02/10/2018 14:00
Marketing e Vendas!

Criando uma página no Facebook para uma loja de material de construção

 

 

A sua loja de material de construção está no Facebook? Pois é lá que estão os seus clientes! Se o seu objetivo é aumentar as vendas, você precisa criar uma página nessa rede social. Isso tornará o seu negócio mais fácil de ser encontrado na internet e também oferecerá diversas possibilidades de publicação.

O Facebook é a maior rede social da atualidade. Contabiliza cerca de 1,7 bilhão de usuários ativos em todo o mundo, sendo que 100 milhões deles são brasileiros. Todo esse potencial de visibilidade está ao alcance da sua loja de materiais de construção.

Entretanto, para ter bons resultados nessa rede social, você precisa acertar em alguns pontos bem importantes. Para ajudar você nisso, eles estão destacados a seguir:

 

Como criar uma página no Facebook para loja de material de construção?

O próprio Facebook conta com um tutorial que acompanha você durante todo o processo da criação da sua página. Basta acessar a seção de páginas e clicar no botão para criar a sua. A partir desse ponto, você deve determinar o nome dela e classificá-la no tipo correto.

Por que esse passo é importante? Porque ao classificar a página da sua loja de material de construção no Facebook como um estabelecimento, você passa a contar com diversos recursos que as demais não possuem. Um deles é poder inserir o endereço, que aparece ilustrado em um mapa. Há também espaço para telefone de contato, e-mail e site.

Lembre-se de implementar a sua identidade visual adequadamente. Isso significa usar seu logo como avatar e aproveitar a capa para uma comunicação mais aprofundada. Os seus posts precisam seguir um padrão próprio, levando em conta o seu público e posicionamento.

 

Como interligar a sua loja de material de construção com o Facebook?

Hoje em dia, as pessoas passam cada vez mais tempo no Facebook. Conversam por meio dele, assistem vídeos, marcam compromissos e até fazem compras. Isso é uma oportunidade ótima para a sua loja de materiais de construção conquistar mais clientes.

O Facebook possui o recurso Loja. Ele permite incluir uma aba especial à sua página na qual você insere seus produtos e possibilita ao seu público comprá-los diretamente por lá. Para instalar essa aba, basta acessar as configurações da sua página e adicionar essa guia. Depois, é necessário cadastrar os seus materiais com todas as informações importantes.

Para seus clientes, a principal vantagem é que não precisam passar muito tempo preenchendo cadastros. É só clicar e comprar, com velocidade e comodidade. Afinal, o Facebook já possui boa parte dos dados que necessita para enviar o produto. 

 

 

 

Ferramentas

E para a organização disso tudo, selecionamos algumas ferramentas da internet que irão te ajudar caso não tenha uma agência para te auxiliar na organização e criação desses conteúdos.

 

Automação de Alertas e Mensagens

Mention e Google Alert (alertas no seu e-mail sobre um tema ou palavra-chave)

Buffer (agendamento de posts)

Edgar (automatização de Social Media)

 

Monitoramento e Inteligência de Dados

SimilarWeb (Páginas semelhantes e analise)

DataNyze (Dados de empresas)

ClearBit (Dados de empresas)

ElTracker (Analise de rastreamento no Analytics)

 

Conteúdo

Canva (criação de imagens para posts e anúncios)

Trakto (Criação de materiais de marketing digital, feita no Brasil)

Spark (criação de imagens para post e anúncios da Adobe)

Easel.ly e Piktochart (criação de infográficos)

Bitly (encurtador de links)

GoAnimate (criar animações)

 

ADS - Anúncios

AdExpresso (ferramenta de gerenciamento de anúncios e testes A/B no Facebook)

RevMob (anúncios em App e Web Mobile, cadastre-se para fazer uma campanha)

Automate Ads e AdStage (ferramenta de gerenciamento de anúncios)

Moat e WhatRunsWhere (veja o banner do seu concorrente)

 

Quais são os próximos passos?

Agora você já conta com a sua estrutura montada e pode começar a aproveitar os benefícios da visibilidade das redes sociais para a sua loja de material de construção. Publique conteúdo interessante, como dicas de reformas, produtos em destaque e informações valiosas para quem os utiliza.

Ao mesmo tempo, implemente campanhas que busquem atrair cada vez mais gente para a sua loja de material de construção. Ofereça cupons de desconto e divulgue promoções. Nenhuma página no Facebook pode ficar parada, então mantenha-a sempre atualizada.

 

Como aumentar as suas vendas com o Facebook?

Já é de conhecimento de todos que usar o Facebook como ferramenta de negócios é uma excelente estratégia para converter as vendas do seu empreendimento. Com essa ferramenta, o consumidor pode se manter atualizado sobre seus produtos e conhecer ainda mais a marca.

Agora, vamos dar algumas dicas sobre como aumentar as suas vendas com o Facebook!

 

Aprenda mais sobre seu público-alvo

É muito importante que você conheça o perfil das pessoas que podem ser consideradas consumidoras da sua marca. Isso não diz respeito apenas às informações básicas! Você precisa conhecê-las por completo, pois apenas assim vai conseguir ajudá-las a resolver seus problemas.

Além disso, não esqueça de definir também quem é o público que deseja atingir. Fazendo pesquisas, ter acesso a essas informações é muito mais fácil hoje, com a Internet e com as redes sociais. Depois que alguém curte sua página, você consegue obter dados comportamentais e demográficos de cada seguidor.

 

Invista em comunicação humanizada

A aproximação com o cliente é crucial para gerar confiança e, consequentemente, converter e vender pelo Facebook.

Promova conversas para que seus fãs discutam abertamente os produtos que você comercializa e ofereça descontos para quem publicar comentários sobre o que compraram. Todo mundo sabe que ouvir opiniões de amigos sobre um produto ou serviço ajuda muito na decisão de compra. Não perca essa oportunidade!

 

Promova os seus produtos

Além de oferecer diversos relatórios estatísticos para que você saiba quem está comprando, quem está comentando, qual o nível de engajamento dos seus clientes etc., o Facebook ainda oferece a possibilidade de fazer propaganda paga.

Trata-se do Facebook Ads, ferramenta com a qual você pode criar campanhas altamente segmentadas para os usuários da rede. Ainda é possível escolher o quanto deseja investir com a publicidade conforme o budget disponível e os objetivos da campanha, já que a ferramenta possui diversos formatos de anúncios.

 

Invista tempo no acompanhamento de métricas

Para gerir uma rede social de forma profissional e ainda vender por meio dela, você vai precisar investir boa parte do seu tempo todos os dias. Se essa for uma tarefa impossível, a dica é contratar uma agência que trabalhe com marketing digital para ficar responsável pela demanda.

Postar novidades e informações relevantes ao consumidor, manter o estoque atualizado — fisicamente e nas plataformas —, escrever descrições criativas e manter o preço competitivo e atualizado sempre que algo for mudado são pontos básicos a serem feitos.

Além disso, com o acompanhamento das métricas, vai ser possível otimizar as campanhas sem despender mais verba do que o previsto. Por isso, contar com profissionais especializados pode parecer um gasto a mais à princípio, mas é definitivamente a melhor forma de poupar dinheiro.

 

Analise o que seus concorrentes estão fazendo

Nunca deixe de acompanhar e investigar todos os passos que seus concorrentes estão dando dentro dos canais online. Assim, você vai ter conhecimento sobre o que funciona ou não funcionou para eles, para que possa aplicar da melhor forma possível à sua marca.

Analise quantos e sobre o que são os posts que eles publicam diariamente e quais atingem mais pessoas. Não deixe de ficar de olho também em um ponto bastante importante: o horário de maior interação entre eles e os consumidores.

 

Quais os indicadores mais adequados para acompanhar?

A métrica é uma forma de avaliar ou medir o desempenho da sua empresa na internet — o número de fãs da sua página, por exemplo, é uma métrica. As principais métricas que devem ser acompanhadas para medir o nível de sucesso do seu negócio no Facebook são: 

  • evolução no número de fãs;

  • alcance;

  • envolvimento com a publicação;

  • taxa de envolvimento;

  • engajamento de ação.

De nada adianta querer promover sua marca se você não avalia seus resultados. Isso não faz sentido, pois deixa você sem saber para qual caminho está seguindo.

Viu só? Criar uma página no Facebook vai ajudá-lo a atrair mais clientes para loja de material de construção, além de reforçar a imagem e a reputação da empresa. Seguindo nossas dicas, essa rede social pode tornar-se um espaço incrível para a conexão entre negócio e consumidor.

Quer aprender ainda mais sobre como aumentar as suas vendas? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Lojas Materiais de Construção: O guia definitivo para aumentar suas vendas e garanta o sucesso do seu negócio!

 

 

Como o assunto são redes sociais, aproveite para curtir a nossa página no Facebook e se inscrever no canal no YouTube!




Veja Também

17
Out
2018

Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

Ler mais
09
Out
2018

Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

Ler mais
25
Set
2018

Saiba como fechar uma venda no PDV

  Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação. Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples! O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!   Conheça bem o seu cliente Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo. É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes. Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.   Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes. O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca. Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.   Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos. Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!   Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo. Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.   Invista em divulgação, promoção e desconto Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas. E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores! Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV. Os clientes estão cada vez mais exigentes em seus relacionamentos com as empresas. Além de preço e qualidade, eles estão à procura de experiências que sejam construtivas para um relacionamento harmônico e eficiente. E para você saber como fechar uma venda com ele, é preciso estar preparado para qualquer tipo de situação. Ter uma boa abordagem em seu PDV (ponto de venda) — seja ela criativa, chamativa ou diferente — pode ser a chave do sucesso do seu negócio diante da concorrência. Esse desafio não é nada simples! O objetivo do nosso post de hoje, é orientar você para que aprenda a como vender mais no seu PDV. Para isso, vamos dar algumas dicas que o ajudarão a alcançar esse objetivo, além de mostrar como o comportamento dos consumidores mudou e como você pode ultrapassar cada obstáculo que encontrará no mercado. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então, fique com a gente até o final!   Conheça bem o seu cliente Antes de tomar qualquer iniciativa ou adotar uma estratégia de promoção, é preciso que você e todos de sua equipe conheçam bem o seu público-alvo. É preciso que saibam identificar as necessidades dos seus clientes, quais são os desafios que encontram diariamente, quando procuram por soluções por meio das lojas e empresas que fornecem serviços, seus costumes, se buscam esses produtos e soluções na internet, entre outros detalhes. Somente com todas essas informações você saberá quais as melhores estratégias que poderá adotar para atingir seu publico da forma mais positiva possível. Essa fase não é importante somente para adoção de estratégias, mas também para treinar sua equipe.   Posicione os seus produtos de forma estratégica no PDV Uma excelente estratégia a ser utilizada no seu ponto de venda é a forma na qual você posiciona e monta o layout de disposição de seus produtos. É muito importante ter organização e estética visual agradável aos olhos de quem vê através de seus corredores, fachadas e estantes. O consumidor deve ter fácil acesso aos produtos, que devem estar dispostos de forma a serem claramente visualizados pelas pessoas. A disposição e a organização do seu PDV também passam ao cliente a essência e a qualidade do seu negócio e da sua marca. Por isso, não se esqueça de também de colocar a imagem da sua marca em todos os seus produtos.   Use os 4 sentidos para cativar os seus clientes O marketing sensorial é uma estratégia que tem o objetivo de atrair e ganhar o cliente por meio dos 4 sentidos. E essa é uma estratégia que vem sendo comumente utilizada pelos empreendimentos. Ele utiliza o ambiente para conquistar os consumidores. Estratégias como aromas no local, por exemplo, podem demonstrar a sua identidade por meio do olfato. A música ambiente também é outra ação a ser tomada, ganhando o púbico mediante ritmos que combinam com o local. Não podemos nos esquecer da visão: uma decoração chamativa, agradável e organizada pode ser a chave para o seu sucesso!   Tenha uma equipe treinada para fornecer um atendimento personalizado De nada adianta traçar e aplicar todas as estratégias anteriores sem ter uma equipe treinada e qualificada. Por isso, é muito importante treinar seus funcionários, principalmente com as informações obtidas por meio da pesquisa do perfil do seu público-alvo. Os consumidores nos dias de hoje prezam muito a experiência que uma empresa fornece para eles. Então, ter profissionais qualificados, que fazem com que os clientes se sintam importantes e tendo um atendimento com exclusividade, certamente trará bons resultados para o seu negócio.   Invista em divulgação, promoção e desconto Divulgar e promover sua marca em plataformas online é essencial. Essa é uma afirmação correta, mas também não podemos nos esquecer das estratégias offline. O importante é passar para o seu público-alvo a sua marca e atingir o maior número possível de pessoas. E lembre-se sempre: promover promoções e descontos é uma excelente estratégia que pode auxiliar a fechar mais vendas. Essas duas táticas são de encher os olhos dos consumidores! Agora que você já sabe como fechar uma venda de forma mais eficiente com seus consumidores, aproveite para conhecer 5 dicas para melhorar a exposição dos produtos no seu PDV.  

Ler mais
Voltar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER

INSTITUCIONAL

REDES SOCIAIS

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PLATAFORMA MEGYS DESENVOLVIDA POR YDEAL TECNOLOGIA