25/09/2018 09:00
Organização e Gestão da loja

Saiba como fechar uma venda no PDV

 

Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação.

Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples!

O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!

 

Conheça bem o seu cliente

Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo.

É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes.

Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.

 

Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV

Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes.

O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca.

Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.

 

Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes

O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos.

Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!

 

Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado

De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo.

Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.

 

Invista em divulgação, promoção e desconto

Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas.

E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores!

Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV.

Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação.

Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples!

O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado.

Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!

 

Conheça bem o seu cliente

Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo.

É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes.

Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.

 

Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV

Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes.

O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca.

Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.

 

Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes

O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos.

Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!

 

Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado

De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo.

Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.

 

Invista em divulgação, promoção e desconto

Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas.

E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores!

Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV.

 




Veja Também

16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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17
Out
2018

Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

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09
Out
2018

Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

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