27/06/2018 09:00
Marketing e Vendas!

Descubra o poder do marketing boca a boca para o seu negócio

 

Provavelmente o marketing boca a boca sempre existiu, mas com a evolução dos negócios, foi deixado de lado por conta de outros formatos mais tradicionais e de larga escala —como cartazes de promoção e propagandas. Mas recentemente ganhou novo destaque, e por qual motivo?

Porque para quem está comprando, a opinião de outros clientes voltou a ter muito mais relevância do que uma descrição dos produtos em suas embalagens. Afinal de contas, eles são imparciais e explicam fielmente como foi a experiência de utilizá-los.

Mas isso não significa que o empresário não pode controlar seus efeitos. Neste post explicamos as vantagens reais de investir nesse tipo de marketing e as estratégias para conquistar ótimos resultados a partir dele. Confira.

 

Vantagens do marketing boca a boca

O primeiro ponto é como este tipo de marketing pode favorecer uma loja nos dias atuais, onde as relações estão cada vez mais automatizadas e virtuais. Confira os benefícios do seu uso para os negócios.

 

Gera confiança

Um potencial comprador confiará muito mais na opinião de quem utilizou uma abraçadeira rosca em sua obra do que no vendedor que esteja tentando oferecer o produto.

Isso porque ele entende que a opinião de quem a adquiriu não tem intenção de obter vantagem ou lucro e está exclusivamente baseada em sua experiência real.

 

É direcionável

Esse tipo de marketing acontece entre dois indivíduos que não são controlados pela loja, ou seja, ela não consegue determinar o que será dito. Porém, se garantir a satisfação, qualidade e o bom atendimento dos seus clientes, as chances de ter boas avaliações e indicações são muito maiores.

Além disso, é preciso considerar que alguns clientes têm um ciclo de relacionamento com o mesmo perfil deles. Arquitetos e mestres de obras, por exemplo, fazem compras em lojas de construção regularmente quando estão executando projetos e reformas e têm parceiros e amigos que atuam na mesma área.

 

Está alinhado com os novos tipos de consumidores

O marketing boca a boca acompanhou a evolução das tecnologias e hoje é feito nas redes sociais. Por isso, criar canais de contato e meios para divulgar produtos e se relacionar com os clientes no ambiente virtual é primordial.

 

Gera autoridade para a loja

Ao fortalecer e incentivar esse tipo de marketing, a loja garante que sua imagem — seja on-line ou offline — esteja associada prioritariamente com opiniões positivas. Isso contribui para sua imagem de autoridade no assunto.

Uma loja de construção não é especialista apenas em pregos e parafusos, mas fazer com que seus clientes reconheçam que ela tem a melhor qualidade e variedade desses itens permite atrair novos clientes em busca de qualidade.

 

Tem baixo (ou nenhum) custo

Incentivar os clientes satisfeitos a opinar e fazer indicações para outros compradores é muito mais barato que investir em campanhas de marketing e publicidades mais tradicionais.

Nas redes sociais, essas opiniões, inclusive, duram mais tempo e podem influenciar mais de um potencial comprador. Em outras palavras, essa divulgação tem efeitos escaláveis e atrai mais clientes sem que grandes investimentos sejam feitos em propagandas e outros recursos para conquistar novas vendas.

 

Estratégias para incentivar o marketing boca a boca

Com tantos benefícios para o negócio, como incentivar de forma eficiente que clientes falem bem e façam indicações?

Crie benefícios e recompensas

Oferecer benefícios para quem indica os produtos e serviços de um negócio é a maneira mais clara de demonstrar parceria e interesse em que todos ganhem no relacionamento.

Trabalhe com públicos específicos

Uma loja de produtos para construção, por exemplo, pode ter uma grande procura de arquitetos e engenheiros de obra. Criar ações de marketing direcionadas para públicos específicos pode gerar boas indicações e negócios.

Ofereça sempre o melhor atendimento

Independentemente de quem seja o cliente, o bom atendimento sempre será um motivo para elogiar e falar bem de um estabelecimento. Portanto, zelar pelo atendimento é essencial.

Apesar de ser uma atitude que o cliente precisa tomar, estratégias de marketing boca a boca podem dar os incentivos certos para que eles deem opiniões e façam indicações que aumentem a autoridade do estabelecimento e suas vendas.

Você utiliza alguma dessas estratégias no seu negócio? Quais resultados já pôde identificar? Comente sobre sua experiência.

 




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Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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Como elaborar política de troca de produto na loja

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  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

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