ponto é como este tipo de marketing pode favorecer uma loja nos dias atuais, onde as relações estão cada vez mais automatizadas e virtuais. Confira os benefícios do seu uso para os negócios.   Gera confiança Um potencial comprador confiará muito mais na opinião de quem utilizou uma abraçadeira rosca em sua obra do que no vendedor que esteja tentando oferecer o produto. Isso porque ele entende que a opinião de quem a adquiriu não tem intenção de obter vantagem ou lucro e está exclusivamente baseada em sua experiência real.   É direcionável Esse tipo de marketing acontece entre dois indivíduos que não são controlados pela loja, ou seja, ela não consegue determinar o que será dito. Porém, se garantir a satisfação, qualidade e o bom atendimento dos seus clientes, as chances de ter boas avaliações e indicações são muito maiores. Além disso, é preciso considerar que alguns clientes têm um ciclo de relacionamento com o mesmo perfil deles. Arquitetos e mestres de obras, por exemplo, fazem compras em lojas de construção regularmente quando estão executando projetos e reformas e têm parceiros e amigos que atuam na mesma área.   Está alinhado com os novos tipos de consumidores O marketing boca a boca acompanhou a evolução das tecnologias e hoje é feito nas redes sociais. Por isso, criar canais de contato e meios para divulgar produtos e se relacionar com os clientes no ambiente virtual é primordial.   Gera autoridade para a loja Ao fortalecer e incentivar esse tipo de marketing, a loja garante que sua imagem — seja on-line ou offline — esteja associada prioritariamente com opiniões positivas. Isso contribui para sua imagem de autoridade no assunto. Uma loja de construção não é especialista apenas em pregos e parafusos, mas fazer com que seus clientes reconheçam que ela tem a melhor qualidade e variedade desses itens permite atrair novos clientes em busca de qualidade.   Tem baixo (ou nenhum) custo Incentivar os clientes satisfeitos a opinar e fazer indicações para outros compradores é muito mais barato que investir em campanhas de marketing e publicidades mais tradicionais. Nas redes sociais, essas opiniões, inclusive, duram mais tempo e podem influenciar mais de um potencial comprador. Em outras palavras, essa divulgação tem efeitos escaláveis e atrai mais clientes sem que grandes investimentos sejam feitos em propagandas e outros recursos para conquistar novas vendas.   Estratégias para incentivar o marketing boca a boca Com tantos benefícios para o negócio, como incentivar de forma eficiente que clientes falem bem e façam indicações? Crie benefícios e recompensas Oferecer benefícios para quem indica os produtos e serviços de um negócio é a maneira mais clara de demonstrar parceria e interesse em que todos ganhem no relacionamento. Trabalhe com públicos específicos Uma loja de produtos para construção, por exemplo, pode ter uma grande procura de arquitetos e engenheiros de obra. Criar ações de marketing direcionadas para públicos específicos pode gerar boas indicações e negócios. Ofereça sempre o melhor atendimento Independentemente de quem seja o cliente, o bom atendimento sempre será um motivo para elogiar e falar bem de um estabelecimento. Portanto, zelar pelo atendimento é essencial. Apesar de ser uma atitude que o cliente precisa tomar, estratégias de marketing boca a boca podem dar os incentivos certos para que eles deem opiniões e façam indicações que aumentem a autoridade do estabelecimento e suas vendas. Você utiliza alguma dessas estratégias no seu negócio? Quais resultados já pôde identificar? Comente sobre sua experiência.  
    25
    Jun
    2018

    Sua loja de construção sempre relevante! Veja quais são as principais ferramentas e produtos que você deve oferecer no seu estabelecimento.

        Ter um negócio atraente envolve oferecer uma gama de produtos, que devem estar de acordo com o segmento. No que se trata de materiais e ferramentas para construção, muitos elementos são indispensáveis para as diversas etapas de um projeto. Este post vai mostrar o que você precisa disponibilizar para seus 
    clientes em sua loja, mantendo-se relevante e aumentando o faturamento. Confira! Caixa de massa A massa é material de finalização das paredes, na sua preparação para receber a tinta, portanto, importante para a estética da obra. Para que ela seja utilizada de forma adequada, é fundamental uma caixa de massa, que permite a sua conservação durante a aplicação. Kit Parafuso Os parafusos são importantes já na etapa final da construção: na montagem de móveis, aplicação de prateleiras e estruturas do tipo. Um bom kit de parafusos oferece resistência e qualidade na montagem. Kit pregoprego tem uma função muito parecida com a do parafuso, porém, com uma estrutura mais simples, ele é mais recomendado para montagem em peças e móveis de madeira. Oferecer kits na loja pode ser muito rentável. Kit buchabucha é uma espécie de receptor de parafusos. Ela fica dentro de um buraco feito em uma estrutura ou em uma parede, conseguindo a firmeza adequada para receber a peça. Fundamental, ela pode ser vendida em kits. Kit arruelaarruela é mais uma ferramenta que atua em conjunto com um parafuso — quando ele está suportando pesos maiores. A arruela oferece um suporte extra para que o parafuso não seja danificado. Furadeira A furadeira é necessária na etapa final da obra, em instalações elétricas, montagem de móveis e outros detalhes. Ela é indispensável para finalizar qualquer projeto. Rolos de tinta Na parte final de um projeto, a pintura é o toque de estética e, geralmente, o que mais agrada em uma construção. Sem o rolo não dá para pintar, ou seja, ele é uma ferramenta básica e que vai vender muito.     Bandeja para pintura Do mesmo modo que o rolo de tinta é importante, a bandeja também é um item de grande ajuda na hora de finalizar uma obra. Ela vai comportar a tinta da forma correta, sendo usada juntamente com o rolo. Caixa de passagem para split O ar condicionado é indispensável em muitas obras, sejam empresariais, sejam residenciais. Atualmente, o split é o equipamento mais usado, demandando uma caixa de passagem adequada ao seu tamanho, que o comporte e tenha uma drenagem eficiente. Esse produto é uma ótima oferta para a sua loja! Tubos Os tubos são peças fundamentais para uma necessidade que a maioria dos projetos tem: o encanamento. Não dá para não ter na loja! Ofereça materiais distintos para o trabalho com água quente e fria. Conexões As conexões são as estruturas que ligam um tubo ao outro, ajudando a encaixá-los no projeto da obra. Assim, eles podem seguir linhas retas e também fazer curvas. Sem elas não há tubulação. Telhas Voltadas para a cobertura de estruturas, as telhas são utilizadas em muitos projetos, especialmente residenciais. Isso mostra o quão importante é oferecê-las em diversos materiais: alumínio, metal, cimento, amianto e outros. Tijolos Os tijolos simplesmente compõem a estrutura física da casa, sendo responsáveis por dar vida às paredes. Uma loja de materiais e ferramentas para construção que oferece esse produto tem um fluxo de saída garantido. Argamassa Um composto com vários materiais, a argamassa tem duas funções primordiais em uma construção: proteger contra a umidade e assentar estruturas. Ela pode ser usada para juntar blocos ou revestir paredes de tijolos. Rejunte O rejunte é o responsável por preencher os espaços que ficam entre um piso e outro, dando uniformidade, estabilidade e aglomeração entre eles. Ele é fundamental também para a parte estética da obra, sendo indispensável para uma loja.   Ferramentas para construção e materiais básicos precisam estar entre o rol de produtos que uma loja do segmento oferece. Isso garante a relevância do estabelecimento e, naturalmente, seu fluxo de vendas. O que você procura para a sua obra? Conheça melhor a Goma! Entre em contato e veja quais produtos e ferramentas são úteis para o seu projeto.  
    20
    Jun
    2018

    Goma Bric: Uma linha que entende você e o seu cliente

        Olá, tudo bem?   Hoje queremos aprofundar um pouco mais com você sobre os principais produtos que dispomos na nossa linha GOMA Bric e que são fundamentais na sua loja de construção, mercado, dentro das necessidades dos seus clientes. Como já foi abordado em outros artigos, a linha GOMA Bric tem como objetivo atingir o público que precisa solucionar algo rápido em casa; como pendurar um quadro, instalar um varal, uma cortina, ou seja, manutenções rápidas e que requerem pouco material. Pensando nessa proposta, projetamos alguns kits bem usuais e os transformamos em produtos de fácil comercialização e funcionalidade. São parafusos e ganchos com buchas e parafusos com porcas e arruelas. Todos prontos em um pacote para que o consumidor resolva sua demanda mais rapidamente dentro da sua necessidade. Alguns dos nossos produtos são:  
    Parafuso Chipboard + Bucha São conjuntos de parafuso com bucha. Devido à grande utilização do parafuso chipboard ele se torna um produto barato para ser utilizado em sistemas de fixação simples que não requeiram muita resistência mecânica. Apesar de o parafuso chipboard ter sido desenvolvido para utilização direto na madeira, ele também funciona com bucha, só não garante a mesma resistência que os parafusos auto atarrachantes.   Parafuso auto atarrachante + Bucha Esses kits são de parafusos auto atarrachantes com cabeça panela zincados e com bucha. São materiais desenvolvidos para serem utilizados com bucha, possuem aplicação versátil, podendo ser usados para instalação de diversos objetos em casa, como pendurar um gancho de rede, uma cortina ou até mesmo um quadro, dando assim um excelente acabamento final por ter cabeça panela. Parafuso cabeça sextavada + Bucha Os parafusos cabeça sextavada são ótimos para as aplicações que requerem maior resistência, por esses possuírem maior torque e garantirem precisão aos objetos instalados. Dispomos 3 tipos de kits, com buchas M8, M10, M12, cada um pensado em aplicações que requerem diferentes tipos de resistência. São ideais para instalações de antenas, suportes de ar-condicionado, suportes para televisão, etc.   Conjunto de parafuso rosca máquina cabeça panela + arruela + porca Todos os Conjuntos de parafusos rosca máquina cabeça panela + porca + arruela são phillips e em polegadas. São ideais para juntar duas peças, normalmente sendo elas metálicas.   Conjunto de parafuso rosca máquina cabeça sextavada + arruela + porca Os conjuntos de parafusos rosca máquina cabeça sextavada com porca e arruela, conseguem mais aperto devido a cabeça sextavada. Todos os conjuntos são de medidas em polegadas.   Gancho + Bucha Os Kits de gancho com bucha podem ser utilizados como dispositivos para fixação de trava de segurança; içar ou pendurar objetos, e também, quando aplicados em paredes de alvenaria, servem como bucha de expansão. Dispomos de dois tamanhos, bucha M8 e M6. Pitão + Bucha Os Kits de pitão com bucha são ideais para fixação de elementos de apoio em paredes de alvenaria (entre outros), pois proporcionam segurança e firmeza nas instalações. Podendo também serem utilizados para fazer um varal de roupas. Dispomos de dois tamanhos, bucha M8 e M6.   Escápula + Bucha Os Kits de escápula com bucha também são ideais para fixação de elementos de apoio em paredes de alvenaria, pois proporcionam segurança e firmeza nas instalações. Podendo ser utilizados para fazer um local para pendurar chaves e ferramentas. Dispomos de dois tamanhos, bucha M8 e M6.   Kit de parafuso de Vaso Os tradicionais kits de parafuso de vaso incluem a porca calota, a haste, o acabamento que fica aparente no vaso e a bucha. Dispomos eles em dois materiais, inox e latonado, e também em diversos tamanhos. Esses também servem para a instalação de pias, tanques de lavar e em diversos modelos de vasos sanitários.   Veja também o que os nossos clientes acham sobre a Bric: “Após implantarmos a venda dos produtos encartelados nossa venda de parafusos aumentou a agilidade e praticidade na separação do produto deixou nossos clientes e vendedores super satisfeitos além de melhorar visualmente na loja a demonstração do produto minimizados também a perca e furos de estoque que no caso de ser vendido a granel colabora com essa desvantagem, tem sido ótimo trabalhar com parafusos encartelados só nos trouxe vantagens.” Priscila, Mundial Mat. de Construção   "Agilidade no atendimento, poder expor os produtos na gôndola e melhor organização do estoque." Erasmo,  Antunes Mat. de Construção   O que você achou desses produtos? Acredita que irão facilitar a venda na sua loja e sanar as necessidades dos clientes? Estamos abertos para conversar e implementar esse modelo de venda na sua loja.    
    11
    Jun
    2018

    Veja o porque nossos clientes optam por vender GOMA Bric

        Olá, tudo bem?   Hoje quero falar mais sobre a nossa linha de produtos encartelados para você. Está fazendo 2 anos que lançamos a linha GOMA Bric e desde então trabalhamos arduamente para conquistar novos clientes e também para convencer alguns deles que esse é um modelo eficaz e rentável para vender pregos, parafusos, buchas  - dentre outras miudezas -. Para mostrar os benefícios da GOMA Bric para você, resolvemos então perguntar para alguns de nossos clientes que estão com a linha implementada o porquê eles optaram por esse modelo/disposição dos produtos. O resultado surpreendente você pode conferir abaixo:   Pergunta: Por que você vende parafusos encartelados na sua loja?   “Preferimos produtos encartelados pela praticidade de organização, produto para auto atendimento. Facilitando a venda dos nossos vendedores” – Robinson,
    Ferragem Lorenzet   “Vendemos porque os encartelados além de agregar um valor maior nas vendas, também proporcionam praticidade de estocagem e facilitam o auto atendimento pelos clientes” – Nilton, Depósito Canadá   “A principal vantagem da venda de encartelados é o pouco ou o não envolvimento do vendedor na hora da venda destes produtos (auto serviço), pois isso acabava tomando muito tempo dos atendimentos, tornando-se custo operacional em que não conseguíamos agregar valor, já que os itens avulsos tinham preços muito insignificantes apesar do mark-up alto. O estoque de encartelados também é mais fácil de ser controlado do que o dos produtos vendidos avulsos. Atualmente os parafusos e fixadores ficam expostos na loja, aos olhos do cliente, podendo criar uma necessidade de compra no momento em que é visto” - Tamyres, Total Com. De Móveis e Mat Constr.   “Optamos por encartelados pelo motivo de ser auto serviço, proporcionando tempo vago aos vendedores para outros afazeres. As vantagens que nos trouxeram foi a otimização do estoque, fácil controle de estoque, pouca ou quase nenhuma perda do material” – Jamir, Figueiredo & Filhos.   “É muito bom, pois vendendo assim é mais viável, melhor custo/benefício, ou seja o cliente sai satisfeito, pois além da qualidade do produto, tem uma visibilidade melhor, mais praticidade e melhor organização” – Alex, Ivanir Rampanelli. "Estamos contentes com essa linha pois nos ajuda muito na rapidez e na agilidade no atendimento. Antigamente na venda de 10 parafusos e 10 buchas perdíamos muito tempo.. hoje o cliente escolhe ou seja, se auto atende. E outro situação é organização dos produtos na gôndola , conseguindo um aproveitamento 100% onde no avulso era quase impossível! Isso reflete, até mesmo na lucratividade!" - Rodrigo Krueger, Bortolato Materiais para Construção Após ler esses feedbacks gostou e ficou com vontade de estudar o assunto para implementar na sua loja? Converse com um de nossos vendedores que ele sanará todas as suas dúvidas!  
    08
    Jun
    2018

    Organize a venda de parafusos na sua loja de material de construção

        A boa organização e a correta exposição dos produtos é um dos aspectos que mais chamam a atenção dos clientes em um estabelecimento varejista. Diante disso, organizar a loja para aumentar a venda de parafusos é fundamental para garantir a saída de um produto que tem diversas utilidades. Nesse sentido, a gestão precisa focar em medidas que mantenham a boa visibilidade dessas mercadorias, além de fazer um estoque com os tipos de parafusos mais procurados. Selecionamos, neste artigo, importantes dicas e orientações para auxiliar a organização de sua loja de parafusos. Acompanhe! Conheça os tipos de parafusos mais comuns O bom gerenciamento de estoque é aquele que faz uma 
    provisão de materiais segundo o fluxo de vendas. Basicamente, a loja deve priorizar dois grandes grupos: itens para madeira — que são 18 subtipos — e os chamados parafusos mecânicos, compostos por 64 grandes grupos. Entre os parafusos para mecânica, também estão incluídos aqueles utilizados para chapas. Nessa classificação há variações de tipo de cabeça, de corpo, de ponta e também de atarraxamento. Quanto aos materiais utilizados na fabricação dos parafusos, os mais comuns são aço, aço inox e latão. O acabamento pode ser cromado, zincado, oxidado, oleado e de outras variações. Em linhas gerais, os parafusos são classificados da seguinte forma:
  • parafusos passantes: os que compõem esse modelo podem ter cabeça ou não. Em geral, requerem o uso de porcas e arruelas;
  • parafusos não passantes: não necessitam de porcas, já que a ligação é feita por meio de um furo roscado;
  • parafusos de pressão: como o próprio nome diz, são fixados por pressão das pontas sobre a peça. Alguns modelos têm cabeça, outros não;
  • parafusos prisioneiros: não têm cabeça, mas têm rosca nas duas pontas. Esses tipos são ideais para peças que precisam de montagem e de desmontagem frequente.
  • Melhore a organização do setor de parafusos Manter a correta exposição dos produtos em sua loja de parafusos permite que o cliente os encontre com mais facilidade. Para aumentar as vendas, o ideal é que estejam distribuídos em pequenas cartelas e separados conforme o tipo e o tamanho. De igual modo, é importante que as prateleiras sejam diariamente higienizadas para evitar o acúmulo de poeira sobre as peças. Além de influenciar no bom visual da loja, limpeza e organização sempre causam uma impressão positiva, não é mesmo?  Se os itens não estiverem bem distribuídos — em uma ordem lógica e dinâmica — a venda de parafusos pode ser prejudicada. Investir nesses aspectos é fundamental, pois se vendidos de forma mais organizada, contribuem para aumentar o valor agregado.  Diante da competitividade atual, é necessário priorizar ações que tornem a sua loja de parafusos mais atrativa e confortável para os clientes. Tais critérios podem influenciar a conversão de vendas, valorizar a sua marca e impulsionar o seu ticket médio. Confira os aspectos mais favoráveis à venda de parafusos  Os parafusos são peças que têm indicações conforme as suas especificidades. Logo, ficar de olho nos fatores que influenciam a conversão de vendas desses itens é fundamental. Veja os mais importantes: Autosserviço Atualmente, é necessário buscar meios para atrair o cliente e atender a expectativa dele. Assim, a venda de parafusos também precisa seguir a tendência dos outros produtos da loja: ser oferecida sob a forma de autosserviço. Para facilitar a identificação do tipo e de modelo de parafuso que o cliente procura, os itens devem ser vendidos em cartelas — em pequenas quantidades — e com código de barras. Qualidade  A qualidade dos produtos é indispensável para a sustentabilidade do negócio. Além de aumentar o nível de satisfação do cliente, oferecer mercadorias com um padrão de excelência acima da média é fundamental para fortalecer a marca. Desse modo, é primordial garantir boa qualidade aliada a um preço competitivo. Preço Procure variar bastante a tabela de preços. Promova maneiras de captar e de conquistar novos clientes por meio de promoções, brindes e, principalmente, pela prática de uma precificação justa e acessível. Somado a isso, coloque todos os parafusos organizados na mesma seção. Isso facilita a visão do cliente e o auxilia na escolha pelo que se enquadra em suas preferências ou condições financeiras. Utilize estratégias favoráveis à conversão de vendas e procure atender, ao máximo, a expectativa do consumidor. Para manter a seção sempre em ordem, deixe sempre alguns dos parafusos à mostra: isso permite que o cliente pegue a mercadoria sem que haja a necessidade de abrir os pacotes. Fornecedores Uma das formas de minimizar os erros nesse tipo de negócio é buscar fornecedores confiáveis e idôneos. Para garantir êxito em suas investidas, pesquise bastante, peça por informações e verifique alguns detalhes com os fornecedores. Solicite também referências aos amigos do ramo e tente trabalhar com fornecedores parceiros e que estejam dispostos a suprir a sua loja de parafusos com o que há de melhor no mercado. Mantenha a sua equipe bem informada e preparada para atender — e vender — para os clientes mais exigentes, busque um diferencial e esteja sempre alinhado às novidades. Garanta apenas o melhor para os seus consumidores e tenha em mente estratégias que tornem a sua loja cada vez mais competitiva. Variedade Manter a variedade de produtos é uma estratégia que ajuda a atrair várias classes de pessoas para a sua loja. É importante atender bem os clientes que estão em busca de produtos de qualidade, mas que sejam ofertados a um preço acessível. Além disso, encontrar uma mercadoria específica em uma loja de material de construção deve ser uma tarefa simples e fácil. Pois o estilo de vida moderno influencia o comportamento dos consumidores e, com isso, eles estão sempre apressados e em busca de praticidade. Nesse contexto, saber como estruturar a sua loja para aumentar a venda de parafusos exige mais atenção na disposição e na organização dos produtos. Tais fatores sinalizam mais credibilidade à marca, elevam o nível de satisfação do cliente e aumentam as chances de retorno dele ao seu estabelecimento. Agora que você sabe como organizar a venda de parafusos baixe um e-book gratuito com valiosas dicas para aumentar as vendas em sua loja de material de construção!        
    07
    Jun
    2018

    Saímos na revista do SEBRAE

          CONFIANÇA PARA AGIR Com a inclusão de novos produtos, o faturamento da GOMA subiu 33%      Criada em 2006 na cidade de Tijucas, a Goma foi idealizada para fabricação de solados de borracha para sapatos. Porém, a ideia que deu origem ao nome da empresa – goma significa borracha em italiano –, acabou deixada de lado e as atividades focaram-se na produção de caixas plásticas para correspondências.     As caixas são o carro-chefe até hoje e ficaram como único produto da empresa até 2010, quando teve início uma tímida diversificação do catálogo, com a adição de lixeiras residenciais e modelos mais populares de caixas de correio. A grande mudança veio em 2013, depois que Guilherme Zanini assumiu a gestão. Graduado em engenharia, ele não tinha muitos conhecimentos de administração. A vontade de organizar melhor a empresa levou-o a procurar o Sebrae/SC. Ao participar do Empretec e de cursos na área de gestão, ganhou confiança para buscar novas frentes de atuação.    Hoje, além de vender sua produção própria, que corresponde a 70% do faturamento, a Goma investe também na comercialização de parafusos encartelados. “Compramos em grandes quantidades, fracionamos e encartelamos. Assim o lojista não perde tempo contando um por um atrás do balcão”, explica o empresário. A adição desses itens e o lançamento de novos tipos de lixeiras, de caixas de correio (InBox e InBox Luxo) e de um minibar, o catálogo da empresa tem agoramais de 200 produtos em seis linhas. Com isso, o faturamento de 2016 em relação a 2015 subiu 33%.            Outra questão que ajudou a Goma a evoluir foi o trabalho da Agente Local de Inovação (ALI) Débora Izidio. Auxiliado por ela, Guilherme sistematizou os processos da empresa, que foram unificados em um só documento, e reorganizou toda a parte de gestão do negócio. Agora, o empreendedor quer mudar o foco. “Em 2017 sobre 2016, tivemos um incremento próximo de 10% no faturamento. Crescemos muito em 2016 e agora estabilizamos. Pesou também a dificuldade para contratar vendedores e para ampliar o mercado, tarefas para 2018”, anuncia.    Atendendo não só Santa Catarina, mas também parte do Rio Grande do Sul e Grande Curitiba, entre as ações que o empresário implantou  está  um programa de telemarketing para prospecção de novos clientes e vendas por telefone, com a formatação de um script para esse contato. Além disso, o site e e-commerce da Goma foi estruturado para atender melhor o lojista de material de construção. Por meio desse sistema é possível fazer pedidos online, ter acesso a dicas de vendas dos produtos e até mesmo orientações sobre empreendedorismo.   "META PARA 2020 É SER REFERÊNCIA NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO QUESITO TECNOLOGIA E ATENDIMENTO AO CLIENTE"      “Nossa meta para até 2020 é ser empresa referência no ramo da construção civil quando se fala em tecnologia e atendimento ao cliente”, conclui Guilherme. Para 2018, ele também planeja impulsionar a venda dos parafusos e a inclusão no catálogo de outros produtos vendidos a granel que possam ser encartelados   Fotos:
    Rafael Rosseti Clique aqui para ler a revista completa 

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