23/05/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Saiba o que é um PDV e como criar para uma loja de material de construção

 

 

Existem diversas estratégias de divulgação de marca que podem ser adotadas para atrair a atenção dos clientes e, entre elas, podemos destacar o PDV. No artigo de hoje, vamos explicar esse conceito, suas vantagens e mostrar como criar um PDV na loja de material de construção.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue com a leitura e confira agora mesmo!

 

 

O que é PDV, afinal?

Existem várias definições para o que significa um ponto de venda (PDV), porém a mais adequada, dentro desse contexto, é "o meio ou local escolhido por uma marca para expor seus produtos e entrar em contato diretamente com seus clientes".

Em outras palavras, é um lugar projetado para colocar os itens em destaque, criando oportunidades para que sua aquisição seja facilitada.

 

 

Quais vantagens ele oferece?

O PDV ajuda na identificação de como funciona o comportamento de compra dos clientes, facilitando a definição de estratégias comerciais para o gestor.

Além disso, ele também possui um papel essencial na forma como a empresa alcança seus consumidores, ou seja, quanto mais tempo eles passam no ponto de venda, maiores são as chances de efetuar a compra e estreitar o relacionamento com a empresa.

 

 

Como implementar o PDV na loja de material de construção?

Existem algumas boas práticas que podem ser seguidas na hora de implementar um PDV em uma loja de material de construção. Com base nelas, elaboramos uma lista com as seguintes dicas:

 

Planeje o ambiente

Em um primeiro momento, é necessário definir algumas questões relacionadas ao tipo de ambiente que será criado, como:

  • a iluminação;
  • a decoração;
  • o estilo, por exemplo.

Nesse sentido, um bom projeto de luzes ajuda a criar um clima mais agradável, ao mesmo tempo em que atrai a atenção para determinados produtos em destaque.

A decoração também tem que estar de acordo com os itens que são expostos, traduzindo qual é o estilo do seu negócio.

 

Exponha os produtos de forma impecável

Tome o cuidado de não deixar prateleiras empoeiradas e itens avariados, por exemplo, no seu PDV. Nesse caso, vale sempre lembrar que a experiência oferecida para os clientes tem que ser impecável, despertando seu interesse em comprar e se tornar um consumidor fiel à sua marca.

 

Treine os colaboradores

O treinamento da equipe também é crucial para o sucesso do PDV na loja de material de construção. Eles precisam saber o que estão vendendo — conhecendo tanto as características técnicas quanto os benefícios. Também devem ser sempre solícitos e educados no atendimento, equilibrando para não causar incômodo aos clientes.

 

Insira os hot points próximo à entrada e aos caixas

Os "pontos quentes" são aqueles em que são colocadas as novidades ou os produtos que possuem grandes chances de venda. Isso cria uma necessidade que o cliente desconhecia até então e aumenta as chances de alavancar as vendas.

O ideal é que esses pontos estejam sempre mais próximos da entrada e dos caixas.

 

Ofereça conforto e comodidade aos clientes

Por mais que a ideia de um PDV seja expor e dar destaque a seus produtos, não se pode esquecer de oferecer comodidade para os consumidores. Ao mesmo tempo em que os itens devem causar a necessidade de compra, os clientes devem se sentir à vontade e escolher se relacionar com sua marca.

 

A criação de um PDV na loja de material de construção é uma decisão estratégica que pode ajudar a melhorar a divulgação dos seus produtos, dando mais destaque a eles. Entretanto, é algo que precisa ser cuidadosamente planejado, para que os objetivos propostos sejam alcançados.

 

 

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