28/08/2017 00:00
Marketing e Vendas!

Aprenda a utilizar o e-mail como ferramenta de vendas

 

 

São muitas as utilidades do e-mail! E quando utilizado para propósitos de marketing e vendas, existe o potencial para atingir uma ampla quantidade de consumidores e clientes de forma rápida e prática.

O e-mail é uma forma de comunicação utilizada diariamente por bilhões de pessoas no mundo inteiro. Independente do segmento de atuação da sua empresa, a maior parte do seu público usa esse meio de contato todos os dias.   

E por que não oferecer a eles informações, dicas, produtos e promoções referentes a seu empreendimento por e-mail?

Acompanhe o post de hoje e aprenda mais sobre o assunto! 

 

 

As diferentes utilidades do e-mail

Em termos gerais, o e-mail é uma ferramenta de interação entre uma ou mais pessoas e instituições. Para os negócios, o e-mail pode ser utilizado para interagir com os clientes, antes e depois das vendas. Por isso, tanto o marketing quanto a área de vendas podem se aproveitar dessa ferramenta para alcançar resultados.

O e-mail marketing, por exemplo, é uma excelente solução para ofertar seus produtos e serviços, entregar conteúdos ricos para potenciais clientes e interagir com eles de diferentes formas. Tudo isso a um custo muito menor do que uma propagada em mídias tradicionais, por exemplo.  

Para a área de vendas, o e-mail pode dar um aspecto mais pessoal para a interação, permitindo que tenha-se contato com um consultor, aumentando a confiança na empresa. Ferramentas de automação também permitem um alto nível de interação pré-programada, deixando que os profissionais de sua empresa foquem a atenção nos momentos de fechamento da venda.

 

 

Por quê algumas pessoas dizem que o e-mail não funciona?

Se o e-mail funciona ou não para sua empresa como uma ferramenta de vendas ou marketing, depende muito de como está sendo utilizado. Comprar listas de e-mail, enviar emails para pessoas que não autorizaram, emails genéricos e não segmentar os seus contatos são estratégias que inevitavelmente atrapalham o desempenho em vendas dos e-mails.

Como ferramenta de vendas, o e-mail tem sua maior efetividade quando fala diretamente sobre as necessidades e dores que o cliente está enfrentando, também pode servir para nutrir o interesse no que você tem para oferecer.

O ROI do e-mail pode passar de 100%, mas, para atingir isso, é preciso utilizar com inteligência e consideração pelos leads e clientes.

 

 

Dicas para utilizar o e-mail como ferramenta de vendas

Um dos maiores desafios é desenvolver e executar uma estratégia consistente, conseguindo engajar seus contatos e transformá-los em clientes. As dicas a seguir podem lhe auxiliar nesse desafio:

 

  • Segmente a audiência de acordo com os interesses demonstrados, necessidades e estágios no funil de vendas;

  • Mantenha informações sobre aberturas de e-mail, cliques em links. Se possível, dê pontuações aos leads para cada ação que eles tomarem;

  • Seja criativo com os assuntos, eles são o primeiro ponto de contato do e-mail com o cliente;

  • Implemente botões de mídias sociais e compartilhamento em seus e-mails;

  • Tenha diferentes templates ajustados para cada segmentação. 

 

 

As utilidades do e-mail são diversas e sua empresa pode aproveitá-las para melhorar as ações de marketing e aumentar as vendas. Se você gostou do artigo, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das novas publicações.

 

 

 

 




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