31/10/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Entenda a importância do marketing para varejo

 

 

 

Engana-se quem pensa que o investimento em marketing é algo que deve ser feito apenas pelos grandes empresários ou gestores das maiores redes varejistas. 

Os donos de pequenas lojas também devem planejar o marketing para varejo, desenvolvendo estratégias e ações que chamem mais pessoas para o seu estabelecimento. Consequentemente, trará mais lucros também.

Para que você conheça mais sobre o marketing de varejo, respondemos as principais perguntas que os microempresários têm sobre o assunto. Acompanhe o post e tire as suas dúvidas agora mesmo!

 
 

O que é o marketing de varejo?

O marketing de varejo se caracteriza por um mix de ações estratégicas que têm objetivos específicos para as lojas. Para desenvolver essas medidas, é preciso que seja feito um estudo detalhado sobre o público e o mercado em que o estabelecimento comercial está inserido.

Os objetivos do marketing de varejo além de impulsionar as vendas e promover os produtos comercializados em uma loja, também estão relacionados a ações que visam entender melhor os clientes e ter uma base para tomar decisões antes dos concorrentes, gerando uma vantagem competitiva e consequentemente mais lucros.

 

 

Como funciona o marketing de varejo?

No marketing tradicional existe uma famosa metodologia chamada de 4 Ps. No setor varejista, dois Ps são adicionados, o que dá origem ao mix chamado de 6 Ps do marketing para varejistas. Explicaremos cada um deles brevemente:

 

 

1. Produto

É preciso que os produtos escolhidos para venda recebam uma atenção especial dos lojistas. A variedade da linha oferecida, bem como a qualidade dos materiais utilizados, são exemplos de preocupações que devem ser fundamentais na hora de selecionar os produtos para o seu estabelecimento.

 

2. Preços

Os preços praticados também estão relacionados ao marketing, como na realização de promoções, por exemplo. Além disso, criar condições especiais de pagamento pode ser um fator que atraia novos clientes.

É preciso ter o controle quanto os materiais em grande quantidade no seu estoque também, pois se for viável ao seu negócio, faça uma promoção com um preço diferenciado. A medida ajudará a vendê-los rapidamente.  

 

3. Promoção

A promoção está relacionada à publicidade e propaganda. É o setor do marketing varejista que promove o estabelecimento nas mídias tradicionais e também pelas redes sociais, além dos instrumentos de marketing digital.  

 

4. Apresentação

O layout da loja, a forma como os produtos são expostos, tudo isso faz parte da apresentação. É preciso desenvolver estratégias como deixar os produtos com maior circulação bem posicionados na loja. Além de encontrar modos de chamar a atenção aos produtos que não estão com as vendas em alta.

 

5. Pessoal

O bom atendimento, assim como a rapidez na solução de problemas, é o que caracteriza o P de pessoal no mix de marketing para lojas. Os varejistas devem sempre garantir um atendimento que preze pelo bem-estar de seus clientes, solucionando os seus problemas e os fidelizando para voltar na loja quando precisarem de outros produtos.

 

6. Ponto

O ponto de venda diz respeito ao local onde a loja está localizada. Recomenda-se sempre que as lojas estejam em locais de grande circulação de pessoas e que tenham acessibilidade, de modo que qualquer pessoa possa entrar no local com facilidade.

 

 

Clique e baixe gratuitamente o ebook de como aumentar as vendas das lojas de material de construção

 

 

Como o marketing para varejistas ajuda a loja a criar autoridade?

Desenvolvendo estratégias de marketing, a sua loja será bem-vista pelos clientes e se tornará uma referência no setor.

Eles saberão que o local oferece bons produtos, pratica preços corretos, faz propaganda verdadeira e dentro dos padrões éticos, tem uma boa apresentação, tem profissionais dedicados e localiza-se em local de fácil acesso. 

Tudo isso fará com que você tenha autoridade, de modo que as pessoas preferirão comprar em sua loja, em vez de em um concorrente. 

 

 

Agora que você já conhece a importância do marketing para varejo, que tal curtir a nossa página no Facebook e ter acesso aos nossos conteúdos? Assim você receberá mais dicas na sua linha do tempo.




Veja Também

08
Abr
2021

Goma PRO: uma de nossas linhas de fixadores empacotados

Produtos empacotados, popularmente chamados de encartelados, como o nome já diz, são produtos vendidos em conjunto dentro de um pacote. A linha Goma Pro, surgiu como uma opção mais profissional para a nossa outra linha de empacotados, a Goma Bric.⠀ Na linha Goma Pro é possível encontrar pacotes de parafusos, buchas, rebites, arruelas, e mais, em maiores quantidades. Sendo que todos os itens presentes em cada pacote já são previamente contados, catalogados e possuem código de barras, evitando assim, aquele processo demorado de contar cada item individualmente. Essa linha de produtos fixadores empacotados tem como público principal profissionais autônomos, marceneiros, instaladores de ar condicionado e alarme, e demais profissionais que necessitam de produtos específicos e em maiores quantidades. Quais os benefícios que ela traz para a loja de materiais para construção? Tanto a Goma Pro quanto a Goma Bric, foram pensadas e desenvolvidas para que o lojista possa ter, uma melhor organização dentro da loja e consiga atender os seus clientes de maneira mais rápida e eficiente, já que os produtos estão contados, bastando o cliente ir até o expositor, pegar o que ele necessita e realizar a compra. O que você acha de ter esta maneira organizada e prática de vender produtos a granel em sua loja de materiais para construção? Fale conosco e saiba mais!

Ler mais
10
Fev
2021

Ter um bom atendimento é a chave para conquistar clientes fiéis!

  Além de manter a loja de materiais para construção sempre arrumada e dispor de um bom mix de produtos, para fazer que um cliente retorne a sua loja e a indique para outras pessoas, o atendimento deve ser eficiente e cordial. Para aprimorar o atendimento de sua loja e conquistar de vez seus clientes, é necessário entender realmente o que é este processo, quais etapas estão presentes nele e como podem ser executadas para que o atendimento chega ao ponto desejado, que é onde o cliente efetua a compra do produto. Conheça quais etapas estão presentes no processo de atendimento ao cliente 1- Primeiro contato: é quando o cliente entra em sua loja de materiais para construção. Desde o princípio, ele deve ser recebido de maneira educada e eficiente. Caso não for possível que ele seja atendido prontamente, peça para que ele aguarde. Nunca deixe um cliente “largado” em um canto, ele pode ir embora e você perderá uma venda. 2- Entender qual a necessidade do cliente: aqui é necessário ouvir atentamente o cliente, sem interrupções de qualquer tipo, para entender qual a sua necessidade e oferecer o produto que trará a melhor solução. Deste modo, você irá diretamente no produto certo, o que irá agilizar o atendimento e demonstrará ao cliente que você realmente estava focado nele. 3- Apresentar uma solução: aqui será mostrado o produto e como ele irá suprir as necessidades daquele cliente. Esta etapa requer muita paciência, já que muitos clientes não possuem o mesmo conhecimento de quem está atendendo. 4- Conclusão: com o produto escolhido, o consumidor irá efetuar a compra. Não se esqueça de manter o bom nível de atendimento até o último momento, pois, está é uma etapa importante para que este processo da primeira compra seja o começo de um relacionamento duradouro. Vale ressaltar que, na prática, estas etapas não irão acontecer de maneira tão ordenada, mas elas podem ser adaptadas para o dia-a-dia de cada negócio. Outro ponto importante, lidar com público é imprevisível, por isso, o colaborador que possui a função de atendimento direto aos clientes, precisa ter muito “jogo de cintura” para lidar com situações adversas. Gostou do conteúdo? Você também pode conferir mais em nossas redes sociais (Instagram e Facebook)

Ler mais
16
Abr
2019

Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

Ler mais
Voltar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

INSTITUCIONAL

REDES SOCIAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PLATAFORMA MEGYS DESENVOLVIDA POR YDEAL TECNOLOGIA