20/02/2018 09:00
Organização e Gestão da loja

Saiba como escolher fornecedores certos para seu negócio

 

 

Empresas que atuam no varejo da construção civil lidam o tempo todo com a inovação dos materiais de construção, bricolagem e materiais para obras e reformas. E o consumidor final costuma ser exigente nesse mercado, portanto, saber como escolher fornecedores é o primeiro passo para vendas sustentáveis, que abram caminho para o crescimento.

Também não se pode desconsiderar que o setor varejista de materiais de construção se encontra em um momento de reestruturação. De acordo com o Sebrae, o momento pede atenção redobrada na estratégia de negócios — até mesmo em função da grande concorrência no setor.

Para tanto, é necessário começar bem na escolha dos parceiros responsáveis por abastecer sua loja. Então, comece por considerar as 4 dicas a seguir!

 

Analise a qualidade dos produtos e serviços

Quem vende material de construção sabe melhor do que ninguém o quanto é importante e estratégico disponibilizar produtos de alta qualidade.

Uma marca de cimento ruim, por exemplo, pode comprometer seriamente a estrutura de um imóvel. O mesmo vale para componentes como janelas, portas e esquadrias. Se o material for de má qualidade, não tenha dúvidas de que a sua loja será responsabilizada, o que é ruim para a reputação.

Assim, caso o seu negócio ainda não tenha um padrão de qualidade definido, busque estipular parâmetros para guiar na escolha dos fornecedores.

Com que marcas eles trabalham? São reconhecidamente duráveis e de confiança? Uma vez que esses parâmetros estejam alinhados, sua empresa poderá fazer encomendas sem medo de revender produtos de procedência duvidosa.

 

Alinhe padrões e objetivos de negócios

Será que aquele fornecedor que parece oferecer tantas vantagens tem a mesma preocupação que você com a imagem da sua loja? O volume de pedidos que a sua empresa pretende fazer está de acordo com a capacidade de entrega?

Fechar uma parceria que não esteja em sintonia com o que você precisa — mesmo que ofereça bons produtos — com o tempo pode gerar problemas, principalmente em relação ao estoque.

Se a escolha for por um parceiro comercial grande demais, por exemplo, é possível que sua empresa perca representatividade. Por outro lado, se o fornecedor escolhido não tiver estrutura para atender às suas demandas, corre-se o risco de desabastecimento.

Diante disso, tente encontrar empresas que garantam o fornecimento de produtos dentro das suas estratégias comerciais, que entreguem rápido e sem prejuízo na qualidade.

 

Faça uma cotação de preços

A margem de lucro no varejo da construção deve ser sempre calculada tendo-se em vista o custo de aquisição dos produtos. Junto à análise dos preços da concorrência, é essa a base para a formação de preços competitivos.

Sendo assim, nada mais coerente que optar por fornecedores que ofereçam mercadorias que você possa revender a valores que preservem a sua lucratividade. O importante é encontrar o equilíbrio. As vendas devem cobrir os custos operacionais, ao mesmo tempo em que os preços praticados devem ser atraentes para o consumidor final.

Faça uma pesquisa ampla, reconheça quais são as opções disponíveis no mercado, e escolha de acordo com o melhor custo-benefício.

 

Considere o tempo de reposição e giro do estoque

Normalmente, lojas de material de construção trabalham com estoque para garantir o atendimento aos seus clientes. Embora exista o dropshipping, essa é uma modalidade ainda perigosa, uma vez que não há como estabelecer padrões de eficiência nas entregas.

Assim, tenha em vista o tempo que leva para a sua linha de produtos e materiais ser esgotada nas prateleiras, e calcule quanto demora para um parceiro entregar com base nessa demanda. Existe até um cálculo simples para isso.

Por exemplo, se a sua loja vende 10 caixas de parafusos por dia e são necessários 7 dias para receber novas caixas, você precisará manter estocadas, no mínimo, 70 unidades — o que, no varejo, se chama estoque mínimo.

Enfim, como escolher fornecedores depende de um conjunto de critérios muito bem definidos, reveja todos os pontos aqui descritos e avalie se o que você tem à disposição compensa. E nunca se esqueça de aliar tempo de entrega com qualidade e preço justo!

E aí, gostou do post? Sua loja já conta com uma rede de fornecedores? Sobrou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe-nos o seu comentário! Teremos prazer em responder.

 




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