11/05/2018 14:00
Organização e Gestão da loja

Conheça os principais desafios do comércio de bairro!

 

 

Apesar de representar uma grande porcentagem de empresas no Brasil, o comércio de bairro enfrenta vários desafios que podem fazer com que o seu negócio não prossiga. Empresas com esse perfil, geralmente, optam por reduzir custos, por isso contam com a ajuda de parentes para participar da gestão e das atividades operacionais.

Apesar da importância desses empreendimentos na economia, muitos possuem um tempo de vida curto por conta dos desafios enfrentados na administração do negócio.

Para não entrar nessa estatística, listamos os principais desafios e algumas dicas para os contornar. Continue a leitura e confira!

 

Falta de planejamento

Muitas vezes, um empreendedor inicia seu negócio sem planejar todas as etapas. Nesse cenário, o empresário enxerga uma oportunidade e buscar solucionar o problema criando um comércio, por exemplo.

Um comércio de bairro, apesar de geralmente envolver membros da família, se bem administrado pode ter muito sucesso no mercado.

Mas, para isso, é essencial procurar ferramentas que possam auxiliar na administração da empresa, tais como softwares de planejamento que auxiliam controlando seu estoque, estando sempre atentos ao alinhamento dos preços. Eles também fazem relatórios para acompanhar o desempenho e trabalham com notas fiscais.

 

Adaptação à tecnologia

Por falta de conhecimento ou por achar que o investimento em tecnologia é caro, diversos negócios optam por não investir e contam com alternativas analógicas ou que aumentam o trabalho operacional.

A tecnologia é uma ferramenta essencial para uma empresa, podendo ajudar na divulgação e também facilitando vários processos, até mesmo entre os próprios funcionários.

Uma empresa que permite o acesso por meio de vários canais de comunicação ganha pontos com os clientes, afinal, em meio à correria do dia a dia, as pessoas optam por algo que facilite sua vida e, principalmente, que as deixem satisfeitas.

Nessa situação, o ideal seria criar páginas de divulgação na Internet, seja no Facebook, onde a maioria tem conta hoje em dia, ou até mesmo criando sites próprios. Assim, o comércio tem a chance de se expandir para mais pessoas e não somente para conhecidos.

 

Profissionalização da família

Para gerenciar uma empresa de forma eficiente, é importante a profissionalização dos colaboradores, principalmente quando se trata de família. Nesse caso, é importante estar disposto a investir em novos métodos e se adaptar a eles, pois está sujeito a mudanças imprevisíveis no mercado e o objetivo não é ficar para trás.

Se possível, invista em cursos, assista videoaulas ou até mesmo leia artigos na Internet. Conhecimento nunca é demais e certamente ajudará na administração do comércio de bairro.

 

Defasagem na inovação

Nos comércios de bairro, raramente se tem inovações. Um dos motivos é a gestão ser familiar, porque o empreendedor foca tanto na sucessão ou em seu elo afetivo que acaba esquecendo esse fator importante.

Inovar pode ser essencial para várias áreas, tais como: na organização da loja, de forma que facilite o cliente na hora da compra, utilizando também as táticas de visual merchandising; ficar atento aos produtos mais procurados para nunca deixar faltar ou, até mesmo, se não tiver, que o providencie para suprir a necessidade do cliente; fazer promoções em dias comemorativos (como aniversário da loja); e, se for o caso, fazer entrega em domicílio.

 

Atendimento aos consumidores

Desenvolver um bom treinamento para os funcionários da empresa é essencial e ajuda a atrair ainda mais consumidores, principalmente se você sabe como tratá-los da maneira certa.

Apesar de ser algo simples, pode fazer toda a diferença na percepção que o cliente tem de seu negócio. Afinal, um bom atendimento é o mínimo esperado. Personalize o contato, ofereça mimos e busque novas estratégias para essa área. Nesse sentido, sua empresa pode contar com ajuda de instituições como o Sebrae.

Sabemos que administrar um negócio é um desafio diário, mas com organização, vontade e conhecimento, você conseguirá bons resultados em vendas. 

 

Agora que você já sabe como gerir um comércio de bairro, que tal aprender a escolher fornecedores certos para o seu negócio?

 




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