05/10/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Conheça o rapport e como impacta as vendas de balcão

 

 

Saber o que é rapport e como aplicar esta técnica pode ter um impacto bastante positivo nas vendas de balcão da sua empresa.  

Aplicando o conceito à área de vendas, você poderá observar um melhor desempenho por parte de seus funcionários, e consequentemente, nas vendas também. A técnica de rapport gera uma relação de confiança entre a empresa e o consumidor, tornando-o mais receptivo durante o processo de negociação.

Neste artigo falaremos mais sobre o conceito de rapport e como ele pode ser aplicado para otimizar os resultados das vendas de balcão da sua empresa. Acompanhe o post e conheça mais sobre a ferramenta!  

 

 

O que é rapport?

De origem francesa, a palavra rapport pode ser entendida no português como "sintonia" e é usada na psicologia como técnica para gerar uma ligação de empatia  entre as partes envolvidas, facilitando assim a comunicação, a troca de informações e experiências.

Baseado na confiança, harmonia e respeito mútuos, o rapport é um processo que ocorre naturalmente, sem "forçar a barra" na hora de efetivar uma venda. A ideia é deixar que a comunicação flua e que todos os envolvidos se sintam à vontade com a situação, gerando o sentimento de compreensão e cooperação entre o consumidor e o vendedor. 

 

 

Práticas de rapport

Uma das principais técnicas de rapport é o espelhamento, que consiste em incorporar  de maneira sutil a linguagem corporal da outra pessoa (como gestos e expressões faciais), a fim de criar uma sintonia inconsciente com ela.

Outro meio eficaz de criar a empatia no rapport é a famosa reciprocidade, que permite o compartilhamento de informações e interesses de igual para igual. Deste modo, o consumidor começará a simpatizar com o vendedor, o que auxiliará e muito na hora da venda.

Outra característica que faz com que o cliente sinta-se à vontade é ao perceber que realmente está sendo ouvido pelo vendedor, principalmente ao suprir as suas expectativas quanto ao produto.  

 

 

O impacto do rapport nas vendas de balcão

Estabelecer o rapport gera uma relação de confiança e harmonia com o seu cliente. Isso faz com que ele se abra e expresse com maior clareza quais são as suas reais necessidades, sendo a oportunidade perfeita para você oferecer a melhor solução de acordo com cada caso.  

Este ambiente de harmonia acaba facilitando o processo de vendas, uma vez que o cliente tende não só a comprar mais facilmente, como estabelece um relacionamento a longo prazo, gerando assim fidelização e retornando à loja para fazer mais compras.  

Quando aplicada da maneira correta, o rapport estabelece valores como familiaridade, empatia, compreensão e melhora no aprimoramento pessoal e nas relações interpessoais. Listamos algumas dicas que podem ajudar o vendedor de balcão a estabelecer o rapport. Entre elas podemos citar:  

 

- Chame o cliente pelo próprio nome;

- Estabeleça contato visual com o seu cliente;

- Seja simpático e solícito;

- Sorria durante o atendimento;

- Seja otimista e transmita a sensação de confiança e poder ao seu cliente;

- Ouça e preste atenção no que o cliente está falando e procurando;  

- Seja paciente e demonstre interesse em resolver o problema do cliente e apontá-lo uma solução;

- Deixe suas mãos sempre a mostra, pois elas são indicadores inconscientes de confiança.

 

Estes são alguns fatores que podem ajudar a criar uma relação de cooperação e harmonia entre sua empresa e o cliente. Neste artigo, falamos sobre o que é e quais são os benefícios do rapport, assim como sua aplicação nas vendas de balcão. Aproveite as nossas dicas e as utilize em seu negócio!

 

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