07/06/2018 09:00
Por dentro da GOMA

Saímos na revista do SEBRAE

   

 

CONFIANÇA PARA AGIR

Com a inclusão de novos produtos, o faturamento da GOMA subiu 33%

 

   Criada em 2006 na cidade de Tijucas, a Goma foi idealizada para fabricação de solados de borracha para sapatos. Porém, a ideia que deu origem ao nome da empresa – goma significa borracha em italiano –, acabou deixada de lado e as atividades focaram-se na produção de caixas plásticas para correspondências. 

   As caixas são o carro-chefe até hoje e ficaram como único produto da empresa até 2010, quando teve início uma tímida diversificação do catálogo, com a adição de lixeiras residenciais e modelos mais populares de caixas de correio. A grande mudança veio em 2013, depois que Guilherme Zanini assumiu a gestão. Graduado em engenharia, ele não tinha muitos conhecimentos de administração. A vontade de organizar melhor a empresa levou-o a procurar o Sebrae/SC. Ao participar do Empretec e de cursos na área de gestão, ganhou confiança para buscar novas frentes de atuação.

   Hoje, além de vender sua produção própria, que corresponde a 70% do faturamento, a Goma investe também na comercialização de parafusos encartelados. “Compramos em grandes quantidades, fracionamos e encartelamos. Assim o lojista não perde tempo contando um por um atrás do balcão”, explica o empresário. A adição desses itens e o lançamento de novos tipos de lixeiras, de caixas de correio (InBox e InBox Luxo) e de um minibar, o catálogo da empresa tem agoramais de 200 produtos em seis linhas. Com isso, o faturamento de 2016 em relação a 2015 subiu 33%.

 

 

   

   Outra questão que ajudou a Goma a evoluir foi o trabalho da Agente Local de Inovação (ALI) Débora Izidio. Auxiliado por ela, Guilherme sistematizou os processos da empresa, que foram unificados em um só documento, e reorganizou toda a parte de gestão do negócio. Agora, o empreendedor quer mudar o foco. “Em 2017 sobre 2016, tivemos um incremento próximo de 10% no faturamento. Crescemos muito em 2016 e agora estabilizamos. Pesou também a dificuldade para contratar vendedores e para ampliar o mercado, tarefas para 2018”, anuncia.

   Atendendo não só Santa Catarina, mas também parte do Rio Grande do Sul e Grande Curitiba, entre as ações que o empresário implantou  está  um programa de telemarketing para prospecção de novos clientes e vendas por telefone, com a formatação de um script para esse contato. Além disso, o site e e-commerce da Goma foi estruturado para atender melhor o lojista de material de construção. Por meio desse sistema é possível fazer pedidos online, ter acesso a dicas de vendas dos produtos e até mesmo orientações sobre empreendedorismo.

 

"META PARA 2020 É SER REFERÊNCIA NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO QUESITO TECNOLOGIA E ATENDIMENTO AO CLIENTE"

 

   “Nossa meta para até 2020 é ser empresa referência no ramo da construção civil quando se fala em tecnologia e atendimento ao cliente”, conclui Guilherme. Para 2018, ele também planeja impulsionar a venda dos parafusos e a inclusão no catálogo de outros produtos vendidos a granel que possam ser encartelados

 

Fotos:

Rafael Rosseti

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Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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