09/04/2018 09:00
Organização e Gestão da loja

Qual a importância do visual da loja na fidelização de clientes

 

 

O visual da loja deve ser coerente com os produtos oferecidos. Atualmente, muitos são os recursos empreendidos para explorar e utilizar as táticas de visual merchandising — uma nova forma de combinar marketing e comunicação visual para destacar os produtos e vender muito mais.

Usar a linguagem típica dos produtos vendidos é fundamental para atrair os consumidores. E promover esse diferencial em sua loja pode trazer resultados surpreendentes nas estratégias de vendas e maximizar o seu faturamento.

Confira neste artigo como o layout, a organização e a disposição dos produtos impactam a fidelização dos clientes. Boa leitura!

 

Por que investir no visual da loja é tão relevante?

Diante da competitividade atual pela conquista de novos consumidores, é preciso aplicar estratégias para garantir ao consumidor uma ótima experiência de compra e, desse modo, aumentar as chances de fidelização.

Priorizar o estilo da loja com um visual que dialogue com as mercadorias oferecidas pode ser um fator decisivo na hora da compra e, desse modo, colaborar positivamente para a conquista e a retenção dos clientes.

Nesse sentido, cuidar para manter um ambiente agradável, moderno, climatizado, limpo e organizado, é fundamental para encontrar o produto desejado de forma rápida e fácil. Além do mais, esses detalhes ainda favorecem a formação de uma boa imagem de seu estabelecimento.

Percebe-se, então, a importância de investir no layout da loja, já que esses fatores contribuem para que o consumidor passe mais tempo em seu comércio e compre mais produtos.

 

Quais os aspectos mais importantes e que tornam o visual da loja diferenciado?

O seu estabelecimento precisa possuir uma aparência externa e interna capaz de convencer as pessoas a entrar nele. Mesmo de forma implícita, esse poder de atração é um dos passos iniciais — e definidores do futuro de muitas instituições — no que se refere à efetivação das vendas.

Em linhas gerais, estratégia, planejamento e ação são as diretrizes que podem agregar mais valor à sua marca, garantir “uma nova cara” à sua loja e maximizar a lucratividade. Veja, então, quais aspectos são parte importante desse processo.

 

Fachada

Independentemente do ramo de atuação, a fachada é o detalhe que causa a primeira impressão. Ela é um importante instrumento de comunicação: aspectos como limpeza, estilo, letreiros luminosos, utilizando diferentes materiais como letra caixa, e iluminação devem estar em perfeita harmonia para chamar a atenção de quem passa próximo.

 

Iluminação

Deve ser atraente e visível tanto ao dia como à noite. A boa iluminação externa é aquela que possui uma estrutura capaz de destacar detalhes, como a logomarca e as placas. Internamente, é importante manter o foco em estratégias como a sinalização e no destaque para promoções.

 

Disposição dos produtos

O estilo do ambiente interno precisa complementar o externo: exige-se a máxima atenção para que a disposição dos produtos não comprometa a infraestrutura da loja. Quando as pessoas entram em uma loja, elas a avaliam racionalmente. Porém, na hora da decisão de compra, são os fatores emocionais que falam mais alto.

Assim, o visual de seu estabelecimento precisa ser projetado para influenciar a mente das pessoas e, dessa forma, vender muito mais.

 

Organização e limpeza

A organização e a limpeza de sua loja precisam ser um dos fatores de destaque. Capriche na organização, no mobiliário, mantenha lixeiras em pontos estratégicos e utilize produtos de higienização adequados para garantir a boa impressão de seu estabelecimento.

Os clientes apreciam um ambiente limpo, confortável e organizado. Além disso, um cheirinho agradável pode possibilitar a maior permanência deles em sua loja, aumentar a conversão de vendas e potencializar o seu ticket–médio.

Nesse contexto, o visual da loja deve proporcionar bastante conforto e profissionalismo, visto que tais aspectos influenciam — de forma positiva ou negativamente — a percepção do cliente frente ao produto e a imagem do estabelecimento.

 

Quer aprender mais? Confira neste artigo como melhorar a estrutura de sua loja de material de construção!

 

 




Veja Também

08
Abr
2021

Goma PRO: uma de nossas linhas de fixadores empacotados

Produtos empacotados, popularmente chamados de encartelados, como o nome já diz, são produtos vendidos em conjunto dentro de um pacote. A linha Goma Pro, surgiu como uma opção mais profissional para a nossa outra linha de empacotados, a Goma Bric.⠀ Na linha Goma Pro é possível encontrar pacotes de parafusos, buchas, rebites, arruelas, e mais, em maiores quantidades. Sendo que todos os itens presentes em cada pacote já são previamente contados, catalogados e possuem código de barras, evitando assim, aquele processo demorado de contar cada item individualmente. Essa linha de produtos fixadores empacotados tem como público principal profissionais autônomos, marceneiros, instaladores de ar condicionado e alarme, e demais profissionais que necessitam de produtos específicos e em maiores quantidades. Quais os benefícios que ela traz para a loja de materiais para construção? Tanto a Goma Pro quanto a Goma Bric, foram pensadas e desenvolvidas para que o lojista possa ter, uma melhor organização dentro da loja e consiga atender os seus clientes de maneira mais rápida e eficiente, já que os produtos estão contados, bastando o cliente ir até o expositor, pegar o que ele necessita e realizar a compra. O que você acha de ter esta maneira organizada e prática de vender produtos a granel em sua loja de materiais para construção? Fale conosco e saiba mais!

Ler mais
10
Fev
2021

Ter um bom atendimento é a chave para conquistar clientes fiéis!

  Além de manter a loja de materiais para construção sempre arrumada e dispor de um bom mix de produtos, para fazer que um cliente retorne a sua loja e a indique para outras pessoas, o atendimento deve ser eficiente e cordial. Para aprimorar o atendimento de sua loja e conquistar de vez seus clientes, é necessário entender realmente o que é este processo, quais etapas estão presentes nele e como podem ser executadas para que o atendimento chega ao ponto desejado, que é onde o cliente efetua a compra do produto. Conheça quais etapas estão presentes no processo de atendimento ao cliente 1- Primeiro contato: é quando o cliente entra em sua loja de materiais para construção. Desde o princípio, ele deve ser recebido de maneira educada e eficiente. Caso não for possível que ele seja atendido prontamente, peça para que ele aguarde. Nunca deixe um cliente “largado” em um canto, ele pode ir embora e você perderá uma venda. 2- Entender qual a necessidade do cliente: aqui é necessário ouvir atentamente o cliente, sem interrupções de qualquer tipo, para entender qual a sua necessidade e oferecer o produto que trará a melhor solução. Deste modo, você irá diretamente no produto certo, o que irá agilizar o atendimento e demonstrará ao cliente que você realmente estava focado nele. 3- Apresentar uma solução: aqui será mostrado o produto e como ele irá suprir as necessidades daquele cliente. Esta etapa requer muita paciência, já que muitos clientes não possuem o mesmo conhecimento de quem está atendendo. 4- Conclusão: com o produto escolhido, o consumidor irá efetuar a compra. Não se esqueça de manter o bom nível de atendimento até o último momento, pois, está é uma etapa importante para que este processo da primeira compra seja o começo de um relacionamento duradouro. Vale ressaltar que, na prática, estas etapas não irão acontecer de maneira tão ordenada, mas elas podem ser adaptadas para o dia-a-dia de cada negócio. Outro ponto importante, lidar com público é imprevisível, por isso, o colaborador que possui a função de atendimento direto aos clientes, precisa ter muito “jogo de cintura” para lidar com situações adversas. Gostou do conteúdo? Você também pode conferir mais em nossas redes sociais (Instagram e Facebook)

Ler mais
16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

Ler mais
Voltar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

INSTITUCIONAL

REDES SOCIAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PLATAFORMA MEGYS DESENVOLVIDA POR YDEAL TECNOLOGIA