25/08/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Loja física ou loja virtual: prós e contras no mercado de construção

 

 

Sabemos que a competitividade crescente, somada às mudanças de necessidade do mercado consumidor são cruciais para a constante evolução dos produtos, bem como a forma de comercializá-los. Hoje, cada vez mais as pessoas estão inseridas na realidade das tecnologias, e chega um momento em que os empreendedores se deparam com a dúvida de apostar em loja física ou loja virtual.

Com o setor da construção, a perspectiva é a mesma. Pensando nisso, elaboramos um post sobre os prós e contras de ambos os métodos. Continue a leitura e descubra qual deles se encaixa ao seu empreendimento.

 

 

Alcance do público

A abrangência do mercado é um ponto importante a ser considerado ao comparar o comércio eletrônico com o físico. A internet rompeu todas as limitações de fronteiras, e se a empresa possui um domínio na web, seus clientes podem acessá-lo de qualquer parte do mundo.

Por outro lado, quando se trabalha com a loja concreta, o público que você atenderá fica mais restrito. A tendência é que os compradores sejam da mesma cidade ou de suas redondezas. O que pode ser feito são ações para chamá-los ao estabelecimento, expondo as novidades do ramo ou até mesmo apostando em promoções. 

 

 

Custo de manutenção

Neste quesito, a loja virtual sai à frente com o custo de manutenção bem inferior – menor número de colaboradores, livre de preocupações com a estrutura para atender os clientes; o maior espaço será o dedicado a acomodação das mercadorias.

Enquanto no modelo convencional, a gestão operacional exige mais requesitos para atender os clientes. Para colocar o negócio em funcionamento, além do depósito, é preciso de um espaço físico onde ocorrerá a interação com os consumidores, funcionários eficientes e com habilidades para vendas, mostruários, organizações, dentre outros fatores.

 

 

Comodidade

Neste aspecto, as características positivas estão equilibradas. O que vai pesar no momento da escolha é o conceito de comodidade que cada cliente tem.

Se para determinada pessoa sinônimo de conforto implica em efetuar uma compra sem que para isso precise sair de casa, certamente o perfil do e-commerce é mais vantajoso. Ou até mesmo na correria do dia a dia, poder comprar os produtos que necessita pela internet é um diferencial. Assim como quem interpreta ser cômodo sair da loja levando o produto, podendo interagir com os vendedores e conferir os itens disponíveis. Este cliente optará pelo comércio tradicional. 

Para o mercado de construção, nem sempre é possível o cliente carregar imediatamente suas compras, pois às vezes depende de transporte especial como caminhões. Mas em tal caso, o tempo de entrega ainda é mais curto que o da internet, favorecendo esse tipo de negócio.

Ademais, eventualmente alguns itens desse segmento são difíceis para se explorar os detalhes virtualmente.

 

 

Tipo de entrega

A particularidade no quesito entrega, compreende o fato de que, via de regra, as empresas virtuais recorrem a um serviço terceirizado, e este procedimento requer maior burocracia, resultando em dilação de prazo. De tal maneira, o risco de extravio ou avarias nos produtos também são superiores.

Enquanto na loja física a entrega costuma ser feita em curto prazo, podendo ser negociado o dia/hora com o comprador.

 

 

Relacionamento com o cliente

O e-commerce pode ter o benefício de estar disponível em tempo integral e pela facilidade de se conectar com o público-alvo independente de onde estejam. Porém, conquistar credibilidade e a confiança dos compradores não é uma tarefa tão simples.

Na loja física, o relacionamento com o cliente atinge um status pessoal, eles podem ir tirar suas dúvidas, visualizar os expositores, comparar presencialmente os artigos, além de negociar com os vendedores. E com base em tais atributos sentem-se mais seguros.

Atualmente acompanhamos a expansão das ferramentas tecnológicas e, consequentemente, o uso da internet para fazer compras. Contudo, seja loja física ou loja virtual, as duas espécies de empreendimento contêm pontos positivos e negativos. E explorar as melhores funcionalidades de cada universo sujeita-se a criatividade de quem o gerencia.

É importante ressaltar que cada vez mais as lojas físicas estão migrando para as virtuais também, atraindo novos consumidores, expondo os seus produtos e conquistando o seu espaço no meio digital. 

 

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