01/03/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Saiba como aumentar as vendas com a organização dos produtos

 

 

Quem tem uma loja de materiais de construção sabe muito bem como é difícil manter bons resultados no final do mês. Se você trava essa batalha todo dia para conseguir manter seu negócio de pé, conhece os desafios de sustentar uma empresa.

É para pagar suas contas com mais tranquilidade e te explicar como aumentar as vendas que preparamos estas dicas. Confira!

 

 

O que fazer com os produtos que estiverem em promoção 

Se você comprou algum material em um lote maior, como pisos e louças, e quer repor logo o seu caixa fazendo uma boa promoção, tenha o cuidado de colocar esses produtos em um local de destaque e bem sinalizado.

Coloque o valor deles com uma placa mais chamativa e em um lugar que todo cliente que entrar na loja consiga ver.

Caso você tenha o costume de fazer promoções frequentemente, pode até pensar em definir um lugar para colocar esses produtos. Assim os compradores acabarão se acostumando a conferir o que você tem em uma oferta especial.

 

 

Onde colocar os produtos mais lucrativos

Alguns produtos têm uma margem de lucro melhor do que outros. Isso significa que vender esses itens traz mais dinheiro.

Eles podem até não ser os com maior giro, mas merecem ser colocados em lugares de fácil acesso — de preferência ao alcance das mãos e dos olhos dos seus consumidores. Assim, seus clientes têm mais chances de pensar em levá-los também.

 

 

Onde colocar os produtos que vendem mais

Normalmente todo negócio tem algum ou alguns produtos que têm mais saída — com maior giro. Na sua loja de materiais não é diferente.

Utilize esses chamadores de clientes para fazer com que eles passem na frente de outras opções de compras. Coloque esses itens próximos de outros que não vendam tão bem, de preferência uma prateleira abaixo.

Já reparou que toda padaria coloca o balcão com os pães lá no fundo? É justamente para que você precise percorrer a loja toda e tenha a chance de acabar comprando alguma outra coisa no meio do caminho. Utilize a mesma lógica no seu estabelecimento. 

 

 

Como organizar o ambiente da loja

Se o seu cliente entrar na sua loja de materiais de construção e já quiser ir embora, vai ficar difícil você conseguir descobrir como aumentar as vendas sem eles por perto.

É preciso que o ambiente do seu estabelecimento esteja bem organizado e limpo para receber seus compradores. Nada de areia espalhada por aí!

Sem a necessidade de fazer grandes investimentos, é possível melhorar o ambiente interno: pense em como é a melhor forma de circulação das pessoas, posicione o caixa de uma maneira que o comprador não fique desconfortável, abra espaço no balcão.

Ao organizar seu negócio, preste atenção e mais uma coisa: sinalize e identifique os produtos corretamente, colocando tudo separado por tipo de peças: material hidráulico, tintas, revestimentos, parte elétrica. Isso facilita para que todo mundo consiga encontrar o que procura em um auto-serviço e evita que as pessoas saiam sem levar tudo que buscavam.

 

 

Gostou?

Se você gostou dessas dicas fáceis e baratas de como aumentar as vendas, vai se interessar também sobre outros assuntos que normalmente disponibilizamos em nossa página do Facebook e no nosso canal do Youtube. Siga-nos e receba todas essas informações sem nenhum esforço.




Veja Também

08
Abr
2021

Goma PRO: uma de nossas linhas de fixadores empacotados

Produtos empacotados, popularmente chamados de encartelados, como o nome já diz, são produtos vendidos em conjunto dentro de um pacote. A linha Goma Pro, surgiu como uma opção mais profissional para a nossa outra linha de empacotados, a Goma Bric.⠀ Na linha Goma Pro é possível encontrar pacotes de parafusos, buchas, rebites, arruelas, e mais, em maiores quantidades. Sendo que todos os itens presentes em cada pacote já são previamente contados, catalogados e possuem código de barras, evitando assim, aquele processo demorado de contar cada item individualmente. Essa linha de produtos fixadores empacotados tem como público principal profissionais autônomos, marceneiros, instaladores de ar condicionado e alarme, e demais profissionais que necessitam de produtos específicos e em maiores quantidades. Quais os benefícios que ela traz para a loja de materiais para construção? Tanto a Goma Pro quanto a Goma Bric, foram pensadas e desenvolvidas para que o lojista possa ter, uma melhor organização dentro da loja e consiga atender os seus clientes de maneira mais rápida e eficiente, já que os produtos estão contados, bastando o cliente ir até o expositor, pegar o que ele necessita e realizar a compra. O que você acha de ter esta maneira organizada e prática de vender produtos a granel em sua loja de materiais para construção? Fale conosco e saiba mais!

Ler mais
10
Fev
2021

Ter um bom atendimento é a chave para conquistar clientes fiéis!

  Além de manter a loja de materiais para construção sempre arrumada e dispor de um bom mix de produtos, para fazer que um cliente retorne a sua loja e a indique para outras pessoas, o atendimento deve ser eficiente e cordial. Para aprimorar o atendimento de sua loja e conquistar de vez seus clientes, é necessário entender realmente o que é este processo, quais etapas estão presentes nele e como podem ser executadas para que o atendimento chega ao ponto desejado, que é onde o cliente efetua a compra do produto. Conheça quais etapas estão presentes no processo de atendimento ao cliente 1- Primeiro contato: é quando o cliente entra em sua loja de materiais para construção. Desde o princípio, ele deve ser recebido de maneira educada e eficiente. Caso não for possível que ele seja atendido prontamente, peça para que ele aguarde. Nunca deixe um cliente “largado” em um canto, ele pode ir embora e você perderá uma venda. 2- Entender qual a necessidade do cliente: aqui é necessário ouvir atentamente o cliente, sem interrupções de qualquer tipo, para entender qual a sua necessidade e oferecer o produto que trará a melhor solução. Deste modo, você irá diretamente no produto certo, o que irá agilizar o atendimento e demonstrará ao cliente que você realmente estava focado nele. 3- Apresentar uma solução: aqui será mostrado o produto e como ele irá suprir as necessidades daquele cliente. Esta etapa requer muita paciência, já que muitos clientes não possuem o mesmo conhecimento de quem está atendendo. 4- Conclusão: com o produto escolhido, o consumidor irá efetuar a compra. Não se esqueça de manter o bom nível de atendimento até o último momento, pois, está é uma etapa importante para que este processo da primeira compra seja o começo de um relacionamento duradouro. Vale ressaltar que, na prática, estas etapas não irão acontecer de maneira tão ordenada, mas elas podem ser adaptadas para o dia-a-dia de cada negócio. Outro ponto importante, lidar com público é imprevisível, por isso, o colaborador que possui a função de atendimento direto aos clientes, precisa ter muito “jogo de cintura” para lidar com situações adversas. Gostou do conteúdo? Você também pode conferir mais em nossas redes sociais (Instagram e Facebook)

Ler mais
16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

Ler mais
Voltar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

INSTITUCIONAL

REDES SOCIAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PLATAFORMA MEGYS DESENVOLVIDA POR YDEAL TECNOLOGIA