08/06/2018 09:00
Organização e Gestão da loja

Organize a venda de parafusos na sua loja de material de construção

 

 

A boa organização e a correta exposição dos produtos é um dos aspectos que mais chamam a atenção dos clientes em um estabelecimento varejista. Diante disso, organizar a loja para aumentar a venda de parafusos é fundamental para garantir a saída de um produto que tem diversas utilidades.

Nesse sentido, a gestão precisa focar em medidas que mantenham a boa visibilidade dessas mercadorias, além de fazer um estoque com os tipos de parafusos mais procurados.

Selecionamos, neste artigo, importantes dicas e orientações para auxiliar a organização de sua loja de parafusos. Acompanhe!

Conheça os tipos de parafusos mais comuns

O bom gerenciamento de estoque é aquele que faz uma provisão de materiais segundo o fluxo de vendas. Basicamente, a loja deve priorizar dois grandes grupos: itens para madeira — que são 18 subtipos — e os chamados parafusos mecânicos, compostos por 64 grandes grupos.

Entre os parafusos para mecânica, também estão incluídos aqueles utilizados para chapas. Nessa classificação há variações de tipo de cabeça, de corpo, de ponta e também de atarraxamento.

Quanto aos materiais utilizados na fabricação dos parafusos, os mais comuns são aço, aço inox e latão. O acabamento pode ser cromado, zincado, oxidado, oleado e de outras variações.

Em linhas gerais, os parafusos são classificados da seguinte forma:

  • parafusos passantes: os que compõem esse modelo podem ter cabeça ou não. Em geral, requerem o uso de porcas e arruelas;

  • parafusos não passantes: não necessitam de porcas, já que a ligação é feita por meio de um furo roscado;

  • parafusos de pressão: como o próprio nome diz, são fixados por pressão das pontas sobre a peça. Alguns modelos têm cabeça, outros não;

  • parafusos prisioneiros: não têm cabeça, mas têm rosca nas duas pontas. Esses tipos são ideais para peças que precisam de montagem e de desmontagem frequente.

Melhore a organização do setor de parafusos

Manter a correta exposição dos produtos em sua loja de parafusos permite que o cliente os encontre com mais facilidade. Para aumentar as vendas, o ideal é que estejam distribuídos em pequenas cartelas e separados conforme o tipo e o tamanho.

De igual modo, é importante que as prateleiras sejam diariamente higienizadas para evitar o acúmulo de poeira sobre as peças. Além de influenciar no bom visual da loja, limpeza e organização sempre causam uma impressão positiva, não é mesmo? 

Se os itens não estiverem bem distribuídos — em uma ordem lógica e dinâmica — a venda de parafusos pode ser prejudicada. Investir nesses aspectos é fundamental, pois se vendidos de forma mais organizada, contribuem para aumentar o valor agregado. 

Diante da competitividade atual, é necessário priorizar ações que tornem a sua loja de parafusos mais atrativa e confortável para os clientes. Tais critérios podem influenciar a conversão de vendas, valorizar a sua marca e impulsionar o seu ticket médio.

Confira os aspectos mais favoráveis à venda de parafusos 

Os parafusos são peças que têm indicações conforme as suas especificidades. Logo, ficar de olho nos fatores que influenciam a conversão de vendas desses itens é fundamental. Veja os mais importantes:

Autosserviço

Atualmente, é necessário buscar meios para atrair o cliente e atender a expectativa dele. Assim, a venda de parafusos também precisa seguir a tendência dos outros produtos da loja: ser oferecida sob a forma de autosserviço.

Para facilitar a identificação do tipo e de modelo de parafuso que o cliente procura, os itens devem ser vendidos em cartelas — em pequenas quantidades — e com código de barras.

Qualidade 

A qualidade dos produtos é indispensável para a sustentabilidade do negócio. Além de aumentar o nível de satisfação do cliente, oferecer mercadorias com um padrão de excelência acima da média é fundamental para fortalecer a marca. Desse modo, é primordial garantir boa qualidade aliada a um preço competitivo.

Preço

Procure variar bastante a tabela de preços. Promova maneiras de captar e de conquistar novos clientes por meio de promoções, brindes e, principalmente, pela prática de uma precificação justa e acessível.

Somado a isso, coloque todos os parafusos organizados na mesma seção. Isso facilita a visão do cliente e o auxilia na escolha pelo que se enquadra em suas preferências ou condições financeiras.

Utilize estratégias favoráveis à conversão de vendas e procure atender, ao máximo, a expectativa do consumidor. Para manter a seção sempre em ordem, deixe sempre alguns dos parafusos à mostra: isso permite que o cliente pegue a mercadoria sem que haja a necessidade de abrir os pacotes.

Fornecedores

Uma das formas de minimizar os erros nesse tipo de negócio é buscar fornecedores confiáveis e idôneos. Para garantir êxito em suas investidas, pesquise bastante, peça por informações e verifique alguns detalhes com os fornecedores.

Solicite também referências aos amigos do ramo e tente trabalhar com fornecedores parceiros e que estejam dispostos a suprir a sua loja de parafusos com o que há de melhor no mercado.

Mantenha a sua equipe bem informada e preparada para atender — e vender — para os clientes mais exigentes, busque um diferencial e esteja sempre alinhado às novidades. Garanta apenas o melhor para os seus consumidores e tenha em mente estratégias que tornem a sua loja cada vez mais competitiva.

Variedade

Manter a variedade de produtos é uma estratégia que ajuda a atrair várias classes de pessoas para a sua loja. É importante atender bem os clientes que estão em busca de produtos de qualidade, mas que sejam ofertados a um preço acessível.

Além disso, encontrar uma mercadoria específica em uma loja de material de construção deve ser uma tarefa simples e fácil. Pois o estilo de vida moderno influencia o comportamento dos consumidores e, com isso, eles estão sempre apressados e em busca de praticidade.

Nesse contexto, saber como estruturar a sua loja para aumentar a venda de parafusos exige mais atenção na disposição e na organização dos produtos. Tais fatores sinalizam mais credibilidade à marca, elevam o nível de satisfação do cliente e aumentam as chances de retorno dele ao seu estabelecimento.

Agora que você sabe como organizar a venda de parafusos baixe um e-book gratuito com valiosas dicas para aumentar as vendas em sua loja de material de construção!

 

 

 

 




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Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

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