CONFIANÇA PARA AGIR
Com a inclusão de novos produtos, o faturamento da GOMA subiu 33%
Criada em 2006 na cidade de Tijucas, a Goma foi idealizada para fabricação de solados de borracha para sapatos. Porém, a ideia que deu origem ao nome da empresa – goma significa borracha em italiano –, acabou deixada de lado e as atividades focaram-se na produção de caixas plásticas para correspondências.
As caixas são o carro-chefe até hoje e ficaram como único produto da empresa até 2010, quando teve início uma tímida diversificação do catálogo, com a adição de lixeiras residenciais e modelos mais populares de caixas de correio. A grande mudança veio em 2013, depois que Guilherme Zanini assumiu a gestão. Graduado em engenharia, ele não tinha muitos conhecimentos de administração. A vontade de organizar melhor a empresa levou-o a procurar o Sebrae/SC. Ao participar do Empretec e de cursos na área de gestão, ganhou confiança para buscar novas frentes de atuação.
Hoje, além de vender sua produção própria, que corresponde a 70% do faturamento, a Goma investe também na comercialização de parafusos encartelados. “Compramos em grandes quantidades, fracionamos e encartelamos. Assim o lojista não perde tempo contando um por um atrás do balcão”, explica o empresário. A adição desses itens e o lançamento de novos tipos de lixeiras, de caixas de correio (InBox e InBox Luxo) e de um minibar, o catálogo da empresa tem agoramais de 200 produtos em seis linhas. Com isso, o faturamento de 2016 em relação a 2015 subiu 33%.
Outra questão que ajudou a Goma a evoluir foi o trabalho da Agente Local de Inovação (ALI) Débora Izidio. Auxiliado por ela, Guilherme sistematizou os processos da empresa, que foram unificados em um só documento, e reorganizou toda a parte de gestão do negócio. Agora, o empreendedor quer mudar o foco. “Em 2017 sobre 2016, tivemos um incremento próximo de 10% no faturamento. Crescemos muito em 2016 e agora estabilizamos. Pesou também a dificuldade para contratar vendedores e para ampliar o mercado, tarefas para 2018”, anuncia.
Atendendo não só Santa Catarina, mas também parte do Rio Grande do Sul e Grande Curitiba, entre as ações que o empresário implantou está um programa de telemarketing para prospecção de novos clientes e vendas por telefone, com a formatação de um script para esse contato. Além disso, o site e e-commerce da Goma foi estruturado para atender melhor o lojista de material de construção. Por meio desse sistema é possível fazer pedidos online, ter acesso a dicas de vendas dos produtos e até mesmo orientações sobre empreendedorismo.
"META PARA 2020 É SER REFERÊNCIA NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO QUESITO TECNOLOGIA E ATENDIMENTO AO CLIENTE"
“Nossa meta para até 2020 é ser empresa referência no ramo da construção civil quando se fala em tecnologia e atendimento ao cliente”, conclui Guilherme. Para 2018, ele também planeja impulsionar a venda dos parafusos e a inclusão no catálogo de outros produtos vendidos a granel que possam ser encartelados
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