28/03/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Esteja presente na internet, 5 tipos de sites recomendados para lojas de material de construção

 

 

Atualmente, quem não está presente na Internet, está perdendo oportunidades. Isso porque são milhões de pessoas conectadas no mundo inteiro. Dessa forma, oferecer seus produtos e serviços na rede se tornou fundamental para conseguir bons resultados. Com a loja de materiais de construção não é diferente, uma vez que o público também busca informações a respeito desse segmento na web. Independentemente dos tipos de sites para lojas de materiais de construção, é importante ter uma proposta para o meio digital.

Conheça neste post os principais tipos para esse segmento e suas características!

 

 

Quais os principais tipos de sites para lojas de materiais de construção?

 

Existem diferentes tipos de site, sendo os principais:

 

1. Site institucional

O site institucional é o mais utilizado pelas marcas, uma vez que fornece informações importantes sobre o negócio. É como um cartão de visitas, só que virtual e interativo (saiba como criar cartazes para sua loja) . Geralmente, é composto de algumas páginas que ilustram os serviços, produtos oferecidos, preços, formas de contato, entre outros.

Esse tipo de site é indicado para lojas de materiais de construção que não têm muito conteúdo para publicar, mas desejam ter presença na Internet. Trata-se de uma opção em conta, mas que não é completa, se for avaliar as possibilidades de engajamento que a internet proporciona.

 

 

2. Site dinâmico

O site institucional geralmente é estático e não apresenta mudanças a não ser que seja atualizado. Já o site dinâmico permite que as alterações sejam feitas de forma mais fácil. É possível agregar conteúdo (e atualizá-lo), renovando o site sempre que necessário.

Os sites dinâmicos apresentam o conteúdo institucional, mas há a incorporação de um blog, permitindo aplicação de técnicas de engajamento, como o marketing de conteúdo e Otimização para Buscadores (SEO). Essas são duas metodologias que fortalecem a marca, aumentam a audiência e a relação com o público.

A loja de materiais tem essa opção para mostrar suas informações institucionais e para produzir conteúdo relacionado ao seu nicho, com dicas de como usar um determinado material, conteúdo do tipo faça você mesmo, entre outros que geram engajamento. 

 

 

3. Blog

O blog é uma página destinada a criação e divulgação de conteúdo gerada ou não pela marca. Pode estar ou não agregado ao site dinâmico. Os blogs são desenvolvidos para despertar o interesse do público por meio das informações publicadas, gerando uma relação de fidelidade.

São ferramentas de divulgação mais branda que a publicidade direta (usada frequentemente nas lojas de material de construção). Essas estratégias apenas são efetivas quando conseguem convencer o público por meio do conteúdo relevante e de seu interesse.

É uma forma indireta de ter o público próximo da marca. Dessa forma, quando for o momento dele realizar uma compra de materiais de construção, já terá a proposta da loja em mente.

 

4. E-commerce

O e-commerce é um pouco diferente do site institucional, pois é possível vender produtos ou serviços nele. É uma ótima opção para os lojistas que querem expandir seu ramo de atuação e exibir seus materiais de construção no ambiente online.

Todos os produtos vendidos na loja de materiais de construção física podem ser vendidos no e-commerce. Entretanto, é preciso investir em segurança, divulgação e também na experiência do usuário. Desse modo, a compra poderá ser feita de forma segura e intuitiva. 

Nossa plataforma de pedidos é um exemplo de e-commerce, contudo fechado apenas para os lojistas, ou seja, não vendemos para o cliente final. Ele é chamado de e-commerce B2B, que seria business-to-business ou empresa-para-empresa. 

 

5. Portal

Em linhas gerais, os portais são websites que agregam mais de um tipo de conteúdo, voltado para atrair e entreter o público. Dessa forma, ele vai retornar sempre que possível.

Os portais são interessantes para as lojas de materiais de construção, porque permitem disponibilizar conteúdo, diretórios para outras páginas, buscadores, notícias, chat, fóruns etc.

Nesse tipo de site se enquadram grandes sites de noticias, como Uol, Globo.com , Terra, entre outros.

 

 

Como criar um site?

Inicialmente, é preciso ter um endereço (URL), no qual você pode registrar no site de registro de domínios .BR, que é o Registro.br. Após o registro do domínio, você pode criá-lo e desenvolvê-lo gratuitamente em plataformas como o Wix e Wordpress. Existem diversos tutoriais de como fazer um site disponíveis na internet, mas caso tenha muita dificuldade, o ideal é a contratação de uma empresa especializada.

 

Está em dúvida sobre o site pra sua loja? Converse com a Ydeal, foi quem criou o site da GOMA e o Blog: www.ydealtecnologia.com.br

 

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