28/11/2017 00:00
Organização e Gestão da loja

Saiba como definir o mix de produtos para sua loja

 

Se você possui uma loja ou está pensando em montar uma, é essencial saber o que é e como definir o mix de produtos para seu empreendimento. Ele indica o que será ofertado pela empresa e impacta diretamente as suas vendas e seus resultados.

 

Naturalmente, é comum pensar que uma boa loja possui um amplo mix de produtos, afinal, quanto mais opções, mais as chances de vender, não é mesmo? Porém, isso nem sempre é o ideal. Dependendo do seu público, você pode confundir os clientes e deixá-los perdidos no meio de tantas opções! Além disso, muitos produtos representam um alto custo de estoque, o que compromete seu fluxo de caixa.

 

Pensando nisso, colocamos abaixo as principais dicas para ajudar você a definir o mix de produtos para sua loja. Confira!

 

 

Conheça seu cliente

O primeiro passo para saber como definir o mix de produtos para sua loja é conhecer o seu público-alvo. Com base nos gostos e comportamento de compra, fica mais simples entender o que faz sentido oferecer para ele ou não. Avalie questões como as seguintes:

 

- De quais produtos os meus clientes mais precisam?

- Qual variedade eu preciso oferecer em cores/tamanhos?

- Preciso oferecer customização ou produtos exclusivos?

- O preço pensado é coerente com o que eles esperam pagar?

 

Esses elementos ajudam você a definir o mix de produtos ideal para a sua loja, fazendo com que ofereça os itens certos. Dessa forma, você gera a experiência correta e não compromete seus resultados com estoque parado na loja.​ Além disso, essa análise contribui para a criação de suas ações de marketing e fidelização de clientes.

 

 

Use o histórico de vendas

Outra variável importante para definir um bom mix de produtos é avaliar o histórico de vendas da loja, caso possua um. Ele lhe dará informações dos produtos mais vendidos e procurados, além dos que são mais lucrativos e que contribuem para o resultado da empresa. Esses produtos não podem ficar de fora do seu mix.

 

Além disso, é importante definir uma quantia correta para a compra de produtos, a fim de que não faltem produtos importantes e os menos procurados não fiquem parados no estoque. Para isso, o histórico também é fundamental, afinal, ele fornece uma visão da venda média de cada item por períodos. Use esses números como base para as compras. Não se esqueça de ter uma previsão de crescimento ou retração do mercado e aplicar essa taxa à quantidade final.

 

 

 

 

Observe a concorrência

Outra forma de saber como definir o mix de produtos é avaliar quais deles os seus concorrentes vendem, identificar os preferidos dos clientes que você não oferece na sua loja e incluí-los em seu mix.​ Vale investir na divulgação desses produtos, colocando-os em sua vitrine ou anúncios, para mostrar as suas novidades.

 

 

Avalie os resultados periodicamente

Quando você define o mix de produtos da loja é importante avaliar os resultados periodicamente e identificar a necessidade de mudanças para otimizar as vendas. O ideal é que todos os produtos representem lucros para o negócio, ou seja, que os estoques não estejam parados e os clientes vejam valor em cada produto oferecido.

 

Uma dica é entender o giro do estoque e comparar os valores de cada produto, identificando os mais lucrativos, os que representam mais vendas e aqueles essenciais para o negócio.

 

Além disso, é essencial continuar o monitoramento dos clientes e do mercado. Busque sempre novidades e tendências que possam ser oferecidas no seu mix de produtos e aumentar o valor da marca para os consumidores.

 

Percebeu como definir o mix de produtos para sua loja de forma estratégica é importante? Quer melhorar esse processo na sua loja de materiais de construção? Então entre em contato com a Goma e comece o seu projeto!




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