21/11/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Passo a passo para começar a vender pela internet

 

 

Abrir uma loja virtual para vender pela internet é uma das melhores estratégias de negócios atualmente. As vantagens são muitas e se comparar com uma loja física, o seu negócio terá maior abrangência territorial, menor investimento necessário, menor custo de manutenção, oportunidade de atrair e fidelizar uma base de clientes maior, aumentar o volume de vendas, entre outros benefícios.

 

Pensando nisso, decidimos montar um passo a passo com as principais etapas que você deve seguir para ter um bom site de vendas. Utilize as dicas como um guia e tenha sucesso com a estratégia.

 
 

1. Pesquise como o mercado funciona na internet

Se você nunca teve a curiosidade de ver os concorrentes atuando no ambiente online, a hora é agora. As lojas virtuais parecem padronizadas na internet, mas cada segmento é diferente. A necessidade do público e o tipo de mercadorias e serviços vendidos podem influenciar muito na forma como uma loja atua na internet. As diferenças podem parecer sutis, mas significam muito para o sucesso do empreendimento.

 

Antes de montar um site para vender pela internet, faça uma boa pesquisa sobre como o seu segmento de atuação funciona no mundo online. Assim você pode identificar desafios e oportunidades de melhorias, adotando boas ideias para se diferenciar e se destacar no mercado.

 

 

2. Escolha uma plataforma de criação de sites

Com uma boa noção do mercado online, é hora de escolher a melhor plataforma de site. Para ter uma e-commerce profissional, você terá que pagar pelos recursos e ferramentas, bem como pelo domínio e hospedagem. Mas acredite, vale a pena. O valor é pequeno se considerar o retorno que o site poderá trazer.

 

Para escolher uma boa plataforma de criação de sites, pesquise quais oferecem layouts responsivos (que se adéquam às telas pequenas dos celulares e tablets), segurança digital nas páginas de pagamento, ferramentas de carrinho de compra, cálculo de frete automatizado, diversos meios de pagamento, analytics e o que mais for necessário para atender adequadamente o seu negócio e os seus clientes.

 

 

3. Crie um design funcional e alinhado

Não adianta só ter muitos recursos e ferramentas a disposição. É preciso que eles estejam integrados e funcionem corretamente. Além disso, o site deve ser bem organizado, limpo e agradável aos olhos. Imagens, textos e vídeos precisam ser bem posicionados nas páginas e agregar boa intuitividade aos usuários.  

 

Deste modo, o conjunto da obra irá gerar uma boa experiência aos visitantes do site.

 

 

 
 

4. Pense na entrega e cobrança de frete

A entrega das mercadorias será pelos correios ou por meio de transportadoras? O valor do frete será cobrado do cliente ou será gratuito? Essas perguntas devem ser respondidas antes de montar o site. Tudo dependerá dos custos e do planejamento de marketing e finanças que terá. Por exemplo: frete grátis seria ótimo para o marketing, mas é preciso avaliar a distância e a quantidade que será entregue.

 

Quantidades grandes podem compensar o frete grátis, pois o desconto que daria pode ser utilizado para cobri-lo. Distâncias mais curtas também podem ter fretes gratuitos, mesmo em quantidades menores, por ser mais barato. Pense em uma boa estratégia para equilibrar rentabilidade com agrados aos clientes.

 

 

5. Monte páginas de pagamento seguras

Se a plataforma de criação de sites oferecer recursos de segurança digital, não só aplique à página de pagamentos como também deixe bem claro para o cliente que ele está em uma área segura contra golpes e fraudes. Para isso, insira o selo de segurança da empresa que presta o serviço na página. Isso deixará o cliente mais tranquilo e seguro para inserir os dados pessoais e de cartões de crédito, aumentando o número de vendas concretizadas.

 

O comércio eletrônico ainda está amadurecendo no Brasil e esse pode ser o melhor momento para a sua empresa começar a participar dele. Mas lembre-se: evite decepcionar os clientes e utilize sempre produtos de qualidade superior. Não perca mais tempo, monte ainda hoje a sua loja virtual para vender pela internet e eleve o patamar de negócios da sua empresa.

 

 

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Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

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Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

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