17/11/2017 00:00
Por dentro da GOMA

Por trás dos bastidores de uma história de sucesso!

Toda empresa tem uma história para contar e, para que nossos produtos cheguem até as prateleiras das lojas, existe uma trajetória de pessoas que trabalham duro para isso. Conheça um pouco da nossa história e das pessoas que ajudaram a construí-la!

 

 

faxada goma

 

 

O Início e os primeiros produtos

 

Tudo começou em fevereiro de 2006, onde, em uma área de 460m² na cidade de Tijucas/SC (cidade que atuamos até hoje) foi dado o início às nossas atividades.

Começamos com a Caixa de Correio Master, era o nosso único produto. Vendíamos ela em 14 cores diferentes e também estilizadas com times de futebol. 

Em 2010, Gilmar Zanini entrou na sociedade e lançamos a Lixeira GOMA e a Caixa de Correio POP. Nessa época, também conseguimos expandir mais as regiões de atuação da GOMA, começando a vender no Rio Grande do Sul e no Paraná.

Nos anos seguintes incorporamos outros produtos ao mix, vassouras, materiais de pintura, etc. Tínhamos um direcionamento na área de plásticos e os produtos eram todos com esse material.

No ano de 2013 a empresa passa a ser administrada somente pela família Zanini e quem assume a diretoria é o Guilherme Zanini. Foi um ano de muito crescimento dentro da empresa, conseguimos grandes clientes e nossas vendas aumentaram bastante.

 

 

time de funcionarios goma, gilmar zanini e guilherme zanini

 

Inovação e renovação da linha de produtos

Sentindo uma necessidade de renovação nos produtos e precisando trazer novidades para o mercado em 2016, a GOMA é toda reformulada. Passa então a trabalhar não só com materiais plásticos, mas também com parafusos, pregos, ganchos, materiais para banheiro, etc. Foi nesse ano que dividimos as linhas da GOMA como são conhecidas hoje, e estão explicadas abaixo. 

 

GOMA Outside: Design, inovação e resistência, são as palavras que definem a Goma Outside. É nossa linha de produtos destinada para a área externa da casa, entre eles, diversos modelos de caixas de correio e lixeiras residenciais;

 

GOMA Bric: A Goma entende a necessidade dos clientes que buscam facilidade e autoatendimento na hora da compra. Uma linha completa de itens para bricolagem, pregos, parafusos, ganchos e buchas, todos empacotados em pequenas quantidades e organizados em um expositor;

 

GOMA Pro: Mesma ideia da linha GOMA Bric, porém, voltada para os profissionais, utiliza de pacotes maiores com maior quantidade de parafusos, buchas, pregos, etc.

 

GOMA Home: Para dar um toque a mais, temos a linha Goma Home, que são produtos para o acabamento em casa. Tais como prateleiras de vidro, porta shampoo, acessórios para banheiro, entre outros;

 

GOMA Clean: Também pensamos na área de serviço de casa. Oferecemos diversos modelos de vassouras, rodos, escova sanitária, tábua de lavar, lixeiras e suportes para organização;

 

GOMA Strong: Uma linha forte tal como o nome. Voltada para produtos resistentes e versáteis destinados à construção civil, reparos ou reformas, baldes e bandejas para pintura e limpeza de obra como o vassourão.

 

 

 

Hoje, sabemos que o nosso sucesso está diretamente ligado ao sucesso do nosso cliente. Por isso, trazemos produtos que visam facilitar a vida do lojista de materiais de construção. Fazendo com que ele venda produtos de maior valor agregado, com design e chamativo no ponto de venda(clique e veja 5 dicas para melhorar o ponto de venda)

Vemos que a tendência do ramo é o auto-serviço, lojas com mais gôndolas e mais parecidas com supermercados. Por isso, pensamos sempre em fornecer bons expositores e damos um atendimento mais próximo ao lojista, fazendo com que ele só tenha a preocupação de trazer o seu cliente para dentro da loja.

 

 

O futuro e a plataforma de pedidos

Você deve ter notado que ao longo do texto existem varias palavras em azul sublinhadas. São temas dos quais produzimos conteúdos em nosso Blog. Essa foi mais uma inovação que trouxemos para os lojistas de material de construção, um portal onde ele possa se atualizar, informar e sair na frente dos concorrentes.

 

Todas essas novidades, sejam em produtos, ou sobre as dicas de gestão e conteúdos estão dentro da plataforma que está sendo acessada nesse momento. Na onda da inovação, agilidade e comodidade, desenvolvemos esse site para que o cliente possa fazer orçamentos, fechar um pedido ou esclarecer duvidas em tempo real e a hora que quiser. Veja o vídeo abaixo:

 

 

 

Espero que tenham gostado dessa viagem pela história da GOMA e sobre as curiosidades da nossa trajetória. Se você gostou, siga também nossa página Goma no Facebook, por lá é possível acompanhar sempre que há postagem e conteúdos novos, além das promoções e ofertas de nossos produtos. 

 

Forte abraço!

 




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16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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17
Out
2018

Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

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09
Out
2018

Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

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