08/06/2018 09:00
Organização e Gestão da loja

Organize a venda de parafusos na sua loja de material de construção

 

 

A boa organização e a correta exposição dos produtos é um dos aspectos que mais chamam a atenção dos clientes em um estabelecimento varejista. Diante disso, organizar a loja para aumentar a venda de parafusos é fundamental para garantir a saída de um produto que tem diversas utilidades.

Nesse sentido, a gestão precisa focar em medidas que mantenham a boa visibilidade dessas mercadorias, além de fazer um estoque com os tipos de parafusos mais procurados.

Selecionamos, neste artigo, importantes dicas e orientações para auxiliar a organização de sua loja de parafusos. Acompanhe!

Conheça os tipos de parafusos mais comuns

O bom gerenciamento de estoque é aquele que faz uma provisão de materiais segundo o fluxo de vendas. Basicamente, a loja deve priorizar dois grandes grupos: itens para madeira — que são 18 subtipos — e os chamados parafusos mecânicos, compostos por 64 grandes grupos.

Entre os parafusos para mecânica, também estão incluídos aqueles utilizados para chapas. Nessa classificação há variações de tipo de cabeça, de corpo, de ponta e também de atarraxamento.

Quanto aos materiais utilizados na fabricação dos parafusos, os mais comuns são aço, aço inox e latão. O acabamento pode ser cromado, zincado, oxidado, oleado e de outras variações.

Em linhas gerais, os parafusos são classificados da seguinte forma:

  • parafusos passantes: os que compõem esse modelo podem ter cabeça ou não. Em geral, requerem o uso de porcas e arruelas;

  • parafusos não passantes: não necessitam de porcas, já que a ligação é feita por meio de um furo roscado;

  • parafusos de pressão: como o próprio nome diz, são fixados por pressão das pontas sobre a peça. Alguns modelos têm cabeça, outros não;

  • parafusos prisioneiros: não têm cabeça, mas têm rosca nas duas pontas. Esses tipos são ideais para peças que precisam de montagem e de desmontagem frequente.

Melhore a organização do setor de parafusos

Manter a correta exposição dos produtos em sua loja de parafusos permite que o cliente os encontre com mais facilidade. Para aumentar as vendas, o ideal é que estejam distribuídos em pequenas cartelas e separados conforme o tipo e o tamanho.

De igual modo, é importante que as prateleiras sejam diariamente higienizadas para evitar o acúmulo de poeira sobre as peças. Além de influenciar no bom visual da loja, limpeza e organização sempre causam uma impressão positiva, não é mesmo? 

Se os itens não estiverem bem distribuídos — em uma ordem lógica e dinâmica — a venda de parafusos pode ser prejudicada. Investir nesses aspectos é fundamental, pois se vendidos de forma mais organizada, contribuem para aumentar o valor agregado. 

Diante da competitividade atual, é necessário priorizar ações que tornem a sua loja de parafusos mais atrativa e confortável para os clientes. Tais critérios podem influenciar a conversão de vendas, valorizar a sua marca e impulsionar o seu ticket médio.

Confira os aspectos mais favoráveis à venda de parafusos 

Os parafusos são peças que têm indicações conforme as suas especificidades. Logo, ficar de olho nos fatores que influenciam a conversão de vendas desses itens é fundamental. Veja os mais importantes:

Autosserviço

Atualmente, é necessário buscar meios para atrair o cliente e atender a expectativa dele. Assim, a venda de parafusos também precisa seguir a tendência dos outros produtos da loja: ser oferecida sob a forma de autosserviço.

Para facilitar a identificação do tipo e de modelo de parafuso que o cliente procura, os itens devem ser vendidos em cartelas — em pequenas quantidades — e com código de barras.

Qualidade 

A qualidade dos produtos é indispensável para a sustentabilidade do negócio. Além de aumentar o nível de satisfação do cliente, oferecer mercadorias com um padrão de excelência acima da média é fundamental para fortalecer a marca. Desse modo, é primordial garantir boa qualidade aliada a um preço competitivo.

Preço

Procure variar bastante a tabela de preços. Promova maneiras de captar e de conquistar novos clientes por meio de promoções, brindes e, principalmente, pela prática de uma precificação justa e acessível.

Somado a isso, coloque todos os parafusos organizados na mesma seção. Isso facilita a visão do cliente e o auxilia na escolha pelo que se enquadra em suas preferências ou condições financeiras.

Utilize estratégias favoráveis à conversão de vendas e procure atender, ao máximo, a expectativa do consumidor. Para manter a seção sempre em ordem, deixe sempre alguns dos parafusos à mostra: isso permite que o cliente pegue a mercadoria sem que haja a necessidade de abrir os pacotes.

Fornecedores

Uma das formas de minimizar os erros nesse tipo de negócio é buscar fornecedores confiáveis e idôneos. Para garantir êxito em suas investidas, pesquise bastante, peça por informações e verifique alguns detalhes com os fornecedores.

Solicite também referências aos amigos do ramo e tente trabalhar com fornecedores parceiros e que estejam dispostos a suprir a sua loja de parafusos com o que há de melhor no mercado.

Mantenha a sua equipe bem informada e preparada para atender — e vender — para os clientes mais exigentes, busque um diferencial e esteja sempre alinhado às novidades. Garanta apenas o melhor para os seus consumidores e tenha em mente estratégias que tornem a sua loja cada vez mais competitiva.

Variedade

Manter a variedade de produtos é uma estratégia que ajuda a atrair várias classes de pessoas para a sua loja. É importante atender bem os clientes que estão em busca de produtos de qualidade, mas que sejam ofertados a um preço acessível.

Além disso, encontrar uma mercadoria específica em uma loja de material de construção deve ser uma tarefa simples e fácil. Pois o estilo de vida moderno influencia o comportamento dos consumidores e, com isso, eles estão sempre apressados e em busca de praticidade.

Nesse contexto, saber como estruturar a sua loja para aumentar a venda de parafusos exige mais atenção na disposição e na organização dos produtos. Tais fatores sinalizam mais credibilidade à marca, elevam o nível de satisfação do cliente e aumentam as chances de retorno dele ao seu estabelecimento.

Agora que você sabe como organizar a venda de parafusos baixe um e-book gratuito com valiosas dicas para aumentar as vendas em sua loja de material de construção!

 

 

 

 




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