10/07/2018 14:00
Organização e Gestão da loja

5 dicas para melhorar a exposição de produtos no ponto de venda

 

 

Empresas do setor varejista, em geral, esforçam-se todos os dias para aumentar as vendas e obter resultados que não somente garantam a sua sobrevivência no mercado, como também gerem crescimento para o negócio. Pensar como será feita a exposição de produtos no PDV (Ponto De Venda), criar anúncios e promoções visuais, por exemplo, são algumas de suas estratégias.

Dentre elas, não poderíamos deixar de dar destaque à importância da organização do ponto de venda, afinal de contas, ele é o local de acesso do cliente ao produto e pode estimular ainda mais as compras.

Por isso, neste post mostraremos algumas dicas úteis para melhorar a exposição de produtos no ponto de venda e otimizar os seus resultados! Confira.

1. Invista em uma ótima identidade visual

Na hora de melhorar a exposição de produtos em sua loja, não poupe recursos. Placas, artigos de decoração, banners, cartazes e móbiles — use todo tipo de ferramenta necessária para criar uma boa identidade visual. Mas cuidado com o exagero, mantenha o bom senso estético.

A ideia é criar um ambiente convidativo aos olhos do seu cliente, levando-o a não resistir e entrar no estabelecimento.

Lembre que os elementos da identidade visual também podem ser úteis para guiar o consumidor dentro da loja, servindo como sinalizadores de áreas e produtos específicos.

 

 

2. Exponha os produtos de forma organizada

Além de utilizar a criatividade em uma identidade visual atraente ao público, é importante saber expor as mercadorias de forma eficiente, categorizando os itens de maneira organizada:

  • posicione os produtos priorizando a sua credibilidade no mercado e o fluxo de vendas;

  • ocupe as prateleiras de cima a baixo com variações de modelos da mesma marca, criando uma visualização vertical;

  • no caso de loja de material de construção, posicione os produtos estrategicamente para que fiquem próximos de outras peças e ferramentas relacionadas, estimulando o consumo de mais itens.

Também é possível investir em linhas de produtos encartelados, pois sua embalagem favorece a organização em prateleiras. O visual fica harmônico e de fácil manipulação até mesmo para os clientes.

 

 

3. Priorize a iluminação

Um ponto de venda mal iluminado ou com partes muito escuras tende a esconder os produtos e causar má impressão nos clientes. Consequentemente, reduz o fluxo de vendas e prejudica os resultados do negócio.

Como mencionamos, o trunfo de uma empresa do setor varejista está em sua capacidade de mostrar as suas mercadorias ao público, tornando-as mais atrativas e conquistando novos consumidores.

Uma ótima estratégia para melhorar a exposição de produtos em seu estabelecimento comercial é priorizando a iluminação:

  • todo o ambiente físico da loja deve ser claro;

  • foque as luzes nos produtos que deseja destacar ou nos itens que não atraem muitos clientes com facilidade, a fim de melhorar as vendas;

  • cuidado para não distorcer as cores do produto e gerar decepções nos clientes após a aquisição.

 

 

4. Crie um ambiente convidativo

A identidade visual de um ponto de venda é um recurso muito importante para atrair novos compradores para dentro da loja, entretanto, a atmosfera do ambiente em geral deve ser convidativa.

Estamos nos referindo a todos os aspectos que são capazes não somente de atrair o cliente para entrar na loja, como também mantê-lo no interior pela maior quantidade de tempo possível:

  • utilize tons de cores suaves;

  • evite contrastes e sobrecarga de informações visuais, como excesso de placas e fachadas no interior do estabelecimento;

  • faça com que a sua loja mantenha um aroma agradável para causar uma sensação de bem-estar imediata;

  • controle a temperatura com ar-condicionado no verão e aquecedor no inverno;

  • mantenha o ambiente sempre limpo, iluminado e organizado;

  • cuidado com a escolha e o volume das músicas para não causar incômodo nos consumidores.

 

 

5. Destaque os itens em promoção

Quem é que não adora uma promoção? Não é coincidência que o setor varejista utiliza a estratégia das promoções sempre que precisa alavancar os resultados de vendas ou evitar prejuízos, liquidando produtos parados no estoque.

Portanto, não é preciso fazer muito, além de trabalhar na exposição de produtos quando existem promoções em seu ponto de venda.

Se possível, posicione os itens em promoção nas gôndolas da frente e nas vitrines, utilizando todos os artifícios que foram citados nos tópicos anteriores. Trabalhe na iluminação do local e invista em uma identidade visual criativa. Dessa forma, você conseguirá expor ao público o melhor do seu produto!

Profissionais de marketing dizem que tais estratégias têm o foco na experiência do cliente, ou seja, quanto mais satisfatória for sua visita na loja, maior será sua fidelidade e até mesmo volume de vendas.

Com base nesse princípio, algumas lojas investem em pontos de conveniência, oferecem café aos seus consumidores e até usam música ambiente que estimule o consumo. E como tais estratégias beneficiam o negócio?

Benefícios de melhorar a exposição de produtos no PDV

Usando essas estratégias simples de exposição de produtos no ponto de venda, a loja consegue colher alguns benefícios para suas vendas. Os principais listamos a seguir.

Aumento das vendas

Colocar produtos que se complementam próximos uns dos outros ou posicionar itens de compra rápida e contínua, como kit de parafusos próximos aos caixas de pagamento de lojas de construção, estimula a compra por impulso e também ajuda o cliente ao lembrá-lo de itens de utilização recorrente.

Fidelização de clientes

Com uma organização funcional que favoreça o autosserviço, a loja conquista os clientes, que podem tomar suas decisões de compra sem o acompanhamento obrigatório de um vendedor.

A compra se torna mais ágil, eles podem fazer suas próprias análises sobre o item e solicitar o apoio do vendedor apenas quando for necessário. Nesse ponto é preciso ressaltar a importância de ter uma variedade de itens para que o cliente possa encontrar tudo que precisa em um só local.

Melhor gestão e controle de estoque

Uma loja bem organizada não favorece apenas o processo de venda, mas também a gestão de estoque e reposição. Isso porque é mais fácil identificar o volume de itens nas gôndolas e prateleiras, e associar rapidamente seu reabastecimento com o estoque.

Imagem do negócio

Um ambiente bem iluminado, limpo e organizado também ajuda na construção da imagem de uma loja. Comparando um estabelecimento com o outro, clientes darão mais créditos àqueles que zelam pelo conforto e facilidade de sua compra.

Nesse momento, também vale mencionar os vendedores devidamente identificados com uniformes, promoções bem claras e próximas dos produtos, além da colocação dos preços certos para cada item ofertado.

Os clientes têm gostado cada vez mais de conduzirem individualmente suas compras para só depois buscarem apoio de vendedores, a imagem e organização favorecem essa experiência.

Acondicionamento correto

Uma correta exposição de produtos no PDV também garante que a validade dos produtos e suas condições sejam asseguradas. Itens como parafusos e pregos não podem ser dispostos em espaços úmidos e itens de plásticos, se expostos ao calor, podem rachar e ter sua durabilidade reduzida.

Para criar uma adequada exposição de produtos no PDV é preciso considerar as necessidades dos clientes e o que estimula as vendas no estabelecimento. Além disso, trocar regularmente os itens nas gôndolas e prateleiras pode ajudar a empresa a encontrar seu layout perfeito.

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Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

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Como elaborar política de troca de produto na loja

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