07
Jun
2018

Saímos na revista do SEBRAE

      CONFIANÇA PARA AGIR Com a inclusão de novos produtos, o faturamento da GOMA subiu 33%      Criada em 2006 na cidade de Tijucas, a Goma foi idealizada para fabricação de solados de borracha para sapatos. Porém, a ideia que deu origem ao nome da empresa – goma significa borracha em italiano –, acabou deixada de lado e as atividades focaram-se na produção de caixas plásticas para correspondências.     As caixas são o carro-chefe até hoje e ficaram como único produto da empresa até 2010, quando teve início uma tímida diversificação do catálogo, com a adição de lixeiras residenciais e modelos mais populares de caixas de correio. A grande mudança veio em 2013, depois que Guilherme Zanini assumiu a gestão. Graduado em engenharia, ele não tinha muitos conhecimentos de administração. A vontade de organizar melhor a empresa levou-o a procurar o Sebrae/SC. Ao participar do Empretec e de cursos na área de gestão, ganhou confiança para buscar novas frentes de atuação.    Hoje, além de vender sua produção própria, que corresponde a 70% do faturamento, a Goma investe também na comercialização de parafusos encartelados. “Compramos em grandes quantidades, fracionamos e encartelamos. Assim o lojista não perde tempo contando um por um atrás do balcão”, explica o empresário. A adição desses itens e o lançamento de novos tipos de lixeiras, de caixas de correio (InBox e InBox Luxo) e de um minibar, o catálogo da empresa tem agoramais de 200 produtos em seis linhas. Com isso, o faturamento de 2016 em relação a 2015 subiu 33%.            Outra questão que ajudou a Goma a evoluir foi o trabalho da Agente Local de Inovação (ALI) Débora Izidio. Auxiliado por ela, Guilherme sistematizou os processos da empresa, que foram unificados em um só documento, e reorganizou toda a parte de gestão do negócio. Agora, o empreendedor quer mudar o foco. “Em 2017 sobre 2016, tivemos um incremento próximo de 10% no faturamento. Crescemos muito em 2016 e agora estabilizamos. Pesou também a dificuldade para contratar vendedores e para ampliar o mercado, tarefas para 2018”, anuncia.    Atendendo não só Santa Catarina, mas também parte do Rio Grande do Sul e Grande Curitiba, entre as ações que o empresário implantou  está  um programa de telemarketing para prospecção de novos clientes e vendas por telefone, com a formatação de um script para esse contato. Além disso, o site e e-commerce da Goma foi estruturado para atender melhor o lojista de material de construção. Por meio desse sistema é possível fazer pedidos online, ter acesso a dicas de vendas dos produtos e até mesmo orientações sobre empreendedorismo.   "META PARA 2020 É SER REFERÊNCIA NO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO QUESITO TECNOLOGIA E ATENDIMENTO AO CLIENTE"      “Nossa meta para até 2020 é ser empresa referência no ramo da construção civil quando se fala em tecnologia e atendimento ao cliente”, conclui Guilherme. Para 2018, ele também planeja impulsionar a venda dos parafusos e a inclusão no catálogo de outros produtos vendidos a granel que possam ser encartelados   Fotos:
Rafael Rosseti Clique aqui para ler a revista completa 
14
Dez
2017

Retrospectiva 2017, veja como foi nosso ano!

Olá, amigo cliente!   Primeiramente, como foi seu ano? Para nós foi um ano de muito trabalho e novidades! A propósito,
você já conhece nosso time?     Neste ano de 2017, criamos muitas coisas novas. Iniciamos o ano com a lançamento da nossa plataforma de pedidos, na qual seu objetivo foi o de nossos clientes terem comodidade para realizar pedidos e orçamentos a qualquer momento, além de ser um local em que colocamos sempre novidades e conteúdos para melhor informá-los a respeito do mercado de materiais de construção. Dentro os materiais e conteúdos que produzimos, seguem os destaques do ano:  
  • Revolução na venda de parafusos (523 visitas)
  • Conheça os principais tipos de buchas e suas aplicações (218 visitas)
  • Saiba quais são os principais tipos de pregos e parafusos (188 visitas)
  • Criando uma página de facebook para sua loja de material de construção (177 visitas)
  • 8 dicas para melhorar o atendimento ao cliente (147 visitas)
  •   O ano de 2017 também foi um ano de lançamento de produtos. Além da nossa linha GOMA Bric, lançamos a linha de encartelados com mais unidades, titulada GOMA Pro. Confira mais alguns de nossos lançamentos:  
  • Limpa Trilho, a solução para portões trancando
  • Sistema TUFA (suporte + esponja)
  • Parafusos Auto Brocantes
  • GOMA PRO
  •   Por fim, agradecemos a parceria de mais um ano! Todo trabalho que foi feito foi sempre pensando no melhor para você, cliente. Lembrando que nossos pedidos vão até dia 15 de Dezembro!   Um ótimo fim de ano e boas festas!      
    17
    Nov
    2017

    Por trás dos bastidores de uma história de sucesso!

    Toda empresa tem uma história para contar e, para que nossos produtos cheguem até as prateleiras das lojas, existe uma trajetória de pessoas que trabalham duro para isso. Conheça um pouco da nossa história e das pessoas que ajudaram a construí-la!         O Início e os primeiros produtos   Tudo começou em fevereiro de 2006, onde, em uma área de 460m² na cidade de Tijucas/SC (cidade que atuamos até hoje) foi dado o início às nossas atividades. Começamos com a
    Caixa de Correio Master, era o nosso único produto. Vendíamos ela em 14 cores diferentes e também estilizadas com times de futebol.  Em 2010, Gilmar Zanini entrou na sociedade e lançamos a Lixeira GOMA e a Caixa de Correio POP. Nessa época, também conseguimos expandir mais as regiões de atuação da GOMA, começando a vender no Rio Grande do Sul e no Paraná. Nos anos seguintes incorporamos outros produtos ao mix, vassouras, materiais de pintura, etc. Tínhamos um direcionamento na área de plásticos e os produtos eram todos com esse material. No ano de 2013 a empresa passa a ser administrada somente pela família Zanini e quem assume a diretoria é o Guilherme Zanini. Foi um ano de muito crescimento dentro da empresa, conseguimos grandes clientes e nossas vendas aumentaram bastante.       Inovação e renovação da linha de produtos Sentindo uma necessidade de renovação nos produtos e precisando trazer novidades para o mercado em 2016, a GOMA é toda reformulada. Passa então a trabalhar não só com materiais plásticos, mas também com parafusos, pregos, ganchos, materiais para banheiro, etc. Foi nesse ano que dividimos as linhas da GOMA como são conhecidas hoje, e estão explicadas abaixo.    GOMA Outside: Design, inovação e resistência, são as palavras que definem a Goma Outside. É nossa linha de produtos destinada para a área externa da casa, entre eles, diversos modelos de caixas de correio e lixeiras residenciais;   GOMA Bric: A Goma entende a necessidade dos clientes que buscam facilidade e autoatendimento na hora da compra. Uma linha completa de itens para bricolagem, pregos, parafusos, ganchos e buchas, todos empacotados em pequenas quantidades e organizados em um expositor;   GOMA Pro: Mesma ideia da linha GOMA Bric, porém, voltada para os profissionais, utiliza de pacotes maiores com maior quantidade de parafusos, buchas, pregos, etc.   GOMA Home: Para dar um toque a mais, temos a linha Goma Home, que são produtos para o acabamento em casa. Tais como prateleiras de vidro, porta shampoo, acessórios para banheiro, entre outros;   GOMA Clean: Também pensamos na área de serviço de casa. Oferecemos diversos modelos de vassouras, rodos, escova sanitária, tábua de lavar, lixeiras e suportes para organização;   GOMA Strong: Uma linha forte tal como o nome. Voltada para produtos resistentes e versáteis destinados à construção civil, reparos ou reformas, baldes e bandejas para pintura e limpeza de obra como o vassourão.       Hoje, sabemos que o nosso sucesso está diretamente ligado ao sucesso do nosso cliente. Por isso, trazemos produtos que visam facilitar a vida do lojista de materiais de construção. Fazendo com que ele venda produtos de maior valor agregado, com design e chamativo no ponto de venda. (clique e veja 5 dicas para melhorar o ponto de venda) Vemos que a tendência do ramo é o auto-serviço, lojas com mais gôndolas e mais parecidas com supermercados. Por isso, pensamos sempre em fornecer bons expositores e damos um atendimento mais próximo ao lojista, fazendo com que ele só tenha a preocupação de trazer o seu cliente para dentro da loja.     O futuro e a plataforma de pedidos Você deve ter notado que ao longo do texto existem varias palavras em azul sublinhadas. São temas dos quais produzimos conteúdos em nosso Blog. Essa foi mais uma inovação que trouxemos para os lojistas de material de construção, um portal onde ele possa se atualizar, informar e sair na frente dos concorrentes.   Todas essas novidades, sejam em produtos, ou sobre as dicas de gestão e conteúdos estão dentro da plataforma que está sendo acessada nesse momento. Na onda da inovação, agilidade e comodidade, desenvolvemos esse site para que o cliente possa fazer orçamentos, fechar um pedido ou esclarecer duvidas em tempo real e a hora que quiser. Veja o vídeo abaixo:       Espero que tenham gostado dessa viagem pela história da GOMA e sobre as curiosidades da nossa trajetória. Se você gostou, siga também nossa página Goma no Facebook, por lá é possível acompanhar sempre que há postagem e conteúdos novos, além das promoções e ofertas de nossos produtos.    Forte abraço!  

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