20/09/2018 09:00
Organização e Gestão da loja

Como o controle de estoque e vendas afeta a sua loja

 

Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, o estoque não deve ser um setor isolado dos demais. Na realidade é fundamental que ele esteja integrado com todos os outros departamentos da empresa.

Quem entender que um controle de estoque e vendas é essencial não apenas pela organização física do ambiente, mas acima de tudo, pela forma estratégica com que isso gera resultados, certamente colherá muitos benefícios no futuro.

Pensando em lhe auxiliar, trouxemos dicas importantes sobre controle de estoque e vendas para fomentar seu negócio! Continue a leitura!

 

Como a falta de controle do estoque pode ser prejudicial?

Você já pensou como seria constrangedor anunciar um produto e não ter para entregar ao cliente? Certamente, isso poderia causa uma situação muito embaraçosa além de uma perda de oportunidade. Essa é uma consequência direta da falta de controle do estoque.

Consequentemente, essa situação pode manchar a reputação da marca. Isso porque um cliente insatisfeito não indicará seus produtos para outros consumidores e você perderá uma ótima forma de fazer propaganda da sua loja. Dessa forma, isso reduzirá suas vendas e prejudicará consideravelmente sua lucratividade.

Contudo, essa não é a única consequência causada pela falta de controle. Muitas vezes, o empreendedor realiza novos pedidos de compras sem saber ao certo a quantidade que possui de mercadoria na empresa e se existe a real necessidade de novos pedidos. Comprar sem saber qual realmente é a necessidade da empresa pode ser um grave erro pois a empresa pode estar comprando produtos que já estão estocados.

Dessa forma, seu capital de giro pode estar sendo comprometido de forma equivocada. Isso porque além de aumentar o tempo que os produtos permanecem estocados e com isso gerar custo de manutenção de estoque, produto parado significa dinheiro estagnado.

Um terceiro ponto de prejuízo sobre a questão é a validade dos produtos ou a oportunidade de vendas de acordo com a sazonalidade. Produtos que apenas vendem em determinadas temporadas, por exemplo, podem perder a validade, pois dificilmente serão comercializados em outros momentos.

Em suma, então, esse excesso de mercadoria pode obrigar o empresário a fazer promoções repentinas sem um estudo prévio dos custos, diminuindo consideravelmente sua margem de lucro e prejudicando a saúde financeira da marca.

 

Como organizar o controle de estoque?

O primeiro passo para um controle de estoque e vendas é trabalhar com o mínimo e saber exatamente o momento no qual você precisa realizar novos pedidos, considerando obviamente sua demanda e os prazos de entregas. Desse modo você não ficará sem determinando item e não acumulará prejuízos.

Em contraponto, entender qual é o seu ponto de corte para cada produto é determinante. Com a prática, você evita o acúmulo de produtos parados. Porém, isso só se torna viável a partir da organização física do ambiente. Para isso:

  • comece pelos itens de menor tamanho;

  • ordene por categorias e tamanhos em prateleiras de fácil acesso;

  • arrume os produtos que ocupam mais espaço.

No entanto, todas essas tarefas serão em vão se você não realizar o inventário dos itens. Apenas depois desse processo será possível saber exatamente quantas peças têm e como pode planejar-se estrategicamente para obter uma boa rotatividade do estoque.

Com essas informações em mãos você terá embasamento para realizar negociações com fornecedores, não sendo refém de prazos. Com isso, fica mais fácil conseguir prazos mais extensos de pagamentos ou descontos em compras à vista. Além de obviamente garantir que seu cliente encontre em sua empresa o produto que procura.

 

Como a tecnologia pode auxiliar nesse controle?

Praticamente todas as empresas necessitam dos recursos que a informática disponibiliza. Saber utilizar essas tecnologias aumenta os resultados tanto em relação à produtividade como com o gerenciamento das operações.

Hoje, os softwares conseguem reduzir o número de erros, uma vez há integração das informações. Por exemplo: quando uma mercadoria é vendida, automaticamente é baixada do estoque, sem que haja a necessidade de recontar os itens novamente.

Além disso, a informatização aumenta a seguridade das informações, visto que esses dados são armazenados em cópias de segurança ou na nuvem.

Agora que você sabe o impacto que o controle de estoque e vendas pode causar na sua empresa, baixe o guia completo para administrar uma loja de construção!

 




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