11/08/2017 00:00
Organização e Gestão da loja

Saiba como economizar nas compras

 

 

As transações comerciais acontecem por toda parte, e os produtos percorrem um longo caminho até chegar às lojas. Os lojistas, por sua vez, precisam comprar em grandes quantidades para poder vender ao consumidor e, portanto, saber como economizar na compra é uma habilidade primordial para eles.

Sabe-se que, em tempos de crise, qualquer economia é bem-vinda. Melhor ainda é poder economizar sem abrir mão da qualidade. Se você é lojista e sempre tem dúvidas sobre as melhores formas de otimizar suas compras, preste atenção nas dicas que preparamos especialmente para você:

 

 

1. Escolha o melhor local para compra

O primeiro passo antes de eleger um fornecedor é pesquisar preços e vantagens, não tenha pressa de comprar no primeiro provedor que aparecer.

O fornecedor deve ser escolhido tomando-se por base não somente o preço, mas também a qualidade dos produtos, condições de pagamento, entrega, promoções e tudo aquilo que possa trazer algum benefício.

Também não hesite em pesquisar o mercado caso o fornecedor atual não esteja cumprindo com o que trataram. Aliás, o ideal é manter sempre mais de um fornecedor de cada item na lista dos principais, pois nos momentos de urgência, você terá segundas opções.

 

 

2. Gerencie seu estoque

Antes de saber o que você precisa comprar, é necessário ter uma relação de quais itens ainda há no estoque. Quer um exemplo? Você comprou 10 latas de tinta branca e outras 10 de amarela. Todas as brancas foram vendidas e ainda restam 5 amarelas. Comprar mais 10 de cada é perda de tempo (e de dinheiro). As amarelas certamente ficarão mais tempo em seu estoque, visto que saem menos.

Por que não potencializar a sua compra adquirindo em maior quantidade o item que tem maior saída? Mantendo assim um estoque menor daquele que vende pouco. É este raciocínio que você precisa seguir para evitar compras repetitivas ou desnecessárias. 

 

 

3. Fique por dentro das últimas do mercado

Você sabe qual a competitividade do seu produto? Essa informação é muito importante para servir como base na análise do volume de vendas e do lucro obtido.

Se determinado produto está com pouca saída, por exemplo, verifique se trata-se somente dos efeitos da crise ou se o seu concorrente não está oferecendo a mesma qualidade por um menor preço.

Caso conclua que o caso se enquadra nessa segunda situação, antes de simplesmente baixar o preço para competir com ele, observe quanto você paga no produto.

De nada adianta ter um preço competitivo e vender pelo mesmo valor de compra. Situações como essa demandam um tempo de pesquisa e talvez até mesmo a busca de um novo fornecedor.

 

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