20/03/2017 00:00
Organização e Gestão da loja

Troca de um fornecedor: aprenda quando e como avaliar

 

 

Para que um negócio tenha sucesso no mercado e consiga manter uma boa lucratividade, não é necessário que os empreendedores busquem apenas atender os clientes com excelência e tentem suprir suas expectativas, mas é fundamental que tenham também fornecedores de confiança.

Empresas parceiras são essenciais para o sucesso de um negócio, visto que os produtos ou serviços entregues para os clientes dependem bastante deles.

É muito importante que os lojistas e donos de pequenos e médios negócios tenham atenção ao tratar com os fornecedores, de forma a garantir o melhor e mais eficiente fornecimento de materiais para o negócio.

Para ajudá-lo a lidar melhor com as empresas parceiras e garantir que seu negócio apresente sempre bons produtos aos clientes, separamos neste post tudo o que você precisa saber sobre quando e como avaliar a troca de um fornecedor. Confira!

 

 

Qualidade no atendimento

Assim que os empreendedores perceberem que um determinado fornecedor deixou de prestar um atendimento de qualidade, deve-se ter em mente que chegou o momento de cogitar a troca do fornecedor.

O primeiro passo é reunir com a empresa e apresentar as reclamações e pedir que sejam feitas alterações no serviço. Caso o fornecedor não apresente soluções ou não concorde com os pontos apresentados, deve-se iniciar pesquisas de mercado em busca de outras empresas que distribuam os mesmos itens e que tenham o potencial de tornarem-se parceiras do negócio.

 

 

Cumprimento de prazos

Um fornecedor de qualidade é aquele que cumpre com todos os acordos e os prazos, entregando produtos e itens de acordo com a demanda solicitada. Por isso, é fundamental que os donos do próprio negócio fiquem atentos se as empresas contratadas estão cumprindo as datas de entrega estabelecidas.

Os empreendedores precisam sempre se lembrar de que caso os fornecedores falhem, o negócio pode ter sua imagem prejudicada com os clientes e até mesmo prejudicar as vendas. Dessa forma, sempre que uma empresa parceira começar a apresentar atrasos, é hora de estudar o fornecimento dos itens por outro fornecedor.

 

 

Valor final dos itens

O preço é provavelmente o fator decisivo na hora da escolha dos consumidores. Por isso, é fundamental que todo negócio possua fornecedores que entreguem produtos em valores acessíveis, de forma que os empreendedores consigam manter uma margem de lucro vantajosa para a loja. Se o fornecedor cobrar um preço elevado, os lojistas precisarão aumentar o preço dos itens, isso pode afastar os clientes e fazer com que comprem em outros estabelecimentos.

Os empreendedores devem analisar constantemente o valor praticado pelos fornecedores, caso os preços dos itens esteja muito elevado deve-se comprar de outra empresa o quanto antes. Lembre-se quando mais baixo forem comprados os itens, menores serão os preços praticados e com isso maiores serão as vendas.

 

 

Programas de parceria entre loja e fornecedor

Por último, um detalhe que os lojistas devem sempre ficar atentos são os programas de parceria. Se alguma empresa chegar propondo uma parceria de fornecimento de produtos para a loja, escute e veja o que estão oferecendo. Muitas vezes o apresentado pode superar as condições praticadas pelos fornecedores atuais, fazendo com que a troca de um fornecedor seja o melhor caminho para o negócio.

Lembre-se: muito cuidado com os programas de parceria! Alguns podem ser contratos para manter seu negócio preso a empresa e com o tempo isso pode ser desvantajoso para o lojista. Portanto, tenha sempre o pé atrás com empresas que apresentem parcerias muito melhores do que as já conhecidas.

 

 

 

 

Aprendeu como estudar e verificar se a troca de um fornecedor deve ser feita? Agora não deixe de seguir a página da Goma no Facebook e fique por dentro das melhores dicas para o seu negócio!




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