05/09/2018 14:00
Organização e Gestão da loja

4 passos indispensáveis para organizar o seu estoque

 

É muito recorrente encontrar empresas que fecham o mês no vermelho, mas não conseguem identificar o problema nas contas. Saiba que o erro pode estar na forma de organizar o estoque.

Alguns dos benefícios de uma organização eficiente são: redução de custos e de perdas, conservação adequada dos produtos e níveis de estocagem compatíveis com o movimento.

Quer descobrir como organizar o estoque de forma direcionada para o sucesso e evitar os principais erros que prejudicam esse processo? Então, confira as práticas fundamentais para aplicar na sua empresa!

Por que se preocupar com a organização do estoque?

Os principais objetivos da gestão de estoque são os de equilibrar compras, armazenagem e entregas, o que está envolvido o ciclo da mercadoria. Ela não se limita simplesmente ao controle de entradas e saídas das mercadorias, ela faz parte da capital de giro da empresa, que é o tanto de dinheiro disponível que ela tem para se manter no mercado por um período.

Por isso, se preocupar com a gestão e organização do estoque é uma ação estratégica para os gestores, pois gera impacto em diversas atividades da empresa. Uma gestão de estoque adequada traz benefícios como:

  • otimização de recursos: o controle do estoque permite identificar a quantidade ideal de materiais e mercadorias que devem ser armazenados, sem excedentes ou faltas, o que ajuda na saúde financeira do estabelecimento;

  • impacto em outras atividades: não ter a matéria-prima para confecção de um produto ou não ter a mercadoria para o cliente impactam negativamente nas vendas da empresa. Um estoque organizado impede que esse tipo de situação aconteça, evitando também comprometimento dos lucros e da reputação da empresa;

  • redução de prejuízos e desperdícios: o processo de organização e controle do estoque também ajuda a identificar possíveis desperdícios de materiais, seja por excesso de compra ou por armazenamento incorreto.

Como organizar o estoque?

Agora que você entendeu a importância de organizar seu estoque, trazemos alguns passos indispensáveis nesse processo.

1. Acompanhe os indicadores

Os indicadores de desempenho são ferramentas que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões. Se você ainda não sabe como utilizá-los corretamente, corra atrás de um treinamento, pois esses números são essenciais para o sucesso da organização.

Existem várias ferramentas atualmente que facilitam o trabalho do gerente e aumentam a confiabilidade dos dados. Esses programas não podem ser dispensados em empresas que buscam o crescimento e a redução de custos.

Giro de materiais, cronograma para inventários, vencimento de produtos, desperdícios, extravios e avarias e relatórios de vendas do período são exemplos dos dados mais utilizados nesse setor da organização e que norteiam o trabalho da equipe.

2. Organize seu estoque

Imagine, por exemplo, que o seu ramo é material de construção. Se as mercadorias não estiverem em seus devidos locais, é possível que você não consiga entregar a quantidade solicitada pelo cliente por conta da desordem, mesmo que os itens constem no sistema.

Além de não conseguir encontrar o que precisa nos momentos mais importantes, a desorganização contribui para que o pedido de compra saia abaixo ou acima do ideal, acarretando, assim, um prejuízo financeiro para o negócio.

O correto é desenvolver um padrão de organização dos produtos e treinar a equipe para manter o que foi definido. Quanto ao layout, a sugestão é dispor os itens de acordo com o tamanho e saída, sempre estabelecendo um código único para cada mercadoria. Aqui na Goma frisamos muito a questão de controle de estoque para os nossos clientes e trazemos soluções tendo como base a realidade deles.

Um exemplo pode ser visto pela forma de venda de pregos e de parafusos a granel, confira abaixo um exemplo e suas destavantagens:

Pensando nessa realidade e também em trazer aos nossos clientes uma nova solução, desenvolvemos a linha Goma Bric, uma linha completa que dispõem produtos fracionados em pacotes, com código de barras e organizados em um expositor, facilitando assim o controle de estoque e a venda. Vou mostrar um exemplo:

Saiba mais no texto Veja o porque nossos clientes optam por vender Goma Bric

3. Realize inventários periódicos

Se você nunca ouviu falar em inventário, certamente a gestão do seu estoque não está correta. Caso já tenha ouvido a respeito e não aplica em sua empresa, é hora de pôr a mão na massa e começar a executar periodicamente.

O inventário é a contagem de todos os itens do estoque. Existem empreendimentos que o realizam em intervalos menores, sempre focando nas mercadorias que possuem maior rotatividade e nas de maior valor. Esse intervalo vai de acordo com a decisão do organizador.

É a partir das informações obtidas nessa ação, que será possível identificar as falhas de pedido e tomar ações antes do fechamento do mês, evitando, assim, que as contas fechem no negativo.

4. Integre o estoque com outras áreas

Uma vez que o estoque influencia a operação, os resultados da empresa como um todo e as demais atividades também impactam no desempenho do estoque, a integração com as outras áreas se torna uma excelente forma de conseguir a eficiência.

Um exemplo disso é a identificação das demandas de vendas e as informações que são repassadas sobre as saídas de itens. Esses dados auxiliam o setor de compras a serem mais assertivos e contribui para manter a estocagem dentro do previsto para o período.

Esqueça essa ideia de que cada um deve focar apenas em seu setor. É necessário que todos os funcionários estejam em sincronia para gerar bons desempenhos, fazendo com que a integração comece imediatamente.

Quais os principais erros que prejudicam a organização do estoque?

Para finalizar, listamos os principais erros cometidos pelas empresas que prejudicam a organização do estoque.

Comprar a quantidade errada

Um dos pontos principais para ter um estoque adequado é identificar a quantidade exata de material que precisa ser comprada, nem a mais nem a menos.

Comprar mercadorias excedentes traz um custo maior para empresa, possibilidade de futuro desperdício por falta de uso e validade, risco de serem danificadas no armazenamento, abarrotamento do estoque, entre outros problemas. Por outro lado, ter estoque abaixo do necessário afeta diretamente o quadro de vendas.

Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer um acompanhamento rigoroso para identificar os itens mais procurados pelos clientes e estar atento a sazonalidades (itens que vendem mais em uma determinada época do ano).

Não usar um software de gestão de estoque

Muitas empresas ainda cometem o erro de realizar a gestão de estoque por métodos antigos, com caneta e papel. Esse tipo de abordagem pode trazer muita desorganização e complicação para o processo, pois ele fica mais sujeito a erros e perda de controle.

O ideal, hoje em dia, é adquirir um software de gestão de estoque. Essa ferramenta tecnológica auxilia nos fluxos de caixa, permite o levantamento de dados em tempo real e otimiza todo o processo de gerenciamento.

Não descrever os itens do estoque

Pode parecer simples, mas descrever e identificar minuciosamente os itens do estoque é um dos pontos principais para a sua organização. Muitos gestores ainda não dão a devida atenção a esse ponto, o que pode comprometer o processo e trazer dificuldades.

A identificação correta dos itens ajuda na aquisição correta dos materiais e mercadorias, no cadastramento exato e evita duplicidade de compra.

É importante lembrar que um estoque cheio não é o mesmo que estoque de qualidade. Produto parado é sinônimo de dinheiro investido que não representou retorno à empresa. Por isso, invista em ferramentas e busque conhecimentos que vão ajudar você a organizar o estoque!

Gostou do texto? Quer ler mais sobre o assunto? Então, continue no site e leia nosso texto sobre organização de venda de parafusos!

 

 




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Revolução da organização de parafusos na loja de material de construção

    Olá. Hoje vim aqui escrever a respeito de algo que nos chamou muita atenção há algum tempo, e posteriormente virou um dos nossos produtos de mais sucesso.   Nas minhas viagens procuro sempre visitar as lojas dos principais Home Centers do Brasil, um dos motivos é que alguns são nossos clientes e o outro é que eles sempre lançam tendência em relação a organização de loja e formatos de venda. Uma das coisas que mais me chamou atenção foi a forma que eles vendem parafusos.   Por serem lojas grandes e todas em formato de auto-serviço, fica inviável vender parafusos a granel pois o controle de estoque é difícil, o cliente não consegue se servir sozinho porque o produto não tem código de barras, enfim um produto de baixo valor agregado fica difícil de se vender sozinho.     MANEIRA ANTIGA DE VENDER PARAFUSOS      > PRODUTOS SEM CÓDIGO DE BARRAS    > BAIXO CONTROLE DE ESTOQUE    > FURTO E PERDAS DE PRODUTOS    > NECESSIDADE DA AJUDA DE UM VENDEDOR    > VISUAL NADA ATRATIVO    > NECESSIDADE CONSTANTE DE ORGANIZAÇÃO     Revolucionando a venda de parafusos O que eles fizeram? Passaram a vender os parafusos encartelados em pequenas quantidades. Dessa forma o cliente consegue comprar o que precisa sem ajuda de nenhum vendedor (É claro, os vendedores estão sempre lá para ajudar e tirar dúvidas). Contudo, nesse formato, o produto passa a ter código de barras, o cliente rapidamente escolhe já passa no caixa e o controle de estoque da loja fica muito mais organizado. Isso me saltou aos olhos e percebi que não tinha empresas fazendo esse serviço, de forma satisfatória, para lojas de porte grande em cidades menores.     GOMA Bric Foi assim que surgiu a linha GOMA Bric, uma forma diferente das lojas de materiais de construção venderem parafusos. Um jeito mais convidativo aos olhos do cliente, algo que desperte seu interesse e o induza a comprar.   Utilizando o expositor Goma Bric, os parafusos ficam muito mais organizados e convidativos para compra. Pode-se ver um exemplo na foto abaixo.   Expositor Goma     Nossa linha de parafusos Goma Bric disponibiliza um expositor onde através de um único lugar consegue oferecer todos os tipos de parafuso para seu cliente. Assim, os tipos e tamanhos ficam organizados e catalogados, ficando fácil de o vendedor vender ou de o cliente achar um parafuso específico.   VANTAGENS EXPOSITOR GOMA BRIC: A - TODOS OS PARAFUSOS ORGANIZADOS EM UM SÓ LUGAR; B - EXPOSITOR BONITO QUE CONVIDA O CLIENTE A COMPRAR; C - VENDA RÁPIDA, AGILIDADE PARA O VENDEDOR E SATISFAÇÃO PARA O CLIENTE.   Outra grande vantagem é ter um mix de produtos que realmente giram. Nós fizemos uma pesquisa prévia dos produtos que mais vendem e oferecemos somente o que acreditamos ser necessário para loja. Deixamos nossos cliente a vontade para montar seu mix e também sugerir outros produtos para adicionarmos na linha!         Guilherme Zanini Sócio Proprietário GOMA    

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Como elaborar política de troca de produto na loja

    Quem está inserido no comércio, seja varejista, seja de atacado, tem que lidar com a troca de produto. Mas o que a legislação diz a respeito? Quais são as obrigações da loja? E os direitos dos consumidores? A questão é simples e bem definida do ponto de vista legal. Para lojas físicas, não é necessário permitir a troca ou a devolução em razão de arrependimento, gosto ou motivo pessoal, de forma que a possibilidade pode ser autorizada, ou não, conforme decisão do lojista em prazo e condições por ele especificadas. Entretanto, em caso de defeitos, para compras feitas pela internet ou catálogos, o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990) é claro. A troca ou devolução são obrigatórias em até sete dias contados a partir do recebimento do produto (por arrependimento ou qualquer outra razão). Nesses casos, a empresa é responsável pela devolução integral do valor pago e pelo custeio das taxas de transporte. Listamos abaixo quatro dicas que vão ajudar você a elaborar uma política de troca de produtos na sua loja. Confira quais são elas agora mesmo!   Exponha a sua política de troca e devolução Conforme explicamos acima, em casos de loja física, a troca de produto não é obrigatória, mas é de bom tom oferecer a possibilidade dentro de regras estabelecidas. Por isso, é importante, no ato da compra, que o vendedor informe ao cliente qual é a política de troca e de devolução da loja. Em geral, o prazo pode variar de 7 a 30 dias, mediante apresentação de cupom fiscal. Além de reforçar as condições para troca no ato do pagamento, outra dica é fixar próximo ao caixa um aviso explicando qual é o posicionamento da loja e as regras em situações desse tipo.     Gere um bom relacionamento Para gerar um bom relacionamento e garantir que a política de troca não seja um ponto de discordância entre clientes e loja, é preciso ser claro e objetivo. Definir bem as condições de troca e prazos, especificando as regras para produtos com ou sem defeito, se existe reembolso, troca imediata ou sistema de crédito e como ficam os custos para transporte do produto adquirido e que precisará ser devolvido é essencial. Mantendo as regras claras e um diálogo honesto, o lojista gera um bom relacionamento com o cliente e estabelece um vínculo de confiança, importante para que a relação comercial seja duradoura.   Promova um atendimento diferenciado Outra dica é promover um atendimento diferenciado. Isso é primordial para o sucesso da venda, já que, quanto mais personalizado for o atendimento, maiores são as chances de que a negociação seja satisfatória, ou seja, que as necessidades reais do cliente sejam supridas com a compra, eliminando a ocorrência de trocas.   Trabalhe o pós-venda Trabalhar o pós-venda também é relevante para cativar os clientes. Essa dica está diretamente ligada à anterior, sobre promover um atendimento diferenciado. O relacionamento entre consumidor e loja não termina no ato da compra, mas perdura durante a utilização das mercadorias adquiridas. Por isso, mantenha ações focadas no pós-venda, como criação de newsletter para alimentação de consumidores, programas de fidelização com vantagens para clientes mais ativos, uma simples ligação para checar se correu tudo bem com a entrega dos produtos etc. Ações simples fazem toda a diferença e auxiliam também na satisfação do consumidor com a loja e com os produtos, minimizando a ocorrência de trocas. Conforme mostramos ao longo do texto, elaborar a política de troca de produto não é complicado. Pelo contrário. Basta definir as regras com seriedade, garantir uma comunicação clara e direta sobre as normas, prestar um atendimento diferenciado e investir em ações de pós-venda. Dessa forma, a negociação tem tudo para transcorrer de maneira eficiente e o relacionamento entre loja e cliente tem tudo para perdurar. Gostou do nosso artigo sobre elaboração de política de trocas? Então que tal assinar nossa newsletter e receber periodicamente dicas sobre gestão e varejo?  

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Aprenda como montar uma vitrine!

  Além de oferecer produtos diferenciados, estabelecer o comércio em um ponto movimentado, definir ações de marketing, obter bom controle de estoque e fluxo de caixa, capacitar funcionários e manter os preços competitivos, o lojista precisa chamar atenção dos consumidores. Atraí-los. Para conquistar tal objetivo, é necessário saber como montar uma vitrine interessante. Isso porque, a vitrine é o principal cartão de visitas do comerciante e acertar na montagem faz com que um número maior de potenciais compradores entrem no estabelecimento. Aliando a decisão de entrada com os outros itens citados acima, como qualidade, preço e bom atendimento, o resultado é apenas um: o sucesso.   Quer aprender como montar uma vitrine eficiente? Confira as dicas que listamos abaixo agora mesmo! Conheça o seu público Antes de se preocupar em como montar uma vitrine, é preciso conhecer seu público. Saber, de fato, quem você quer atrair e o que você tem a oferecer a essa pessoa é primordial para criar uma vitrine que dialogue diretamente com ela. Por isso, tenha em mente o foco na solução, ou seja, em oferecer ao seu cliente ideal o que ele precisa.   Fique atento à iluminação Também é primordial ficar atento à iluminação. A luz é capaz de provocar sensações nos consumidores, valorizando produtos, criando ambientes atraentes, instigando-os. A iluminação amarela, por exemplo, cria ares intimistas e de acolhimento, enquanto a iluminação branca é alegre e vibrante. Além de impactar na atmosfera da vitrine, a iluminação é capaz de valorizar produtos, por meio de spots direcionados ou giratórios. A técnica é eficaz na medida em que faz com que o consumidor dê mais atenção aos produtos mais interessantes para o lojista, como itens promocionais, itens sazonais ou itens em grande volume no estoque.   Evite exageros A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve conter informações na medida certa. Não é interessante incluir dezenas de produtos na vitrine. É preciso planejar a disposição dos itens de maneira harmônica, sem deixar muito espaço inutilizado ou criar um ambiente tumultuado. O objetivo é produzir uma vitrine que mostre o que o consumidor quer ver e o instigue a entrar no estabelecimento e não criar um catálogo de produtos.     Relacione os produtos entre si A vitrine que relaciona produtos entre si é muito mais eficiente. Isso porque desperta sensações de desejo no consumidor, mostrando como diferentes itens são complementares de uma maneira simples, didática, objetiva e visual.     Evite os erros comuns Os principais erros cometidos por lojistas que não sabem bem como montar uma vitrine são: a desorganização; a falta de planejamento estratégico na montagem; o não acompanhamento das tendências; a "propaganda enganosa". Criar uma vitrine desorganizada passa impressão de falta de profissionalismo. Falhar no planejamento estratégico cria um aspecto de desordem. Não acompanhar as tendências mostra que o lojista não se preocupa e não analisa a concorrência, enquanto oferecer produtos que não estão disponíveis faz com que o consumidor sinta-se enganado. Conforme mostramos neste post, saber como montar uma vitrine interessante é primordial para o sucesso da loja. Conhecendo seu público, ficando atento à iluminação, evitando exageros, criando uma combinação harmoniosa e evitando os erros mais comuns, certamente, você vai montar uma vitrine capaz de levar muitos consumidores para dentro da loja! Gostou das nossas dicas sobre como montar uma vitrine? Então, que tal aprender  a criar promoções e aumentar as vendas? Veja como fazer a lucratividade da loja crescer de maneira saudável e eficiente!

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