05/07/2017 00:00
Marketing e Vendas!

O que é merchandising e como aplicá-lo no setor de construção

 

Em tempos tão competitivos como os dias de hoje, apostar em estratégias adequadas de divulgação é essencial para o sucesso em qualquer segmento do mercado. No entanto, por incrível que pareça, muitos empreendedores e gestores não sabem como fazer isso. E você, sabe o que é merchandising e como aplicá-lo no setor de construção?

Esse conhecimento é fundamental no ramo e pode ser o diferencial para garantir um bom desempenho ou não conseguir um resultado satisfatório no final do mês. Ficou interessado em aprender um pouco mais sobre o tema? Então não deixe de conferir o conteúdo que escrevemos a seguir:

 

 

Afinal, o que é merchandising?

O merchandising é uma ferramenta de marketing que pode ser entendida como um conjunto de atividades e técnicas mercadológicas que são voltadas para gerar o desejo de consumo nas pessoas para a aquisição de um ou mais produtos ou serviços, tornando-os extremamente atraentes para um determinado público-alvo.

Ele também envolve a criação de valor para uma marca ou empresa, por conta da soma de ações promocionais nos mais variados meios (televisão, internet, jornais, revistas, ponto de vendas, rádio etc.) até chegar ao último estágio de comunicação mercadológica, que é a hora da compra propriamente dita.

 

 

Como fazer um bom merchandising?

 

Acerte na hora da precificação

A primeira atitude que você precisa adotar para aplicar o merchandising no setor de construção é acertar na precificação. Acredite: produtos com um valor adequado são uma poderosa estratégia de marketing e essa ação é uma das mais efetivas em atrair e fidelizar os clientes.

Mercadorias precificadas erroneamente, em linhas gerais, simplesmente não vendem. Lembre-se também de deixar o valor evidente nas gôndolas e vitrines, pois além disso ser uma exigência legal aqui no Brasil, não há como um consumidor levar um artigo se ele não consegue observar quanto ele custa.

 

Aposte em uma boa iluminação

Depois de saber o que é merchandising, é importante saber como aplica-lo. E uma das formas mais eficazes de fazer isso é investindo em uma boa iluminação no seu ponto de vendas e, sobretudo, na vitrine. Tenha em mente que isso não apenas realça os seus produtos, como também estimula os clientes, deixando-os mais propensos a finalizar a compra.

Principalmente a área de exposição merece receber uma luminosidade farta e você pode investir em dar foco especial para os pontos quentes, ou seja, os locais mais centrais e com melhor visibilidade. Se possível, aposte também na luz natural, mas caso isso não seja viável, utilize boas lâmpadas artificiais para valorizar o que você tem de melhor. 

 

Capriche na disposição dos produtos

A disposição dos produtos é um item de extrema importância para o merchandising no setor de construção. Dentro desse contexto, as suas mercadorias precisam estar expostas de forma muito organizada. Uma boa ideia, por exemplo, é separar por setores, indique visualmente onde está cada tipo de mercadoria.

Faça isso de um jeito correto e coloque os preços em etiquetas bem visíveis, nas prateleiras de exposição e logo abaixo dos seus artigos. Capriche também na limpeza, pois uma loja com um ambiente sujo ou mal organizado pode passar uma péssima impressão para os seus consumidores.

 

 

E agora, entendeu o que é merchandising e como aplicá-lo no setor de construção? Deixe um comentário aqui no blog!

 




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Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

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Como elaborar política de troca de produto na loja

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