12/10/2017 00:00
Marketing e Vendas!

5 dicas de fidelização de clientes no varejo

 

A competitividade no ramo empresarial está em constante crescimento, e preocupar-se com a satisfação daqueles interessados nos seus produtos é fundamental para poder estabelecer um negócio de sucesso.

Os consumidores estão entre os principais pilares para que a sua empresa consiga crescer no mercado, e promover políticas de fidelização de clientes no varejo é um diferencial que aumentará o alcance da sua marca e, consequentemente, garantirá uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes!  

Quer saber como conseguir essa fidelização de clientes de forma prática e eficiente? Então confira essas 5 dicas que separamos para você! 

 

 

1. Ofereça um atendimento personalizado

Você já deixou de fazer uma compra por causa de um atendimento ruim ou pela falta de interesse do representante? Atualmente, consumidores buscam por empresas que possam oferecer um atendimento personalizado.  

A ideia é simples: saber ouvir o cliente e buscar, ao máximo, atender as suas expectativas e necessidades. Desta forma, você poderá dar um caráter mais pessoal ao atendimento e as pessoas sentirão o seu interesse em ajudá-las.

No final de uma reunião ou de um atendimento, a chance dos possíveis consumidores se tornarem efetivos clientes se torna muito maior.

 

 

2. Invista em programas de pontos e cartões de fidelidade

Entre boas políticas de fidelização de clientes no varejo, é importante considerar programas de pontos e cartões de fidelidade: você pode oferecer benefícios para os consumidores que comprarem um número específico de vezes na sua empresa, por exemplo, como um desconto ou um brinde do próprio negócio.

Essa é uma das formas de valorizar aqueles que demonstram interesse na sua empresa, incentivando-os a completar os pontos e, consequentemente, investir no relacionamento com o empreendimento.

Esta iniciativa pode colaborar com o aumento do fluxo de clientes nas lojas físicas e melhorar o tráfego em lojas virtuais!

 

 

3. Foque no marketing

Para fidelizar clientes, é importante, primeiro, ter interessados nos produtos da sua marca.

O marketing tem papel fundamental e pode trazer benefícios que nenhuma outra estratégia de atração oferece! Saiba anunciar a marca em campanhas publicitárias e invista no relacionamento por meio de redes sociais — conversando com os interessados por meio delas.

A ideia é aproximar as pessoas e criar uma boa imagem da sua empresa no mercado. Portanto, tenha uma equipe especializada — ou a consultoria de parceiros — para criar boas ideias, reorganizar os pontos de venda e garantir mais acessibilidade das pessoas à sua empresa.

Hoje o marketing empresarial é a peça indispensável para o sucesso do seu negócio, sendo que grande parte dos usuários, e consequentemente, clientes, está inserido nas redes sociais.   

 

 

4. Busque facilidades para os clientes

Burocracia é algo que todo mundo evita e, no ramo de comércio, isso não é diferente. Se o seu interesse é promover práticas para fidelização do cliente no varejo, invista em ações para tornar os processos de negociação e venda mais fáceis e acessíveis.

Um bom exemplo disso são os cadastros de pessoas. Imagine quão ruim seria ter que pedir os dados pessoais de uma pessoa toda vez que ela estivesse interessada em efetivar uma compra: os processos burocráticos iriam desestimulá-la a comprar outra vez no seu estabelecimento.

A solução, nesse caso, seria ter um sistema de armazenamento de informações, tornando mais fácil esse cadastro — e, ainda, garantindo uma análise de dados que poderá ser utilizada para promover ações de marketing para a empresa!

 

 

5. Preocupe-se com o pós-venda

Um dos maiores erros dos gestores é acreditar que a venda efetivada desvincula o negócio do cliente!

Existem políticas pós-venda que podem ser inseridas dentro da rotina da empresa como: entrar em contato com o comprador, enviar e-mails para se manter informado sobre o índice de satisfação, buscar saber se os produtos superaram as expectativas ou se apresentaram algum problema, entre outros.

Essa é uma forma de demonstrar interesse e melhorar o relacionamento com os seus consumidores. Assim, sempre que eles precisarem fazer outras compras, seu negócio será lembrado e priorizado! Desta forma, seus clientes serão fidelizados ao seu negócio.

 

As 5 dicas ajudaram você a fidelizar clientes no varejo? Pretende aprender mais sobre o tema e fazer sua empresa crescer ainda mais? Então não deixe de assinar nossa newsletter para receber, diretamente no seu e-mail, artigos que podem ser muito úteis!  

 




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