09/08/2018 09:00
Organização e Gestão da loja

10 dicas essenciais para o sucesso do seu negócio

 

Olá, tudo bem?

 

Sempre pensando em nossos clientes e no sucesso dos seus negócios, elaboramos um material rico com base em textos do blog da Goma e do blog do Sebrae compartilhando 10 dicas essenciais para o sucesso do seu negócio. Confira abaixo o material que preparamos e coloque ele em prática na sua loja de material de construção:

 

1. Posicionamento de Mercado

Defina bem qual é o público-alvo do seu negócio, desenvolva pesquisas de mercado e implemente estratégias de preço e promoções exclusivas para os seus clientes, de acordo com o perfil deles, sempre tentando cativá-los para a sua loja.

 

2. Gestão de Produtos

Elabore um mix de produtos ideal para suprir as necessidades de seus clientes, mantenha os produtos sempre dispostos por categorias e de maior saída, utilize a linguagem típica dos produtos vendidos para atrair os consumidores, analise as necessidades dos mesmos e faça um controle rígido do estoque de mercadorias.

 

3. Controles Financeiros

Mantenha um registro no computador ou em uma caderneta do fluxo financeiro da loja, organize/planeje os investimentos futuros necessários para aprimorar os resultados do negócio e crie estratégias para melhorar a segurança da loja.

 

4. Comodidade

Ofereça sempre aos clientes diferenciais exclusivos; como o acesso à loja sem complicações, acessibilidade aos cadeirantes, estacionamento privativo e boa localização, além de facilidades de pagamento - cheque, cartão de crédito, carnê -, compras online e possibilidade de entrega dos materiais em locais escolhidos pelos clientes por conta da loja.

 

5. Parcerias

Saiba sempre como escolher os fornecedores certos para o seu negócio e mantenha um bom relacionamento com eles, as empresas de produtos e serviços complementares que envolvem o círculo de relações do seu negócio, desenvolva parcerias com demonstrações de produtos de determinada marca e elabore campanhas de divulgação em conjunto.

 

6. Marketing de Relacionamento

Conheça o perfil dos seus clientes, quais são as necessidades e as expectativas de compra deles, identifique uma persona com um perfil característico para o seu negócio, aproximando-se dela, e foque em uma estratégia de relacionamento que leve em conta os objetivos do negócio. Além disso busque descobrir o poder do marketing para o seu negócio.


 

7. Gestão de Processos

Invista na melhoria dos processos de compra e venda da loja com cursos, programas específicos e mantenha sempre ativo um controle dos indicadores do negócio, para conseguir atingir metas de redução de custos e de aumento de vendas, por exemplo.

 

8. Gestão de Estoque

Mantenha um registro dos fornecedores e dos produtos disponíveis em estoque, controlando as baixas e a necessidade de novos materiais, por meio de um sistema informatizado.

 

9. Layout da loja

Disponha os produtos por categorias. Os de maior fluxo de vendas sempre que possível devem ficar em pontos de maior circulação, para que o clientes possam visualizá-los com maior facilidade, levando-os assim a compra. A ideia é deixar a circulação pela loja o mais fluida possível e também ter uma estratégia de organização do PDV (ponto de venda) que fidelize os clientes.

 

10. Atendimento

É de extrema importância promover continuamente os funcionários  com capacitações sobre os produtos e serviços oferecidos na loja e ensine a eles também novas estratégias de venda e de fidelização dos clientes. Com isso, é possível gerar vendas adicionais no processo de compra e também criar uma boa relação com os clientes, fazendo com que os mesmos retornem à loja quando precisarem de um material.


 

Gostou das dicas? Espero que elas tenham inspirado você! Coloco a disposição dois eBooks desenvolvido por nossa equipe; neles você encontrará ainda mais dicas para alavancar o seu negócio.

 

 

 

Obrigada pela atenção wink

Até a próxima!

 

 

Referência:

Blog Sebrae: Dez fatores de sucesso no varejo de materiais de construção


 




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