23/07/2018 14:00
Marketing e Vendas!

Entenda por que usar rede social no atendimento ao cliente no varejo

 

Você saberia dizer qual é a importância das redes sociais para o atendimento ao cliente no varejo? Sabia que elas podem se tornar suas grandes aliadas no que se refere à comunicação com o público? Independentemente das suas respostas, preparamos este artigo para falar justamente sobre isso.

Diante da marcante presença dessas mídias no dia a dia das pessoas, nada mais justo do que aproveitá-las como ferramentas de negócio. Tenha em mente que, se há pouco tempo o atendimento presencial, pelo telefone e por e-mail era suficiente, hoje a realidade é outra. 

Nesse novo contexto, a utilização das redes sociais é uma obrigação. Por que? Bem, é exatamente isso que abordaremos a seguir, apresentando os motivos pelos quais elas devem ser usadas para o atendimento ao cliente no varejo. Aproveite!

Velocidade na comunicação

Começaremos, então, pela velocidade na comunicação. Por serem espaços "abertos" e de fácil acesso, as redes sociais permitem a interação com um grande número de pessoas ao mesmo tempo, de forma ágil, interativa e personalizada. 

Isso pode acontecer de duas maneiras: pública e privada. Para ilustrar, imagine que você fez uma publicação no Facebook ou no Instagram referente à chegada de um novo produto à loja e que essa novidade despertou o interesse de muitas pessoas, seguidoras ou não.

Naturalmente, parte dessas pessoas que se mostraram interessadas pedirá mais informações, fazendo isso nos comentários da própria postagem. Para atendê-las, você pode, portanto: 

  • deixar as respostas logo abaixo das perguntas, ou seja, no campo público, no qual todos poderão visualizá-las;
  • entrar em contato pelo messenger (Facebook) ou direct (Instagram) e responder as solicitações de modo particular.

Exercício de criatividade e atração

Outra razão pela qual as redes sociais devem ser usadas no atendimento ao cliente no varejo está relacionada com a criatividade e a atração do público. Nesse sentido, entenda que não há nenhum outro tipo de canal que permita uma comunicação tão abrangente quanto.

Mais do que apenas atender, é possível acrescentar a esse serviço uma extensa variedade de "narrativas". Enquetes, comparação de produtos, dicas e avaliações de uso, enfim, tudo isso (e muito mais) pode ser utilizado para atrair os compradores.

Maior interação com os consumidores 

Não menos importante é a interação com os consumidores, que, certamente, será maior. Isso ocorre pelo simples fato de que as redes sociais possibilitam a disseminação de conteúdos, contribuindo, assim, para o engajamento do público com o seu negócio.

No entanto, é preciso deixar claro que esse engajamento só será conquistado se você atender as dúvidas e/ou solicitações dos clientes, seja por mensagens diretas, seja respondendo nos comentários: isso deve ser feito o mais rapidamente possível. 

Boas dicas para interagir nessas redes incluem:

  • mostrar a rotina da loja;
  • expor o feedback dos clientes;
  • falar sobre a qualidade dos produtos, apresentando suas características;
  • criar enquetes, premiações etc.

 

Essas ações, como resultado, geram uma maior confiança nos clientes e estimulam a fidelização. Facebook e Instagram são excelentes para esses tipos de conteúdo, principalmente quando são utilizados os recursos dos Stories.

Por fim, cabe salientar que, sobre uma visão ampla e geral, a utilização dessas mídias terá um impacto positivo para as suas vendas e, consequentemente, para o crescimento da sua empresa. Portanto, se você ainda não as utiliza, comece agora mesmo!

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre a importância de usar as redes sociais no atendimento ao cliente no varejo. Se sim, deixe seu comentário no campo abaixo!

 




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