29/09/2017 00:00
Organização e Gestão da loja

Entenda o porquê da qualidade do produto ser tão importante

 

Um dos principais quesitos que difere a qualidade do produto é o que se utiliza em seu processo de fabricação. Ou seja, ao optar por materiais que não sejam bons o suficiente, porém, baratos, a qualidade final da sua mercadoria corre o risco de atrapalhar (e muito) as suas vendas. 

Esse fator pode ser agravante para o seu negócio, pois além de perder a clientela, acaba difamando o seu estabelecimento pelo o que é ofertado aos consumidores. Como exemplo, podemos pensar nas grandes marcas: por mais que seus produtos sejam diversas vezes mais caros do que de seus concorrentes, a sua qualidade e a confiança que passam ao cliente, os difere dos demais.  

Pense dessa forma ao ofertar produtos aos seus consumidores. Os escolha observando sua qualidade, rentabilidade e o que mais agregar um bom certificado aos materiais. Neste texto, separamos quesitos importantes para evidenciar o porquê de investir em bons produtos no seu negócio.

 

 

Conheça o conceito de qualidade

Em primeiro lugar é preciso entender qual o significado de qualidade, pois assim perceberemos pelo o que os clientes estão procurando quando avaliam um produto. Todavia, qualidade é um termo multidimensional. Não há uma palavra que sozinha a defina, pois é um conjunto de vários aspectos.

Quando avaliamos a qualidade de um produto estamos observando, muitas vezes sem perceber, a  sua durabilidade, os detalhes, o desempenho na hora do uso, a confiabilidade da marca, a aparência e até mesmo o atendimento na hora da compra.  

É notório como a qualidade das mercadorias pode afetar tanto os clientes, quanto a empresa que está os oferecendo. Por isso é de suma importância priorizar por produtos que possam suprir as expectativos do consumidor, fazendo com que o mesmo volte ao seu estabelecimento satisfeito e confiante para efetuar uma nova compra.

 

 

A importância da satisfação e fidelização do cliente

Trata-se de uma questão de lógica: quanto mais produtos de boa qualidade forem oferecidos por uma empresa, maiores serão as vendas. Consequentemente, o número de clientes que a procurará será maior, pois buscam por mercadorias qualificadas e que se destaquem das demais.

No caso dos materiais de construção é exatamente desta forma. Muitos clientes preferem comprar em lojas menores, por exemplo, por saberem que serão bem atendidos, podendo receber informações valiosas dos vendedores, tirar as suas dúvidas e sair do estabelecimento com produtos de qualidade em mãos.

Então não se esqueça: além de ofertar aos seus clientes produtos qualificados, priorize um bom atendimento por parte dos seus colaboradores, para que juntos possam fidelizar os consumidores que frequentam o estabelecimento.  

 

 

Balanceando o custo

Vender produtos de qualidade até pode ser mais caro. E isso pode desencorajar muitos empresários.

Porém, basta pensar um pouco sobre a equação básica para todo vendedor: lucro é igual a venda menos o custo. Se o custo de aquisição aumenta, mas a venda cresce consideravelmente, o vendedor continuará a ter um bom lucro, mesmo gastando um pouco mais na hora de comprar a sua mercadoria. 

Dependendo do aumento da venda, é possível até mesmo aumentar o lucro!

 

 

Construção da imagem da empresa

Ninguém gosta de comprar em uma loja na qual os atendentes tratam os clientes com má vontade. Imagina só frequentar um estabelecimento que além de um atendimento ruim, os produtos são de marcas com a qualidade duvidosa? É por isso que construir a imagem da sua empresa é tão importante!

Pensando em todos esses aspectos, é fácil perceber em como a qualidade do produto influencia na hora da venda. É preciso aplicar todos os aspectos apresentados na sua empresa se você é um bom empreendedor e visa melhorar o seu desempenho no mercado, conquistando novos clientes e os fidelizando também.

 

O post ajudou você a entender a importância da qualidade dos seus produtos? Então siga a Goma no Facebook e aproveite mais dicas para aplicar no seu negócio.  

 




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