08/05/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Saiba criar metas para sua equipe de vendas

 

 

De fato, a busca por melhores resultados sem definir metas para equipe de vendas é ineficiente.

Se você não estabelece um propósito, seu time não saberá o que é esperado e não vai se esforçar para entregar o melhor.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do planejamento de objetivos para a equipe de vendas e daremos 8 dicas para você criar metas assertivas.

Se o objetivo é aumentar as vendas da sua loja, não deixe de ler este post!

 

 

Estabeleça metas alcançáveis

Em primeiro lugar, tenha em mente que de nada adianta você estabelecer metas impossíveis de serem alcançadas. Isso apenas desmotivará a equipe. O segredo é criar metas possíveis e motivar os vendedores para que eles "comprem a ideia".

 

Verifique seu índice de vendas

Analise o seu histórico de vendas. Aqui, o importante é fazer cálculos do aumento nas vendas da empresa nos últimos anos ou meses para definir metas com base em projeções.

 

 

Trabalhe em conjunto com os vendedores

Peça para os vendedores elaborarem suas próprias metas. Quando o colaborador traça os seus objetivos, é sinal de que ele está se comprometendo a atingir a meta proposta.

 

 

Analise o mercado em que atua

Conhecer o seu mercado de atuação é fundamental para alinhar as metas com a equipe de vendas. Assim, busque informações em pesquisas, consultas na internet, jornais e associações de classe.

Com os dados em mãos, faça uma análise do percentual de crescimento do mercado e defina as estratégias com base nessas informações.

 

 

Trabalhe com cenários ao definir metas para equipe de vendas

Faça uma relação entre o mercado em que atua e os dados da sua empresa. Por exemplo: se o mercado teve um crescimento de 20% e a sua empresa cresceu 15% com um investimento X, então você conseguirá analisar esse cenário e definir quanto precisa investir a mais para que o seu negócio alcance o crescimento desejado.

 

 

Atribua gatilhos de investimentos

Se o objetivo é o crescimento da empresa por meio do aumento nas vendas, talvez você precise realizar investimentos — marketing, promoções, contratação de vendedores, infraestrutura e outros — e atribuir gatilhos para a execução. Assim, você deve traçar um plano e definir as metas parciais para cada gatilho — sempre analisando o desempenho dos vendedores.

 

 

Crie um painel de controle das metas

Um painel de metas (dashboard) funciona como um termômetro de desempenho da equipe de vendas.

Por meio do dashboard, tanto você quanto os vendedores poderão acompanhar as pequenas ações de maneira individual — como o aumento no número de ligações e visitas na semana — para entender o que impacta no resultado final.

A dica aqui é deixar o painel de controle visível para todo o time de vendas.

 

 

Desafie e recompense seus vendedores

Por último, é importante desafiar os seus vendedores. Nesse sentido, associe as metas à remuneração variável. Compense financeiramente, com prêmios, bonificações e comissões de vendas, as metas alcançadas.

Quando o vendedor se sente desafiado e enxerga reconhecimento por seu trabalho, o resultado é um maior engajamento que refletirá em vendas e aumento nos lucros da sua loja de materiais de construção.

 

 

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